Autores

Perfil

OBRIGADO POR VISITAR MINHA PÁGINA!

Sou Judeo Nordestino, Marrano, Maçon, sou pai, filho, irmão e amigo!

Sou membro fundador da POEBRAS-RECIFE - Casa do Poeta, além de ser filiado à PLENART.

Venho de uma Família tipicamente Nordestina, guiada por valores e práticas Judaico-Sertanejas; família advinda dos interiores de Pernambuco que guardou e escondeu durante várias décadas - de forma inconciente - a verdadeira história por trás de vivências diárias, palavras e ações: o marranismo - bem mais que uma ramificação.

Sou Professor de língua inglesa, leciono Português, Literatura Brasileira e amo as leituras e as Teorias que permeiam as literaturas de língua inglesa, fransesa e espanhola. Sou Linguísta, Psicanalista Clínico formado pelo IEPPE e sou Bacharel em Teologia. Todas estas ferramentas me ajudaram a entender ser o ser humano limitado que sou, procurando sempre expandir minha consciência e minha existência de forma saudável.

 

Sou formado em Letras - Licenciatura Português - Inglês pela UFPE - Universidade Federal de Pernambuco; e procuro estudar sempre a Arte da Tradução Inglês - Português, bem como tenho contato direto com outras línguas, de onde procuro entender melhor os vários conceitos linguísticos vinculados a Fluência e a prática sócio-cultural de cada contexto onde estas línguas são faladas. É incrível este Mundo chamado Língua!

Tenho um trabalho voltado a Aplicação e desenvolvimento de Técnicas de Aprendizagem de um Segundo Idioma em Países de Língua Portuguesa. Sou Pós-Graduado em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa pela FAFIRE - Faculdade Frassinetti do Recife e atualmente me dedico ao estudo da Psicologia e da Psicanálise enquanto Ciência, campo bem amplo e em plena resignificação.

Sou admirador e leitor da Psicanálise e suas vertentes e estou em fase constante de formação nesta área. Estudo a Terapia Cognitivo Comportamental, Psicologia Cognitiva, Neurociência, PLN - Programação Neurolinguística e temas relacionados a estes assuntos e atualmente me dedico a Applied Behavior Analysis que é algo que se aproxima de uma tradução assim: Análise do Comportamento Aplicada.

Minha profissão?

Amo ouvir pessoas. Amo ser Professor, Intérprete e Tradutor de Língua Inglesa; sou estudante eterno de: Português, Inglês, Espanhol, Ladino, Hebraico, Francês, Italiano, Alemão, Latim e, hoje em dia, também dedico-me ao estudo, produção e a análise do Ladino - Língua ibérica semelhante ao castelhano falada por comunidades judaicas originárias da penísula Ibérica; lembrando que Ladino também chamado de judeu-espanhol. Sou professor de Inglês Instrumental (E.S.P.) English for Specific Purposes, matéria de me traz grandes desafios e tenho especialiação em Ensino-Aprendizagem de Línguas estrangeiras.

Sempre procuro desenvolver, promover e incentivar, de forma independente, tanto a Poesia, quanto a História e Musicalidade desta Língua: Ladino. Gosto de estudar e analisar o Antigo Testamento em sua Língua original (Hebraico) - nada há de melhor; bem como inclino-me aos estudos das interpretações vinculadas a este tema soba luz da Hermenêutica Talmúdica .

Sou Kabalista no sentido mais restrito e tradicional das práticas diárias e destes ensinamentos. Estudo a influência Kabalista das prática diárias do Judaísmo e seus resultados em uma vida equilibrada e sadia.

Estudei piano por alguns anos. Mas, hoje, afago minha solitude em um violão!

Fui arranjador musical durante vários anos, trabalhando com alguns grupos musicais em Studios Profissionais de Gravação, bem como já fiz trabalhos com Locução, tendo trabalhos veiculados em alguns comerciais e produções independentes. Sobre a locução, gosto de expor alguns pensamentos por aqui, igualmente e sem pretenções outras... Também tenho algumas composições... Me arrisco em compor e tocar para espantar alguns fantasmas...

Sou palestrante em Cursos de Oratória e de Hermenêutica textual e procuro promover Palestras sobre Liderança e desenvolvimento pessoal (Hoje, é o que chamam de "Coacher" - termo que questiono bastante!).

Fui Professor de Inglês Instrumental (E.S.P.) English for Specific Purposes da UNIBRATEC - Universidade Brasileira de Tecnologia, também lecionei esta cadeira na FAFIRE e na UFPE.

Lecionei ESP e G.E. (General English) no Núcleo de Línguas e Culturas da UFPE. Foi Professor de E.S.P e G.E. pela FAFIRE -Faculdade Frassinetti do Recife, fui Professor contratado da EAMPE - Escola de Aprendizes Marinheiro de Pernambuco onde tive a honra de receber uma carta de recomendação do Alto Comando da Marinha pelos serviços prestados a esta Força: Marinha que fez de meu pai Z"L - זיכרונו לברכה - o homem que foi e tem lugar de honra; lugar onde ele serviu como Fuzileiro Naval. Minha gratidão eterna, pai! Amo você!

 

Atuei como Coordenador Regional de Língua Inglesa do Grupo OMETZ em Recife - PE, respondendo pela gestão e admistração de sete Estados do Nordeste, nove Professores e quatrocentos e setenta e seis alunos, todos vinculados diretamente a Força Aérea Brasileira (F.A.B.), além de já ter ministrado aulas de Português, Literatura e Inglês em algumas outras Escolas e Faculdades Particulares na RMR - Região Metropolitana do Recife.

Atualmente, ministro aulas para vários alunos dentro e fora do Brasil. Ministro aulas para Pilotos da Aviação Civil, para Comissários de Voo, Mecânicos de Aeronaves e Agentes de Aeroportos, preparando-os para exames de Língua Inglesa. exames necessários para a atuação mais eficaz destes profissinais. Um destes exames é o Exame SDEA/ANAC.

Também ministro aulas de Língua inglesa há mais de trinta anos e trabalho firme na manutenção da fluência da Língua Inglesa dentro dos padrões Internacionais de Exigência de certificados Internacionais, tendo já aprovado mais de 250 alunos em Exames de Proficiência em Língua Inglesa.

Sou Professor Especialista em Ensino da Língua Inglesa e de Língua Portuguesa do Curso de Bacharelado em Ciências Aeronáucas e no Curso Técnico de Piloto Privado, Piloto Comercial, Piloto de Linhas Aéreas e Comissários de Voo e Mecânicos de Aeronaves e parceiro efetivo da NAV Treinamentos, AFAER e do Aeroclube de PE. Amigos com quem tenho a honra de aprender a aprender diariamente.

Preparo pessoas tanto para exames de seleção de Mestrado e Doutorado em várias Universidade e Faculdades de Pernambuco e da Paraíba, bem como preparo profisionais de diversas áreas através do uso da Língua Inglesa para uma atuação mais eficaz no Mercado de Trabalho.

Gosto muito da Literatura Portuguesa e da Literatura Universal e suas influências na formação da Literatura Brasileira, influência que, consequentemente, deságua nas Literaturas Pernambucanas e nas de origem Sertaneja, sendo notório que, nestas duas últimas, ao mesmo tempo que há influências, há também independência, identidade e autonomia completa em suas formações e práticas e execuções.

Hoje, procuro dedicar-me também ao estudo da Linguística, da Antropologia, da Psico-Pedagogia, bem como me dedico a estudos direcionados a Cognição enquanto ramificação da Prática Educativa, da Psicologia e da Psicanálise enquanto ciências auxiliares às práticas de sala de aula e seus resultados efetivos junto aos meus queridos alunos, a quem eu devo e direciono meus maiores aplausos.

Com estes estudos, tento promover uma análise das influências dessas áreas em minha prática diária, visando novas soluções para problemas alusivos aos processos de Aprendizagem de Língua Portugesa, bem como aos processos de aprendizagem de um Segundo Idioma, junto a uma Gestão eficaz das metodologias de ensino, vinculadas a estrutra Pedagógico-administrativa de diversos estabelecimentos de Ensino. Atualmente, estudo Psicologia enquanto Ciência como ferramenta de apoio para as práticas didático-pedagógicas durante as aulas que ministro, tendo como suporte inicial a Psicanálise Clinica, ciência que adotei como seria prática profissional em constante evolução, igualmente.

Fui estudante de Piano Clássico no Centro de Criatividade Musical de Pernambuco e estudo, ainda, (très peu) como auto-didata, Pioano e Violão Popular.

Ouso expor meus trabalhos acadêmicos a fim de que estes possam, de alguma forma, continuar contribuindo com reflexões sobre o tema: Aprendizagem;

Exponho minhas poesias em Sites, gosto de compor e tenho algumas de minhas canções veiculadas em produções independentes;

Sou um eterno apaixonado pelas Letras, admirador da Bossa Nova e da MPB no sentido restrito do significado desse termo.

Sou um homem que tem, em suas leituras e em suas reflexões, uma nova inspiração diária, procurando lançar olhares diferenciados sobre tudo que vê e percebe.

Em minha Arte, acho sempre um esconderijo ideal para meus pensamentos, emoções e segredos que são projetados, tentando desenvolver o sentimento que tem em seu coração: o de ser um Eterno Aprendiz.

 

No mais, se sinta a vontade em minha solitude...

 

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCjJ3uxSicXW0ExGfOFbGiTw

Convido-os a visitar estes endereços que pertecem a meu amigo, irmão de longa jornada, irmão que amo e admiro pois que estimo-lhe profundo respeito e gratidão: Odmar Pinheiro Braga.


http://esquinapoetica.zip.net

http://poetamarrano.blogspot.com