Eliza, minha mãe

Eliza Silva Bantim, filha de José Homero Bantim e Corina Leite Bantim, nasceu na cidade de Parnaíba, Estado do Piauí. Eliza e sua irmã Zuzu ficaram órfãs muito cedo e tiveram como única companhia a madrasta Filomena Gonçalves que as criou com muito esmero. Eliza, já adolescente, deixou a cidade de Parnaíba com destino a Coelho Neto-MA, onde estudou, fez amizades e cresceu em meio a novas pessoas.

Ao chegar na modesta cidade, foi trabalhar como atendente na Padaria de Valentim Antonio de Sousa, futuro prefeito da cidade. Diziam que os jovens se achegavam até a padaria para comprar pães apenas por um motivo: apreciar a beleza da jovem Eliza de cabelos negros e faces rosadas. Essas características deixaram Uiran, filho de Valentim, encantado pela moçoila. Ela resistiu, mas o amor falou mais alto, e, numa bela manhã de setembro, trocaram alianças.

A senhora Eliza Silva Bantim e o senhor Uiran Sousa tiveram quatro filhos: Eliran Maria Bantim Sousa, Maria Eliziran Bantim Sousa, Valentim Antonio de Sousa Neto e Elian Maria Bantim Sousa. Após alguns anos, Uiran tornou-se prefeito da cidade, e Eliza, a primeira dama, mas ela nunca se enalteceu com o cargo passageiro, continuou sempre pautada na simplicidade e tratava a todos sem distinção. Essa grande heroína, mulher de fibra, exaltada em meus versos, é o mais sublime exemplo de sabedoria, bondade, humildade e paciência.

Elian Bantim
Enviado por Elian Bantim em 22/09/2008
Reeditado em 11/08/2023
Código do texto: T1191537
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.