Autores

Perfil

Clevane Pessoa de Araújo Lopes/2007


Clevane Pessoa de Araújo Lopes, potiguar, radicada em Minas Gerais desde a infância, trabalhou ativamente na imprensa de Juiz de Fora-Mg, nos Anos de Chumbo, mantendo a página Gente, Letras & Artes e a coluna diária Clevane Comenta, entre outras- na Gazeta Comercial. Radicou-se Belo Horizonte ao se casar com o engenheiro civil Eduardo Lopes da Silva,que então trabalhava na Via Expressa em viadutos e passarelas.Tendo iniciado Psicologia no CES (Centro de Ensino Superior)de Juiz de Fora,então formou-se na FUMEC desta capital  (Belo9 Horizonte) .Acompanhou o marido a S.Luiz, Maranhão, S.Paulo, capital e depois a Belém, no Pará.Retornou a Belo Horizonte em 1990.Como funcionária do antigo INAMPS, exerceu um trabalho dedicado em prol dos menosvalidos e criou, por onde passou,  atendimento integral à mulher, criança ,adolescente ,idosos e família.

Foi editora de Literatura e Arte do tablóide de vanguarda Urgente,entre outros, como A Voz de Rio Branco, de Visconde de Rio Branco, MG, onde mantinha “A Voz da Mulher”.Escreveu na revista "o Lince" e em outras. Atualmente, é psicóloga, ilustradora,palestrista e oficineira de Poesia e Conto.

Tem  livros de poemas publicados  :Sombras Feitas de Luz ; "Asas de Água"( pela Plurarts), "A Indiazinha e o Natal"( Edições Haruko) ; "Partes de Mim"( R & S Gráfica e Editora) ;"Olhares teares,saberes",(Edit.Popular, S,Luiz-MA);Erotíssima (selo Catitu);  Seu  livro se Mulheres de Sal, Água e Afins,publicado pela Urbana Editora, RJ/Libergráfica BH.),reúne contos com protagonismo feminino. Seu livro "O Sono das Fadas" (selo Catitu-BH) foi lançado na Bienaldo Rio em 2009 e em vários espaços e cidades.Em 2011, foi relançado na Livraria Leitura do BH Shopping .Nesse ano, pela Pragmatha, do Rs,publicou CENTAURA-poemas .

É verbete no Dicionário de Afrânio Coutinho e no Dicionário de Mulheres de Hilda Huber Flores(RS)

Possui capítulos em co-autoria ( Homossexualidade e sexualidade do Adolescente,no compêndio "Adolescência, Aspectos Clínicos e Psicossociais", Edit Arte Med(RS).

Em 2011-novembro, nos III Juegos Florales do aBrace, lança "Lírios sem Delírios", com poemas e desenhos, alguma poesia em espanhol, a maioria em Português, Editora aBrace..

É consultora de teatro, revisora de textos, roteirista de peças teatrais.

No ano de 2007, completou 50 anos de Poesia, pois começou a escrever,publicar  e fazer saraus aos dez .Foi, pela” excelência da obra”, agraciada com o título de” Poeta Honoris Causa", do Clube Brasileiro de Língua Portuguesa, para oito países lusófonos .O título foi concedido por sua Presidenta , a poeta Silvia de Araújo Motta e entregue por Conceição Piló (curadora do Palácio da Liberdade ,nesta capital e diretora, em MG, da IWA), no evento “Poesia é Ouro”, em sua homenagem, que aconteceu no Centro de Cultura Belo Horizonte Março/2007), organizado por Karina Campos.
Em maio de 2009, recebe o título de Doutora Honoris Causa em Filofosia ,em sua posse na ALB/Mariana.

Pertence à REBRA, Rede Brasileira de Escritoras, tendo sido recentemente convidada por Joyce Cavalccante, sua presidente, para representar a REBRA em MG.É patroness da Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, pertence à Academia Virtual Brasileira de Letras à Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN, do virARTE.É membro da IWA (Estados Unidos) .Pertence à Rede catitu de Cultura, é colaboradora da ONG Alô Vida.Por premiações em concursos,pertence ao CLESI(Clube dos escritores de Ipatinga);

É Chanceler da Arcádia Litterária de Aracaju. , Membro Honorário de Mulheres Emergentes, Conselheira do Instituto  Imersão Latina.

Estudou na SBAAT-Sociedade de belas artes Antonio Parreiras, aluna de Clério de Souza, o presidente da entidade.Ilustrava seus textos e de outros autores, em sua página na Gazeta Comercial(Juiz de Fora, MG).Ilustrou, a bico de pena, "100 TRovas de Juiz de Fora"-Programa Contraponto.Participou da primeira mostra de arte da FUMEC, quando concluía a faculdade de Psicologia. Em eventos na Semana da Mulher e da criança, expôs no HJK, em Belo Horizonte, posteres e poemas ilustrados.Fez 30 capas de pano para a edição artesanal de "Maldita Perfeição", de Jairo Rodrigues.Ilustrou ,revisou e fez a divulgação de "Estalo, a revista", onde escrevia .Ilustrou ainda o espetáculo “Completa Ceia", de poesia erótica, "Brincando de representar', de Virgilene Araújo e outros.Fez 25 desenhos para a III Edição do "Original-Livro de Artistas", no tema "A Forma do Pote vazio, tendo um dos desenhos apresentado no Palácio Galveias, em Lisboa, em maio de 2010.

Ilustrou seus livros "Asas de Água", Poesias-Edit.Plurart e "Mulheres de Sal, Água e Afins"(contos-Edit.Urbana , Rio de Janeiro/Libergráfica.). Em 2011, lançou, pela Editora aBrace-da qual é representante em Belo Horioznte-MG- "Lírios sem Delírios, de Poemas, que também traz suas ilustrações.Desde março de 2009, a mostra Graal Feminino Plural, com seus desenhos e poemas,sobre questões do gênero feminino, circula, a partir da Galeria da Árvore (MUNAP_Parque Municipal Américo Renê Gianetti) , para os Centros Culturais de Belo Horizonte(Pref.Munic.) e Regional Oeste.A mesma também faz parte, em 2010, do festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, no largo das Forras-Espaço Cultural. Banco do Brasil.


Participa de recitais,saraus com leituras e performances,de textos. Palestrista e conferenciasta, oficineira . Humanista, sempre lutou pela criança, família, mulher e adolescentes, sendo pioneira nas ações brasileiras pelo atendimento integral, multidisciplinar à criança e à adolescência(desde os Anos 80) .Pelo Ministério da Saúde, ministrou oficinas em vários Estados brasileiros, quando trabalhava no Hospital Júlia Kubitscheck,no Barreiro de Cima, onde coordenou e criou a Casa da Criança e do Adolescente, com equipe multidisciplinar.A pedido do MS, organizou no HJK, o I Seminário Brasileiro de Saúde Reprodutiva e Sexualidade na Adolescência, no qual foi ainda palestrista,mediadora, debatedora e oficineira de sexualidade humana..

Possui vinte e dois  e-books,quatro dos quais,infantis,um de memórias,um ensaio,os demais de poesias,gêneros vários ( os e-books podem ser baixados gratuitamente no Recanto das Letras , no site da AVBL e na Vila das Artes, além de Cá estamos Nós e recentemente, no ISSUUM, disponibilizou , pela catitu,k seus livros Erotpissima e O sangue das Fadas.

Participa ocasionalmente ou com frequencia dos jornais e revistas virtuais zaP (São Paulo) , DESTAQUE,Revista Nota Independente, Guatá, Gaceta Literália, Isla Negra (Argentina) , aBrace, Varanda das Estrelícias (Portugal) ,Caderno Literário (Pragmatha/RS) ,entre outros.


Possui uma antologia poética em www.direitoepoesia.com e participa de várias coletâneas virtuais , inclusive várias de BLOCOS ON LINE, entre as quais, por três vezes, da SACIEDADE DOS POETAS VIVOS.Hospedada em sites e blogs além dos pessoais..

Seus textos e poesias estão hospedados em revistas e jornais brasileiros e no Exterior.As páginas mais recentes foram o mini-conto "O Gato", na revista internacional ABRACE (Uruguay- Brasil), artigo sobre Cecília Meirelles ;ensaio A Casta da Dança ,entre outros.A convite, seu artigo "A Casta da Dança", foi publicado no no Caderno de Dança 2, da Companhia de Dança Contemporânea de Évora,em Portugal. Colabora e é colunista virtual , inclusive possui uma escrivaninha em www.recantodasletras.com, onde disponibiliza seus textos.Seu site pessoal é http://www.clevanepessoa.net.blog.php

Luta pelos Direitos Autorais, pela propriedade imaterial, pelas minorias carentes,pela ecologia, e, sobretudo, pela PAZ em todos os níveis.É Dama da Sereníssima Ordem da Lyra de Bronze, delegada de “A palavra do Século XXI, membro da SPVA(Sociedade dos Poetas Vivos e Afins, do RN) , do virArte,acadêmica correspondente de várias academias e outroas instituições.

Gravou 48 horas de vídeos para o Projeto Educativo” Saúde, Vida , Alegria, CECIP /Kellog”,sendo responsável por Metodologia Participativa e pelas oficinas com adolescentes de várias classes sociais, institucionalizados, feirantes, mães –meninas, moradores de favelas,classe A etc.


Participa de mais de cem antologias, por mérito em concursos , convite ou por cooperativismo entre escritores e editoras.No início de 2007, duas mais recentes são Letras de Babel e CuentoGotas, da editora ABRACE, lançadas no VIII ENCONTRO INTERNACIONAL ABRACE (março 2007), em Montevidéu (UY), onde esteve com Ricardo Evangelista e Sueli Silva com o espetáculo “Poetas Quae será Tamen", no qual apresentou, com os artistas, a performance “Predição”.Depois , em Roda ao Mundo 2007, Poetas do Brasil,-Antologia do Proyecto Sur (RS)-neste ano de 2009,participa das antologias aBrace, inclusive a comemorativa dos dez anos desse Movimento Cultural, tendo recebido o troféu aBrace ( pelo ano de 2008), por sua atuação pela cultura e modus vivendi.

Em 2007, comparece com vinte e cinco desenhos no "Livro dos Artistas", projeto de Regina Mello, chamado ORIGINAL . Em 2009, realiza a mostra "Graal Feminino Plural", de desenhos e poemas, atualmente em circuito pelos Centros Culturais de Belo Horizonte.Em 2011 participa de coletiva do SIAPEMG_Sindicato dos Artistas Plásticos de MG, a convite da organizadora, Iara Abreu, com poemas e desenhos a bico de pena.

Premiada no Brasil e no Exterior em versos e prosa.Entre os muitos prêmios, destacam-se: primeiro lugar de Crônica, Troféu Dormevilly Nóbrega ; Primeiro Lugar de Conto Livre, prêmio Ex-Aeqüo, no ALGARVE, em Portugal, XXIII Jogos Florais.Recebeu em 2009 o Prêmio mais importante do aBrace, pelo seu trabalho cultural .Em 2009, teve o poema "O Chão da Nossa terra" classificado em primeiro lugar no FESTINVERNO (Ouro Preto, Mariana).Em 2010, foi a escritora convidada para o I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa em Nartal/RN e recebeu uma placa pela sua contribuição à Língua Portuguesa(UCCLA  e Capitania das Artes).A seguir, foi homenageada na Câmara Municipal de São José de Mipibu, sua cidade natal.

Em 2009, tomou posse na ALB,Mariana, na qualidade de acadêmcia fundadora, Cadeira 11, Laís Corrêa de Araújo,, quando recebeu o título de Filósofa Imortal, Doutora Honoris Causa, PH.I, pela ALB/CONALB.E, nommjesmo ano, também tomou posse na cadeira n.5, Cecília Meirelles, na AFEMIL, (Academia Feminina de Letras-Belo Horizonte, MG), para a qual foi votada em novembro de 2008.Integra a Sociedade dos Poetas Vivos e Afins, de Natal/RN e tem acervo no Memorial da Mulher, da mesma capital, tendo sido convidada para em breve tomar posse na Academia Feminina de Letras do RN.Em 2010 tomou posse como Acadêmica Correspondente na ALTO-Teófilo Otoni-MG. Em 2011, tomou posse nas Academias Menotti del Picchia (membro correspondente), no PEN Clube de Itapira, na academia Pré Andina de Artes, Cultura y Heráldica .Em novembro,  tomou posse na AILA, Academia Itapirense de Letras e Artes,na qualidade de Membro Correspondente Titular,cadeira 05, patronímica de Luiza da Silva Rocha Rafael

Em 2009, lançou Olhares, Teares Saberes, pela Edit.Popular, de S.Luiz, Maranhão, que foi apresentado na Bienal do Livro-Rio de Haneiro/2009.Também lançou O Sono das Fadas (já em e-book), nesse evento, para crianças de todas as idades e Erotíssima, ambos pelo selo Catitu.
Representa a Rede Catitu, o Alô Vida, Mulheres Emergentes.

Em 2010/abril recebeu placa da UCCLA/Capitania das artes, em Natal, RN, no I Encontro de escritores de Língua Portuguesa, sendo a única mulher dos quatro autores homenageados.


Em junho 2010, foi personalidade do Ano-Taubaté/SP e em novembro, Destaque Brasil 2010.

Em novembro de 2010, recebeu a Medalha Tiradentes/FALASP/JF.
Faz parte dos Poetas pela Paz e Pela Poesia e é Consultora de Arte da AMI (Associação Mineira de Imprensa).

Em 2011,recebe a Medalha de Recompensa à Mulher-GOB-RJ, através da ALB/Mariana;


Vem participando de Poetas do Brasil do Proyecto Sur, nos números pares.Por premiação, seletiva ou cooperativismo, participa de mais de noventa antologias.

É Embaixadora Universal da Paz (Cercle Universel de Les Ambassadeurs de La Paix/genegra, Suiça e Orange/França)

Clevane Pessoa de Araújo Lopes/2007


Contatos:

clevaneplopes@yahoo.com.br

Sites e blogs:
1)Pessoais:

http://www.clevanepessoa.net

http://hana.haruko.blogspot.com

www.clevanepessoa/blog


br.geocities.com/clevanedeasas

paginas.terra.com.br/arte/asasdeagua

2)Subsites em outros sites:

a)Jornal de poesias(de Soares Feitosa):
www.secrel.com.br/Jpoesia/clevanepessoa2.html

infonet.com.br/direitoepoesia/poesianossacadadia_textos.asp?...

b)Palavreiros:

palavreiros.org/.../brasil/minasgerais/clevanepessoadearaujolopes.html

palavreiros.hpg.ig.com.br/cantinhodopoetaclevanepessoa_finalidades.htm

c)Direito e poesia:

infonet.com.br/direitoepoesia/poesianossacadadia_textos.asp?


d)Recanto das Letras:

www.recantodasletras.com.br/poesias/

e)Garganta da Serpente(poesias,crônicas,contos)

www.gargantadaserpente.com/veneno/clevane/08.shtml

f)REBRA:
www.avbl.com.br/avbl/membrosgrupo/clevanepessoa.htm

g)www.geocities.com/wellesley/garden/4322/autoras/922port.html - Buscar somente neste site - Salvar



3)e-books e antologias virtuais:

www.portalcen.org/bv/clevane/clevane.htm

www.clevanepessoa.net/ebooks.php

www.avbl.ebooknet.com.br/pequenashistorias/17.htm

www.ebooknet.com.br/avbl/ensaiopoetico/21.htm

www.bvcaestamosnos.hpg.ig.com.br/online/ciume/02.htm

www.avbl.com.br/avbl/lv01/gb.asp?page=19

4)textos em prosa e verso em:

www.gargantadaserpente.com/quelonios/index.shtml

palavreiros.org/.../brasil/minasgerais/clevanepessoadearaujolopes.html

www.vaniadiniz.pro.br/asp/textosamigos.asp?cod=1041

www.blocosonline.com.br/literatura/prosa/opina/opina05/op050501

www.jamulher.hpg.ig.com.br

www.meiotom.art.br/clavane1p.htm

www.joaquimevonio.com/queridoevonio.pdf

cartasquenuncachegaram.ifrance.com/ciranda/paz/paz.htm

www.yaranazare.com/poesiasemletrao.htm

kplus.cosmo.com.br/materia.asp?co=168&rv=cigarra

www.blocosonline.com.br/literatura/prosa/opina/opina05/op050501.htm

www.vaniadiniz.pro.br/asp/textosamigos.asp?cod=1041

www.versoereverso.hpg.ig.com.br/home/002.htm

pjsgarbi.blog.uol.com.br/arch2004-01-01_2004-01-31.html


diariogeral.zip.net/arch2005-10-23_2005-10-29.html

www.kakinet.com/graffiti/graffiha.htm


br.geocities.com/deliriosplurais/solidariedade

www.alpas.hpg.ig.com.br/desafios.htm

marialimeira.zip.net/arch2005-11-01_2005-11-30.html

www.silvei.blogger.com.br

www.abrali.com/008contos.html

www.abrali.com/008contos/008encontrando_o_eu_perdido_clevane.html

www.amoremversoeprosa.com/cirandas/442cirandadasmaes.htm

sarasvati29.spaces.msn.com

stationary.olga.kapatti.nom.br/CIRANDAS/anonovo2005/...

isla_negra.zoomblog.com/archivo/2005/09/13

paginas.terra.com.br/arte/ligiatomarchio/ligia_amigos_clevane.htm

arte-bis.zip.net/arch2005-06-01_2005-06-30.html

www.revista.agulha.nom.br/wilmarsilva2.html

br.groups.yahoo.com/group/sagradapoesia/messages/1005?xm=1&m=e

es.groups.yahoo.com/group/lapoesia/messages/4607?xm=1&m=e