Autores

Perfil

Sou um interiorano de Santa Maria da Vitória (BA). Meu nome de batismo é Adnil Novais Neto, mas poucos me conhecem pelo prenome, apenas por Novais, como quis meu tio, já falecido, o também poeta Osias Almeida.

Amo minha querida terrinha, onde me sinto gente, verdadeiramente, em toda a essência do termo. A saudade desmedida que dela sinto é também o que faz poeta e cronista, pois a Cidade Riso ou Samavi – como queiram – me enche de alegria e imenso prazer, e me faz perder a conta de tantos e tantos amigos e gentis admiradores.

Moro em Salvador há quase 32 anos. Aprendi a amar essa terra e sua gente: gente alegre, divertida, trabalhadora e amiga. Salvador me adotou por filho e eu agarrei a maternal bênção, portanto: eu te amo, Soterópolis.

Sou um escorpiano que gosta das coisas simples da vida, da roça, de animais, do rio, do mar. Gosto de gente, do ser humano. Gosto das pessoas bem-humoradas, principalmente aquelas que preferem fazer amigos. E ainda mais aquelas que sabem rir da própria desventura, porque aprenderam a superar as intempéries existenciais.

Amo meus amores e ex-amores, pois todas elas, sem uma única exceção, têm um lugarzinho exclusivo nos escaninhos de minha alma. Tudo que foi vivido teve uma razão de ser e me fez mais gente, gente feliz, disso eu não tenho a menor dúvida.

Sou feliz porque tenho minha família, minha filha, meu trabalho, meus colegas e amigos dos mais variados jeitos de ser, dos mais belos matizes. Meus amigos e minhas amigas, sem vocês, o que seria de mm? É para vocês que escrevo meus poemas, minhas crônicas e meus contos bem-humorados, pelo menos tento assim fazê-los.

No campo profissional, fiz Contabilidade (nível médio), Química Industrial pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), fui bancário por 15 anos, no extinto Baneb. Atualmente, sou servidor público, da Prefeitura Municipal do Salvador, na TRANSALVADOR.

Resumidamente, eis o que sou ou tento ser: Quando a tentação de fazer versos é mais forte que a realidade, sou quase poeta. Quando, entretanto, a realidade dita as normas, sou quem sou: quase nada!

Salvador (BA), 26 de junho de 2010.