Autores

Perfil

Quando o assunto é falar de si, quase sempre corremos o risco de sermos egocêntricos. Porque jamais queremos o nosso próprio mal, porém exageramos em querer o nosso próprio bem, sem sabermos como agir com eficácia, já que somos almas aprendizes, em como alcançar esse bem tão precioso à nossa consciência ainda inferior (geralmente querendo o bem a si, desejando mal a outrem, quando deveria querer o bem a si, semeando-o no próximo, além de combater o mal, com o exercício edificante do bem), que evolui aos poucos, mediante as diversas etapas experimentais, num caminhar evolutivo lento, gradual e contínuo, visando o nosso aprimoramento moral como seres espirituais eternos.
Assim, o bem que sempre queremos a nós mesmos, devemos desejar todo tempo ao nosso próximo. Mas, muitas vezes, não é o que fazemos, contrariando um dos mandamentos de Jesus: amai-vos uns aos outros, como eu vos amei! O bem mais completo que Deus nos Doou é o Amor! Que deve ser exercitado em nós e semeado no próximo, espontaneamente, em nossas interações sócias afetivas diárias.
Não existe outra forma mais eficaz de fazermos prevalecer o bem em nós e no próximo, do que a plena interação virtuosa do amor fraterno. A amizade fraterna foi a forma amorosa sublime de Jesus interagir conosco. Se não podemos ainda, devido à nossa imperfeição moral, exercitar o amor absoluto entre nós, que a amizade fraterna amorosa, seja o caminho virtuoso natural do alcance vindouro de vivência do amor absoluto tão almejado por todos nós.
Como disse acima, falar de si é muito difícil, porque ainda não nos conhecemos deveras intimamente. Somos, por assim dizer, alunos permanentes na escola da vida, objetivando aprimoramento paulatino de conhecimento de nós mesmos, do nosso eu eterno. Uma das alternativas seria a introspecção, ainda muito pouco exercitada por nós. A busca por realizações materiais, até agora nos toma muito tempo, nos impedindo de mergulharmos num estudo de conhecimento profundo do nosso eu espiritual. Mas a espiritualidade vai estar sempre à nossa disposição, para nos auxiliar nessa abnegada tarefa de viagem fascinante dentro de nós mesmos.
Por outro lado, não basta apenas a tendência de alguns, em dedicar-se a intelectualidade, para fazer predominar em si o sentimento construtivo do bem. Há pessoas que são intelectualmente bem desenvolvidas, mas os defeitos morais ainda lhe atrofiam o avanço evolutivo. Dois males que inibem a nossa humanidade em sua escalada evolutiva são: o orgulho e o egoísmo! Uma vez que, nos ocupemos em substituí-los pela humildade e caridade, estaremos dando um passo valioso em nosso propósito excelso de regeneração moral, que seria o início de vivência da vida moral superior, numa Terra vindoura, por assim dizer, mais paradisíaca pra ser habitada.
Quanto mais nos depuramos moralmente, mais nos livramos das impurezas morais que sobrecarregam a nossa consciência, impedindo-nos de vivermos uma vida mais espiritualizada em nossas inúmeras vivências carnais. Cada vez que nos ocupamos com nossa depuração consciencial, deixamos de priorizar os valores e bens materiais, para nos importarmos mais com o exercício edificante dos valores e bens morais. O ser espiritual eterno é mais essencial e relevante do que o ter material efêmero.
Quanto mais buscamos a vivência da vida simples, interagindo com pessoas simples, comprazendo-se em harmonizar-se com a simplicidade dos elementos naturais, mais nos identificamos com a sabedoria simples de Deus. Os grandes espíritos, não têm necessidade do acúmulo dos bens materiais; pois o que eles acumulam satisfatoriamente em si, são os bens morais. O amor espontâneo às coisas, as pessoas, é um bem precioso que nos liberta e nos faz mais felizes. O amor interesseiro às pessoas e aos bens terrenos nos escraviza, nos torna seres mesquinhos, além de nos inferiorizar perante nós mesmos e perante Deus. O futuro de nossa humanidade reside no exercício e semeadura edificante do ecumenismo religioso ou espiritualista, que irá nos unir virtuosamente e fazer prevalecer o amor e o bem comum entre todos nós.
O meu nome é Adilson Amaurí Fontoura.
Sou natural de Itabuna-Ba. Nela nascido em 03-12-56.
Tenho quatro filhas (Loraine, Gabriela, Silvia e Dinah), um presente maravilhoso de Deus e da mãe delas, que já desencarnou, e se encontra na pátria espiritual, o caminho natural de todos nós.
Itabuna fica no coração do Sul da Bahia, bem pertinho de Ilhéus, cidade litorânea e histórica, pois foi capitania hereditária.
As duas cidades são os dois principais polos de desenvolvimento do Sul da Bahia. São famosas por já terem liderado o cultivo do cacau, que, infelizmente, depois de um período de decadência, aos poucos a lavoura cacaueira está se recuperando do mal da vassoura-de-bruxa, que dizimou a lavoura. Mas outras culturas assim como o turismo, o comércio, a prestação de serviços no setor de educação e saúde, estão transformando a região num novo ciclo de desenvolvimento econômico. Itabuna, por exemplo, recentemente, ganhou um presente há muito tempo desejado: uma Universidade Federal!
Itabuna e Ilhéus também são berços de grandes escritores de nossa literatura. Jorge Amado, por exemplo, nasceu em Itabuna.
Eu tenho formação Técnica em Agrimensura, mas tenho paixão natural pela palavra falada e escrita.
Escrevo desde o início de minha adolescência. A maior parte dos meus textos iniciais está arquivada. Alguns, eu mesmo os destruí.  Geralmente só aproveito os da minha fase mais madura. Sempre fui e continuo sendo um escritor amador. Escrevo por uma necessidade natural do meu espírito. Não escrevo com interesses mesquinhos mercantilistas. Nunca publiquei livro algum. Posso até publicar algum dia. Se o fizer, será pra agradar o leitor, não a mim. O que me agrada é escrever o texto e doá-lo ao leitor (para isto, o texto não precisa está impresso num livro), para leitura agradável e edificante.
São temas predominantes em minha literatura: o amor, o bem, a natureza, a espiritualidade; além de Deus, como Causa Primária e Inteligência Suprema do Universo.
Atualmente, posto os meus textos em minha página no face, em meu blog: www.http://portaldaletra.blogspot.com.br e nesse site literário:www.http://recantodasletras.com.br/autores/morenoliterário, que me acolheu com carinho e amizade fraterna.
Amo ler e escrever. Aqui nesse Recanto das Letras, a despeito do pouco tempo de interação literária com os amigos, mas já me sinto bem à vontade, sentindo um prazer natural em ler, escrever e comentar.
Que o amor, o bem, a luz, a paz do Pai Celestial, possam estar incessantes predominando em nossas consciências aprendizes!
Aqui finalizo, com uma citação minha:
APRENDES E COMPREENDES QUE DEUS ETERNIZA NO AMOR, A SUA SABEDORIA MAIS SIMPLES!