Autores

Perfil

MINI-MINI CURRÍCULO
Marilza Albuquerque de Castro/Pseudônimo literário:Carvalho Branco–C.B/Formação:3º grau completo: Bacharel e Doutor em Letras Clássicas/Especialização em Artes Cênicas Observação: Alguns cursos outros, inclusive da ABL. Escritora (poetisa, trovadora...)Ex-Radialista e Atriz amadora. Professora, Presidente do InBrasCI- Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais/Cônsul dos Poetas del Mundo/ Embaixatriz Liter. Efetiva do Portal Mhário Lincoln do Brasil/ Comendadora da Imperial Irmandade do Mérito Regente D. João VI(OMPH)/2ª Secr, da eABT –Acad. Brás. de Trovas/ Conselheira da UBT-Rio/Membro da Liga deDefesa Nacional/Ex- Presidente da Acad. Pan-Americana de Letras e Artes (APALA) /Ex-Diretora Cultural da Fed. das Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro – FALARJ/membro da Assoc. de Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB/Rio/Fundadora e ex-editora/redatora d’O Ajebiano Carioca./Ex-2ª Secretária da FALB(Fed. das Academias de Letras do Brasil) e ex-Superintendente da CONFALB/Ex-2ª Secretária do CEBLA/ Salão do Atmaísmo (organizadora)/Membro Honorário da: FALASP,FALAEMG,ANLA e outras, Membro efetivo da ALAP-Acad. de Letras e Artes de Paranapuã dos Grêmios de Haicai Águas de Março e Sabiá. Certificados, Medalhas e troféus recebidos de várias Entidades. Obras:Nosso Caminho–oTarô;Gotas d’Alma(poesia)–em 2ªedição,2004;Pérolas de Minh’Alma(prosa)/Folhas ao Vento(redatora e editora);Louvores a Bilac (prosa)-(em co-autoria com F.Silva Nobre;Trabalhos publicados em Antologias, revistas e jornais e em sites da Internet/ Alguns prêmios, troféus, Certificados e Medalhas, Moções, Prêmio Lion’s Cultura 2004.

MINI CURRÍCULO
MARILZA DE CASTRO, Presidente do InbrasCI;
- Marilza de Castro – Nome artístico de Marilza Albuquerque de Castro, carioca da gema, nascida no Cachambi, em 16 de março de 1938. Tem três filhos: duas moças e o caçula é um rapaz, que já está casado e é pai de quadrigêmeos. Presidente-Fundadora do InBrasCI. Ex-Presidente da APALA. Superintendente da CONFALB. Consulesa dos Poetas del Mundo. Membro de várias Academias. Poeta e prosadora, professora aposentada, formada pelo Instituto de Educação do Rio de Janeiro e pela UEG, hoje UERJ, como Bacharel e Doutora em Letras Clássicas; fez Cursos vários inclusive pela ABL e também de Artes Cênicas, dado pela Secretaria da Educação do Município do Rio, para professores; foi rádio-atriz profissional, declamadora, atriz, locutora comercial e hoje é poetisa, trovadora, prosadora, ilustradora, engatinhando pelas Artes Plásticas e Musical. Carvalho Branco é seu pseudônimo poético, que nada mais é do que o significado latino de seu sobrenome do meio “Albuquerque”. Descendente de portugueses e de rio-grandenses do norte mais diretamente, traz, nas veias, o sangue de famílias tradicionais do Brasil e de Portugal, pelas quais tem um carinho muito grande, mas o principal nela e é o que ela acha realmente importante em si, é buscar ser sempre muito gente!... Sempre teve inclinação para as artes e nelas atuou desde os seus oito anos; dos concursos literários de que participou desde menina, recebeu vários prêmios, inclusive em Academias de Letras e hoje também faz parte de vários grupos de Poetas Virtuais. Acredita ela que só o Amor constrói e que ao se deixar aflorar o Amor ao coração e a Cultura é um de seus veículos e nessa união de mente e coração, podemos alcançar a PAZ interior, que acabará por gerar a PAZ Universal; essa é, portanto, a sua luta e sua arma é a palavra e todo meio de expressão artística. Uma andorinha não faz verão, portanto, ela espera que todos se “toquem” e se engajem nessa campanha em prol da Humanidade, em prol da Natureza, por uma vida sem agressões. Luz, Paz e Amor!...
Ela é filha de Josemar Pessôa de Castro e Elza Albuquerque de Castro, professora de Língua Portuguesa e sua Literatura, especializada posteriormente em Artes Cênicas; foi Diretora Cultural da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil e da Federação das Academias de Letras e Artes do Estado do Rio de Janeiro. Segunda Secretária da Federação das Academias de Letras do Brasil e é Membro de várias Entidades literárias (APALA, UBT, CEBLA, ANLA...) e da Comissão Organizadora do Salão do Atmaísmo. Editou, ela própria, algumas obras no computador: Nosso Caminho – O Tarô (Depoimento sobre o Tarô) / Gotas d’ Alma – (Poesias)- relançado na XIII Bienal Internacional do Livro, 2007 / Pérolas de minh’ Alma – (Prosa) / Folhas ao Vento – (de Josemar P. de Castro, pai da autora). Foi também autora co-participante de coletâneas e revistas.
É autora da letra e da música do Hino do InBrasCI e do Luz, Paz, Amor e da música da Canção do InBrasCI e co-autora da letra da mesma; como compositora, já produziu letra e melodia de várias outras músicas.
Fez-se presente em vários concursos literários e exposições, recebendo alguns prêmios, medalhas, certificados... É sonhadora, idealista, busca semear o Amor Universal, praticar a fraternidade. Sua literatura baseia-se nessa prática que norteia sua vida, é um canto à vida; mesmo quando banhada de lágrimas e tristeza, sua obra é o pedido de socorro de um náufrago, que se nega a sucumbir no afogamento de suas emoções, porque é à vida que ele ama, essa vida eterna, infinita, banhada em Luz, plena de Paz, irradiando Amor... Êxtase, sublime êxtase!...
***
“Obrigada, Senhor, pela oportunidade de viver e por compreenderes-me, todas as vezes que não tive o discernimento necessário para reconhecer o valor da vida que me destes.” - Carvalho Branco.