Autores

Perfil

Mestre em Planejamento e Análise de Políticas Públicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Especialista em Comunicação Pública pela Faculdade Unyleya e em Ouvidoria Pública pela Verbo Educacional (pós-graduação latu-sensu promovida pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) para a Educação, a Ciência e a Cultura, com apoio técnico da CGU). Presidente da Associação Comunitária Amigos do Jornal de Chiador, publicação da qual foi editor voluntário entre 2008 e 2019; jornalista/assessor de imprensa concursado na Câmara Municipal de Monte Mor (SP), cidade localizada na Região Metropolitana de Campinas - SP; foi integrante do Grupo de Pesquisas Laboratório de Análise de Políticas, da Unesp/Franca (SP).

Realiza estudos nas áreas de Políticas Públicas (com ênfase em transparência pública, controle social e acesso à informação) e de Comunicação e Educação (com ênfase em jornalismo comunitário, educomunicação e relações étnico-raciais). Cursou, como aluno especial, disciplinas no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF e, também, no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas da Unesp.

Tem experiência na área de jornalismo comunitário (2008/atual), assessoria de imprensa (2015/atual) e transparência pública e controle social (2017/atual). Nesta última área de atuação, participou ativamente: da idealização de reformulações de portais da transparência da Câmara de Monte Mor; da proposta de regulamentação local das leis federais 13460/17 e 12527/11, no âmbito do Legislativo municipal; e, entre setembro de 2017 e junho de 2020, foi presidente da Comissão de Análise e Avaliação de Informações, criada com a finalidade de estudar e aperfeiçoar os mecanismos de transparência pública do Poder Legislativo municipal. Entre março de 2019 e 30 de junho de 2021, ocupou a função gratificada de Ouvidor da Câmara Municipal. 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3831223802694342