Autores

Perfil

Quem é Quem é Zezinho França
 

José Avelino Francelino, conhecido pelo pseudônimo Zezinho França,  é antropólogo, poeta, músico, diretor teatral, autor de livros e jornalista.
 
Em 1972 estreou no teatro com o espetáculo “Sonhos de Natal”, de Charles Dickens. Depois passou por muitos grupos em vários espetáculos, entre os quais “Morte e Vida Severina” de João Cabral de Mello Neto e Chico Buarque, “Hair”, “Jesus Cristo Superstar” e “Dona Xepa”, de Pedro Bloch.
Em 1983 iniciou uma oficina teatral no Parque Cecap, em Guarulhos. Começou então as atividades do Grupo Teatral Disqueacabou, que mais tarde se tornaria na Companhia Teatral Peças Raras, era a sua arrancada na carreira de diretor teatral. Especializado em formação de atores, sua metodologia é tema de estudos em diversos cursos de artes cênicas no Brasil e no exterior, por onde viajou expandindo os conceitos do seu projeto “Arte Cidadã: O Teatro da Vida”.
Autor de diversas e premiadas peças teatrais, onde se destacam: “Todo Dia era Dia de Índio”, “Pracinha”, “Mosca na Sopa”, a Trilogia “Escuta Aqui” baseada na obra de Wilhen Reich sob os temas: “Alienação, Liberdade e Sexualidade” e “O Dia que o Diabo Queimou o Rabo”, além da adaptação para o Teatro Infanto/juvenil da obra célebre de Willian Sheakspeare “Sonhos de Uma Noite de Verão”.  
Escreveu alguns livros, entre eles, “As Musas”, “O Deus Morto” (também um espetáculo teatral homônimo que é ainda encenado pelo GT Luz e Arte da Bahia-Itabuna), “Simplesmente Mente Simples” e “As Aventuras Sexuais de um Durão”.  E ainda as teses “O Candomblé e a Bíblia” e “A Vida, a morte e a Vida de Jesus, o homem”.
                        Zezinho França é presidente da Sociedade Guarulhense de Cultura Artística, foi presidente da Associação dos Artistas de Guarulhos, da Feguatama, (Federação de Teatro Amador de Guarulhos), além da ONG Letraviva-Letraviva. Ainda participa de movimentos culturais na cidade. Foi delegado do Partido Verde na Conferência de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados em Brasília e também no grupo de estudos que criou o Plano Nacional de Cultura. Foi diretor do Centro Cultural João Cavalheiro Salém – Guarulhos, entre 1998 e 2000.  Músico especializado em Bossa Nova, compositor com diversas parcerias como Zé Costa, Saul Barbosa e Dario Neto.
                        Como Jornalista respondeu pelas redações de diversos jornais e revistas de Guarulhos, como Diário de Guarulhos, Guarunews, Imprensa News, Atividade e Ação, Folha da Cidade entre outros, além de seu próprio jornal, Ponto e Vírgula, além de diversos títulos em outras cidades como Diário Popular, Geração Notícias (Santo André), Folha da Baixada (Praia Grande) entre outros.
                        Especialista em cultura religiosa e antropologia de matriz africana desenvolve trabalhos e palestras sobre o tema. Principalmente por conta das necessidades da aplicação da Lei 10.639/03, tem ministrado cursos e palestras em escolas de ensino fundamental: (Palestra: “A ARTE E A CULTURA DO SER E DO VIVER NEGRO: DESMISTIFICANDO CONCEITOS”).