PT e PSDB

 

            A política é um meio para se atingir um fim. No entanto, vemos que os políticos usam da política para atingir o seu fim e não o bem comum. Enfim, fazem da política um meio de perpetuação no poder, de enriquecimento, status e benefícios pessoais e familiares.

            Quanto analiso o PT e PSDB no quadro anterior e atual, isto é, quando o PT era oposição e hoje é governo e vice e versa, no sentido contrario hoje o PSDB oposição, nota-se que na verdade, os dois partidos agem de forma quase que idêntica no sistema de governar (executivo), mas bem distinto no legislativo.  

            Gostava de acompanhar os discursos que havia no plenário do congresso nacional da oposição. A oposição era aguerrida e defendia suas posições com veemência. Quem não se lembra dos discursos inflamados de vários parlamentares da oposição contra as privatizações, contra a reeleição, contra leis que restringia os direitos dos trabalhadores. 

            Todos os trabalhadores sentiam suas vozes através da oposição naquele período. Olhávamos para a situação (da época) como inimiga. Aqueles que queriam vender nosso país. O discurso da oposição era tão certeira que ela conseguiu chegar ao poder, sensibilizando a sociedade. 

            Pois bem, a oposição tornou-se situação, para aqueles que acompanham a política por meio da TV Senado e TV Câmara ou mesmo está sintonizado no noticiário político que não possui uma ideologia política, e analisa a política de forma imparcial vê cenas antagônicas. De um lado a situação (PT) defende o que a vida toda criticou. E a oposição de hoje critica a mudança de comportamento do PT, mas por um lado, sente-se satisfeita, pois vê que o governo atual deu continuidade em todos os projetos. Enfim, a oposição embora critique o governo sente nela uma continuidade de seu governo. 

            Na verdade, se observarmos o PT e o PSDB, estes dois partidos saíram da oposição no passado. FHC e Lula ( Lula é aluno de FHC) militaram juntos sendo à esquerda no período final da ditadura. Estiveram do mesmo lado. A dissidência somente ocorreu devido às ambições políticas tanto de FHC e Lula. 

            O fascínio pelo poder dividiu-os colocando em lados contrários. Evidentemente hoje estes dois partidos se distanciaram um pouco mais devido haver maior sintonia entre o DEM e o PSDB. Esta semelhança entre estes dois partidos fez do PSDB um partido mais voltado a centro direita, embora o PT também hoje seja um partido de centro esquerda, indo para direita, mas com discursos de esquerda ( outra incoerência ).

            Finalizando, hoje vejo o PSDB um partido muito mais equilibrado na oposição que o PT foi no passado, embora – repito – seus discursos eram inflamados. Vejo por dois motivos, um é que, o PSDB embora faça uma oposição forte não mudou seu discurso sendo oposição hoje. Segundo, porque sempre vota com o governo quando julga importante. Enfim, é firme como oposição, porém sem radicalismo.   

 

Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 10/04/2008
Reeditado em 10/04/2008
Código do texto: T939575