Autores

Perfil

Vinícius Fernandes Cardoso nasceu no Hospital São Sebastião, em Belo Horizonte, a 29 de abril de 1983. Taurino.
 
Filho de Maria de Fátima Fernandes Cardozo e José Cardozo Neto, irmão de Murilo Fernandes Cardozo, mais velho dois anos e meio, que hoje vive com família própria em Ipatinga-MG, sendo engenheiro da Usiminas.
 
Em 2001, aos 17 anos, Vinícius cursou a Universidade Livre, projeto de extensão da Academia Mineira de Letras, então sob a reitoria do saudoso escritor e crítico literário José Afrânio Moreira Duarte.
 
Nesta época, começa a escrever seus primeiros versos e declama-los para amigos, nas ruas, bares e no Festival da Juventude de Música e Poesia, promovido pela Paróquia Cristo Salvador, em Contagem-MG. 
 
Seus primeiros escritos, por anos mantidos inéditos, foram publicados no livro “Arroubos e Rompantes”, em 2012.
 
Em 2002, ingressou no curso noturno de Letras da UFMG, tendo o cursado pela metade, reoptando para o curso de Ciências Sociais, que concluiu.
 
Jornalista prático, colabo­ra com o Jornal Regional Contagem (www.jornalregionalcontagem.com.br) desde 2004, onde já publicou séries literárias (folhetins), ensaios, reportagens investigativas, entre outras matérias.
 
Fundou, juntamente com oito outros cidadãos de Contagem-MG, a Academia Con­tagense de Letras, em 13 de outubro de 2001, instituição ainda existe de direito, mas inativa de fato desde 2005.
 
Publicou as miscelâneas “Leituras e Andanças” [2001], “A Alma dos Bairros” [2007], “Nômade” [2008]. Em 2010, defendeu a monografia "Vida literária na Região Metropolitana de Belo Horizonte de 1990 a 2010, abordagem sócio-antropológica", como requisito parcial à conclusão do curso de Ciências Sociais, sob orientação do professor doutor Ronaldo de Noronha, sociólogo da literatura, trabalho também publicado. Em 2012, publicou “Arroubos e Rompantes: primeiros escritos” [2012]. Todos esses livros estão à venda no site-editora Clube de Autores (www.clubedeautores.com.br/authors/64275).
 
Mantém o blog Folhetim Volante:
www.folhetimvolante.blogspot.com