Autores

Perfil

KLARA RAKAL

insulana, professora, mãe, poeta, produtora cultural, editora... e muito mais!

 

*Perfil atualizado em janeiro de 2024. Mas a foto ainda é a mesma que adicionei em 2011, ano em que me inscrevi no RECANTO DAS LETRAS.

 

INSULANA

Moro na Ilha do Governador, localizada no Rio de Janeiro, praticamente desde que nasci, há mais de meio século rs. Atuo profissional e culturalmente de modo preferencial na Ilha. Amo o meu lugar!

 

PROFESSORA

Fui professora de Língua Portuguesa por 26 anos no Ensino Fundamental II e dei aulas nas redes pública e privada no RJ. Me aposentei no início de 2020, antes da pandemia. Na minha vida profissional, muito me marcou os 7 anos que lecionei à noite para adultos no PEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos, de 2004 a 2010. Fiz da poesia um dos meus objetivos na formação dos meus alunos, sempre promovendo saraus, concursos e rodas de leitura de poemas.

 

MÃE
Estive o tempo todo rodeada de crianças e jovens na escola e em casa — tenho 3 filhos, hoje com as idades de 16, 24 e 28 anos, além das noras, enteadas, afilhados e amigos dos filhos. E um maridão supercompanheiro! Minha cachorrinha Léa, vira-lata pretinha, completava minha plateia VIP! Nunca estava sozinha! Era um doce! Mas ela se foi há dois anos... Hoje a Mel é uma companheira meio agitada, minha vira-lata caramelo.

 

POETA
Amo escrever, sobretudo P O E S I A !
Escrevo desde sempre — guardo até hoje meus cadernos e agendas de adolescente...

Procurei na maioria das vezes a madrugada para dar forma aos poemas que me apareciam na cabeça durante o dia, sempre quando não podia parar para anotá-los. Muitos se perdiam, outros fugiam da ideia ou estrutura original, alguns repetia e decorava até poder registrá-los no papel.


Mas com os meus 55 anos, a maturidade me trouxe novos olhares e sentires, sobretudo para o externo... minha poesia se torna, assim, cada vez mais engajada. Como aprendi com Mário Quintana: "a verdadeira poesia não é para embalar, mas para abalar".


Participo já há muitos anos de concursos literários e vários eventos culturais. Tenho muitos poemas publicados em revistas e coletâneas desde 1993. Sempre quis publicar um livro solo, mas não tinha coragem... Até que reuni os poemas produzidos entre 1984 e 2004 - 20 anos! Perpassando por minha adolescência, 1º casamento, nascimento dos filhos, traição e divórcio. Selecionei e finalmente publiquei em agosto de 2017 RASTRO DE SALAMANDRA, minha estreia poética, pela VillarLuna Editora.

Em 2017, arrisquei-me no gênero CONTO e enviei o primeiro que escrevi para um concurso só para mulheres. Dentre quase 1.000 contos, o meu foi um dos 30 selecionados e foi publicado o livro NOVAS CONTISTAS DA LITERATURA BRASILEIRA, do qual muito me orgulho. 

 

Mas gosto mesmo é do gênero poético. Assim, em seguida, publiquei:

DE PEITO ABERTO, 2020, pela VillarLuna Editora;

CÉU PEIXE, 2022, dueto poético com Douglas Fagundes Murta, pela VillarLuna Editora;

SEMÁFORO ESCANGALHADO NO AMARELO — em estado constanre de alerta poético, 2023, edição da autora.

Deixo transparecer nos meus poemas as várias fases da minha vida, com todos os altos e baixos... Tudo o que vivi e sobrevivi... todas as lágrimas e gargalhadas... O modo como vejo o mundo e o pouco que posso fazer para mudá-lo também se encontram nos meus poemas... Mas se alguém perguntar, nego. Afinal, já nos dizia Fernando Pessoa: "O poeta é um fingidor / finge tão completamente / que chega a fingir que é dor / a dor que deveras sente",


PRODUTORA CULTURAL
Em 2016 lancei-me como produtora cultural e curadora de eventos e coletâneas. Idealizei e produzi o SARAU DO BAR até 2018. Foi reformulado, renomeado e até hoje comando o SARAU DOS BARES, itinerante, reunindo artistas da música e da poesia na Ilha do Governador.

 

EDITORA

Durante várias edições do SARAU promovi 11 CoNcUrSoS De PoEsIa InStAnTâNeA. Dos seis primeiros resultou o livro PoEsIa InStAnTâNeA, coletânea dos poemas participantes, publicado em 2020. Essa publicação foi feita inteiramente por mim e pela minha curiosidade e facilidade de aprender novas atividades. O livro ficou lindo! Isso chamou a atenção de amigos e conhecidos e acabei sendo solicitada como editora. Fiz uma parceria com a VillarLuna Assessoria Linguistica e em 3 anos lançamos 15 livros!! Um sucesso que posso destacar sem dúvidas é a coletânea de fotos, poemas e textos sobre 20 locais da Ilha do Governador, o UMA ILHA DE POESIA (2022).

 

Agora trabalho como editora freelancer e os livros saem como edição do autor. No momento, estou debruçada nas 19º e na 20º editorações, que sairão neste ano de 2024, além do volume dois do PoEsIa InStAnTâNeA, que já está sendo idealizado.


Recebi alguns prêmios, dentre eles o PRÊMIO LIONS de CULTURA 2018 pelo SARAU DO BAR antes da reformulação.


Klara Rakal é um pseudônimo.
Meu nome é Karla, muito prazer!