Autores

Perfil

Carioca, de família humilde, morando atualmente em Juiz de Fora - MG, por opção. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da UFRJ.

Tenho um livro publicado pela FUNALFA EDIÇÔES (Prefeitura de Juiz de Fora) intitulado "OS SONHOS DA FAVELA", e é um paradidático pré-adolescente, que trata de temas muito importantes para o jovem, como: drogas, gravidez adolescente, oportunidades e decisões e que poderá ser adquirido através do meu E-mail: verarguedes@gmail.com .

Participo de várias Antologias: Contos, Poesias e Crônicas, publicadas pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores - Rio de Janeiro. Uma de minhas poesias infantis, a que possui o maior número de leituras aqui no Recanto, "A Lagarta e a Borboleta (Metamorfose)", foi escolhida entre as 100 melhores de 2006 pela CBJE e outro infantil, "Os Sapatinhos da Centopéia", solicitado pela Editora Moderna, para ilustrar um Livro didático de Matemática para a 1ª Série, e outro, "Não Pise na Barata", ilustra um livro de matemática da Editora do Brasil. Participo também do Livro Diário do Escritor 2007 publicado pela Editora Litteris.

Sou, acima de tudo, Cristã Católica e uma brasileira nata, e que gostaria de ver meu País em primeiro lugar, em cidadania, respeito e amor ao próximo. E quem é o próximo? Um irmão, um parente? Não! O próximo é talvez o mais distante filho desta terra, que está precisando da sua ajuda. É o nordestino com a seca, é o favelado nas mãos dos traficantes, é o que bate à sua porta, desempregado, pedindo um pedaço de pão. Este é o próximo, e se não posso ajudá-los de outra forma, pelo menos tento, usando e abusando das palavras, para que, contando histórias, quem sabe, possa chegar ao coração de quem tem nas mãos o destino de muitos.

O livro "OS SONHOS DA FAVELA", poderá ser adquirido através do meu E-mail: verarguedes@gmail.com

Meu Blog: Aprendendo com Poesia e Prosa - www.verarguedes.blogspot.com

AUTO-RETRATO

Descrever o que sou,
A começar pelo que fui,
E o que de mim restou...

Ainda bebê, batizada,
Hoje, Cristã declarada.

Da criança cheia de esperança,
Uma doce lembrança.

Da adolescente apaixonada,
Uma mulher amada.

Da universitária aplicada,
Um diploma em um quadro,
No armário engavetado.

Da mulher casada,
Um bom marido,
Amantes, amados,
Ainda enamorados.

Da mãe dedicada,
Dois lindos filhos,
Um adolescente em fase plena,
Uma geniosa temporã,
Que com cara de chorona,
Rouba toda a cena.

Este é o meu relato,
Pois, não pinto retrato,
Sou o que o meu nome diz.
Vera, verdadeira, verdade,
Sigo sempre a diretriz,
De um coração em liberdade.

E, tendo o amor como meta,
E as palavras como seta,
Que atingem o coração,
Posso dizer com razão,
E sei que estarei certa,
Sou simplesmente... Poeta!


Vera Ribeiro Guedes