Autores

Perfil

rsofrem como nós os h e cantar. Sempre fiz parte nas apresentações teatrais que as freiras promoviam por ano no Colégio.
Interrompi meus estudos, continuando depois de casada. Fiz o curso pedagógico de nível médio. Formei-me em professora, fiz concurso e lecionei trinta e dois anos nos cursos fundamental (primário) e no médio (segundo grau), cooperando com os jovens que desejavam fazer magistério, para ensinar no primário.
Foi a melhor época da minha vida, encontrei alunos dedicados tanto aos estudos quanto à minha pessoa. Aposentei-me e pouco tempo depois, faleceu meu mNasci numa fazenda no município de Brumado e como meu pai havia comprado um outro lugar, onde construiu uma casa muito boa, passamos a residir aí.Passei a minha infância nesse sítio, onde havia muita água, árvores frutíferas e um canavial. Foi uma infância muito feliz, compartilhada por um dos meus irmãos, o mais novo, Euvaldo(Valdo). Passávamos quase o dia todo fora de casa, desfrutando da liberdade de andarmos ao sol, saboreando as frutas, caldo de cana, correndo dentro do rego de água. A minha infância feliz muito influenciou na minha formação pessoal. Com a idade de oito anos, meu pai levou-me para estudar em Caetité, também aqui na Bahia. Encontrei uma ótima professora que ensinava usando métodos modernos para aquela época. A minha estada, como pensionista, no Colégio das freiras serviu para que eu desse continuidade à formação que recebi de meus pais. Estudei em Caetité durante sete anos. Foi de grande utilidade para mim o curso particular com o Professor Santana que me deu conhecimentos além do que se obtém na escola primária.
Fui uma criança reservada com estranhos, mas sempre gostei de brincar, dançaarido, Arthur. Faz-me companhia meu filho Alexandre, que o adotei legalmente e pelo coração quando ele tinha oito meses de idade.
Sou uma pessoa simples, gosto muito de ler, de aprender coisas novas; não sou preconceituosa, graças a Deus.
Procuro colocar sempre meu cérebro para trabalhar. Quando lecionava no Colégio Estadual de Brumado, viajei a muitas cidades, para fazer cursos de atualização, a fim de acompanhar os programas de ensino da época. Fiz também alguns cursos a distância em São Paulo e em Brasília.
Distraio-me com o computador, fazendo tricô, crochê e lendo.
Tive uma grande amiga: Maria Iranilde que eu a chamava de Zana. Estudamos no mesmo curso em Caetite durante quatro anos. Sinto muita saudade da nossa convivência como colega e como pessoa. Sou viúva, mas a vida continua. Não sou uma pessoa triste, gosto de uma boa coversa e ainda danço no Clube da Terceira Idade.
Gosto de amizades sinceras. Gosto de animais, de preferência gato. Tenho pena dos animais que sofrem maus tratos. Se pudesse criaria uma creche para os animais doentes, a fim de tratá-los, pois  são quase  humanos.