Autores

Perfil

Filosofar o fitness é procurar o DESAPEGO em todas as ações cotidianas; cortar as gorduras e trabalhar muito por aquilo que se deseja. Escrevo inspirado pela minha esposa e pretendo abater o problema por todos os flancos possíveis.


                                                                              Sou autodidata em Economia, Direito, Teologia e Filosofia sem ainda ter conseguido um diploma universitário. Sou tão espartano que sequer possuo aparelho de telefonia celular, mas me viro com o da minha esposa e, futuramente, com o do meu filho que ainda nem entrou na puberdade. Sou um quase cinquentão que curte as fofocas do dia, saber quem está ficando com quem, as alterações narradas sobre o serviço externo e, assim, o trabalho mais virou terapia que obrigação no Fórum.
                                                                              Ah, católico apaixonadíssimo pela espiritualidade carmelita, amo, apesar de rocker, o silêncio de mosteiro. Acordo todos os dias bem cedo para ler e curtir um espaço que cuido dedicado à natureza que chama a atenção de muitos passarinhos.
                                                                              Sim, tem algo que não desapego: formar-me em Filosofia numa boa universidade (Claretianos), fazer pós em aconselhamento filosófico e, com o fruto de simbólicas contribuições financeiras nos atendimentos, ajudar a mim - espiritualmente - e ao próximo, inclusive materialmente, com a criação da MISSÃO PARATODOS: irmãos católicos, espíritas, protestantes, judeus, muçulmanos, ateus, homossexuais etc. numa prática vicentina de acompanhar famílias desestruturadas. É meu delírio de grandeza. Dei certo como protetor, quero trabalhar com gente.
                                                                              Enfim, um breve relato sobre minha pessoa. Ah, tenho diagnóstico de Hipergrafia, por isso sou muito "comentador"; nos intervalos que não aparece serviço no sistema, passo o tempo lendo e comentando com critério e capricho. Sou abstêmio. Amo reler meus textos e caçar falhas neles. Curto trocar cartas - só por e-mail - mas prefiro uma crítica - mesmo que afetada - ao elogio, que vicia para a preguiça em crescer nas artes das letras. Meus clássicos brasucas preferidos são Manuel Bandeira na poesia; Rachel de Queiroz e Guimarães Rosa nas crônicas, contos e romances e na seara internacional, Faulkner (um americano); Graham Grenne (um britânico); Thomas Mann (um alemão) e Dostoiévski (um russo). 
 
                                                                              Como se despedem os velejadores: “bons ventos”.

P.S.: assinei o Recanto das Letras em 23/01/2021 e na atualização desta lista em 24/01/2021, coloco dois favoritos: Orphel Leal, poeta septuagenário muito criativo - até inventou um jeito diferente de criar poesia - e Frei Fernando Maria, leitura diária obrigatória para os católicos que assistem a Missa todos os dias ficarem preparados com o "burrinho" - como se diz no Direito - da liturgia diária.

outro P.S.: também é de 24/01/2021: Marly Maria tem um fundo filosófico bem interessante: a questão da humildade em função da grandiosidade do Senhor e sua obra tem fases bem distintas. É protestante, possivelmente pentecostal.

outro P.S.: de 30/01/2021, preciso dar uma indicação sobre otimismo com um fundo filosófico mais aprofundado e encontrei a Claudia RS.

outro P.S.: também de 30/01/2021, esclareço que pessoas como eu que vivem a fé com fervor precisam relaxar com outros tipos de leitura para não ficar "bitolado" em coisas da Igreja e O Marceneiro tem um conto de terror sobre campo de concentração bem interessante. Vamos ver o final da história, ainda só publicou os dois primeiros capítulos.