Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Autores

Sobre o autor
zeraga
Portugal, 80 anos
55 textos (4381 leituras)
8 áudios (421 audições)
7 e-livros (487 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/11/18 17:44)
zeraga

Textos do autor
Áudios do autor
Perfil
Eu NÃO SOU o que os outros pensam que SOU.
Eu, nem sequer SOU o que EU penso que SOU.
EU SOU.
… possivelmente o que se pode adivinhar no que faço cada dia, cada hora… em cada texto... cada poema…

José RABAÇA GASPAR – usando 1001 deNÓMIOS diversos...
Professor de Língua e Literatura Portuguesa, já dispensado, desde finais de 2000, do Ensino Oficial.
Nasceu na Serra da Estrela, Manteigas (1938), tirou o Curso Superior de Filosofia e Teologia, na Guarda, e exerceu a sua actividade, desde 1961 em várias localidades da Serra da Estrela – Loriga, Gouveia, Covilhã e Ferro, passando depois pela Academia Militar, em Lisboa, antes de cumprir o Serviço Militar em Moçambique - Metanguala, Maúa e Nampula, (4 anos) tendo passado por breve tempo, em Angola - Luanda e Benguela.
Frequentou depois, em Paris, um Curso intensivo de Animação Cultural, para os Povos em Desenvolvimento e Alfabetização, com Paulo Freire, e esteve, 4 anos, nos Serviços de Apoio aos Emigrantes Portugueses na Alemanha onde frequentou Cursos de Alemão e leccionou Português.
De regresso a Portugal, em 1975, esteve primeiro a trabalhar nas Cooperativas Agrícolas como trabalhador agrícola, na Alfabetização e Animação Cultural tendo ingressado no ensino Oficial em 1976.
Leccionou em Rio Maior, Setúbal, Caldas da Rainha e cerca de 20 anos em Beja, Alentejo, procurando levar os alunos a aprender o melhor da Língua e da Literatura Portuguesa, a partir das suas raízes culturais. A Poesia Popular, as Canções, o Contos, as Lendas, os Provérbios e os usos e costumes, bem como amaneira característica de FALAR (saudações, nomes, alcunhas, expressões regionais...) serviam, normalmente, de base para aprender toda a gramática e "riqueza" da Língua e da Literatura.
Com mais de 20.000 páginas de Recolhas e Textos dispersos por mais de 200 obras alguma das quais podem ser consultadas em http://www.joraga.net - um ESPAÇO na NET - aminhaTEIAnaREDE... desde 09.2002. Tem 11 obras publicadas na e-libro.net, desde 2003, e mais duas ou três em colaboração, além de trabalhos publicados em diversas revistas e jornais.»

Nota: - [deNÓMIO não é um pseudónimo nem um heterónimo (exclusivo de Pessoa) mas um neologismo inventado, um NOME (outro), anjo ou demónio, musa inspiradora, que escreve, através do autor, o livro ou cada um dos poemas do autor, como se pode ver nas diversas obras,com vários deNÓMIOS... (por vezes UM diferente para cada poema)...]


Última atualização em 21/11/18 17:44