Ayrton Senna da Silva

Existe muita beleza na dinâmica de um carro de Formula1, são verdadeiras obras de arte, como já dizia o futurista Felipo Marinetti, "um carro de Formula 1 é mais belo que a Vitória de Samotracia(escultura grega), mas muitos não a vêem como um esporte, afinal, a única função dos pilotos é pilotar um carro dentro de um cockpit, mas um piloto sofre um desgaste físico imenso dentro do carro, pois um carro quando esta em alta velocidade acaba se tornando pesado para virar, com isso o piloto tem que usar todo o seu corpo, e suas mãos acabam ficando cheio de bolhas, sem contar que a visão que os pilotos tem dentro do carro não é a mesma que nós telespectadores temos sentados em nossas poltronas.

Ayrton Senna apareceu num momento em que os brasileiros estavam desacreditados para os esportes, a seleção não ganhava uma copa desde 1970, o Piquet era bom, mas era polemico, Ayrton trouxe essa esperança para o Brasil, restaurou o patriotismo perdido nos esportes, com o seu gesto de dar a volta com uma bandeira do Brasil após alguma vitória, ele passou a usar esse gesto em 1986 depois que o Brasil foi desclassificado da copa. Um piloto brasileiro hoje pode ganhar 10 campeonatos de Formula 1 mas nunca ocupara o lugar que Senna ainda ocupa no coração dos brasileiros.

Ayrton Senna da Silva nasceu em 21 de Março de 1960 em São Paulo, ainda na infância ganhou um kart de seu pai, e nessa época já impressionava, quando completou 13 anos passou a competir em campeonatos oficiais de kart e em 1977 ganhou o campeonato Sul Americano de Kart, era obrigatório que os capacetes tivessem as cores das bandeiras nacionais, e por isso Ayrton adotou o famoso capacete amarelo com duas listras.

Casou-se com Lílian Vasconcelos e se mudaram para a Inglaterra, mas acabaram se divorciando, alias, todas as suas namoradas perceberam que sua grande paixão era a Formula 1, na Inglaterra, conquistou a Formula Ford em 1981, a Formula 2000, nessa época ele usava a assinatura de Ayrton da Silva, e por um conselho de seu amigo o ex piloto Chico Serra passou a usar o Ayrton Senna, sobrenome de sua mãe Neyde Senna. Em 1983 ganhou a Formula 3, e em 1984 entrou oficialmente para a Formula 1.

Sua primeira equipe foi a Tolemam onde disputou o campeonato de 1984, obtendo o 9º lugar no campeonato, no ano seguinte se transferiu para a Lótus onde correu até 1987 obtendo 23 podium e 6 vitórias, Senna lutou para obter os motores Honda em sua Lótus, a Honda forneceria os motores se a equipe tivesse um japonês disputando a Formula 1, o contrato foi fechado onde entrou Satoru Nakajima, Senna pela Lótus conquistou o 4º lugar em 1985, o 4º em 1986 e o 3º em 1987. Nelson Piquet após ser tri campeão mundial espalhou o boato de que Senna era gay, isso começou como uma brincadeira na Formula 1 mas acabou se tornando sério e polêmico, e teve até processo em cima de Piquet.

Em 1988 começou a correr pela McLaren junto com Prost, os dois eram grandes adversários, neste ano aconteceram muitas coisas, entre elas a conversão de Ayrton Senna, onde ele aceitou a Cristo como seu salvador e passou a receber orientação espiritual do ex piloto evangélico Alex Dias Ribeiro, e Ayrton passou a professar a fé evangélica, e no mesmo ano conquistou seu primeiro mundial, onde Senna diz ter tido uma visão de Jesus Cristo na ultima corrida.

Nesse mesmo ano se apaixonou por Xuxa, mas o namoro terminou de forma trágica para Senna, em partes por causa da empresaria de Xuxa, Marlene Matos.

Em 1989 conquistou o vice-campeonato de forma polemica, onde alegou que Prost foi benecifiado e quase Senna disputou a Indy em 1990 por ter travado uma batalha com o presidente da FIA, Jean-Marie Balestre.

Em 1990 conquistou seu bicampeonato mundial, e em 1991 o tricampeonato, Senna continuou a correr pela McLaren em 1992 e conquistando o 4º lugar, em 1993 só correria pela McLaren, se a equipe fosse competitiva, mais tarde Senna percebeu que se corresse pela Willians poderia ter vencido os campeonatos de 1992 e 1993, e então passou a alimentar uma certa obsessão pela equipe chegando a se oferecer para correr até de graça, a Willians recusou, e Ron Dennis, chefe da McLaren conseguiu trazer Senna de volta a equipe e em 1993 conquistou o vice campeonato.

Em 1994 Senna foi para a Willians, onde o campeonato passou a ser mais perigoso, pois a FIA havia banido os sistemas eletrônicos, incluindo a suspensão ativa, o controle de tração e os freios ABS para fazer o esporte mais "humano". Senna passou a ter como grande adversário Michael Schumacher. Na primeira corrida da temporada Senna sofreu um acidente a abandonou a prova, Na segunda corrida o carro de Barrichelo voou por cima do muro e ficou de cabeça para baixo, Barrichello ficou algum tempo internado.

Nos treinos do GP de Imola em San Marino morreu o austríaco Roland Ratzenberger, correndo pela Simtek, onde Senna ficou profundamente preocupado e comovido, mas não foi só isso, Senna também escutou uma gravação da conversa por telefone de sua namorada Adriane Galisteu com seu ex namorado. No dia seguinte Senna não aparentava humor, e na corrida quando ia passar pela curva do Tamburero houve uma quebra de coluna do carro e Senna chocou-se ao muro, o choque fez com que o braço dianteiro direito do carro fosse arremessado como uma lança mortal na cabeça de Senna perfurando o visor e desfigurando seu rosto, no carro Senna mexeu levemente a cabeça, o que poderia ser a esperança de estar vivo, ele foi levado as pressas para o hospital de Bolonha, onde foi declarado morte cerebral e em 1º de Maio de 1994 morreu Ayrton Senna da Silva, a TV GLOBO parava a transmissão repetitivamente para dar noticias de Senna, com sua morte o apresentador Roberto Cabrini estudou como informar a nação até que concluiu e declarou.

"Uma noticia que ninguém gostaria de dar, morreu Ayrton Senna da Silva".

Ayrton teve um dos maiores funerais já tidos na história do país, seu corpo foi trazido em caixão lacrado com a bandeira do Brasil em cima, toda nação ficou comovida e o caixão cruzou a cidade de São Paulo em cima do carro de bombeiros, a musica tema da vitória era tocada lentamente, e a musica "canção da América" de Milton Nascimento, a preferida de Senna era cantada pelo próprio Milton Nascimento.

Após sua morte a Willians enfrentou um processo que se arrastou até 1997, mas seus responsáveis foram absolvidos, pouco depois de sua morte foi criado o Instituto Ayrton Senna, com o intuito de ajudar crianças carentes, se Ayrton não tivesse morrido ele terminaria sua carreira na Ferrari.

Quando Senna morreu eu tinha apenas 2 anos, nunca o vi correr numa transmissão ao vivo, queria muito te-lo visto correr, hoje só vejo por vídeos e imagens, o grande piloto das pistas molhadas, seu legado nunca será esquecido, Schumacher só alcançou o mesmo numero de poles que Ayrton em 2006, hoje o Brasil conta com o piloto Felipe Massa, já que Barrichelo esses anos todos foi o eterno guarda costas de Shumacher, como corriam pela mesma equipe, Ferrari, em algumas ocasiões Barrichelo chegou a deixar Shumacher o ultrapassar.

O nome de Ayrton será lembrado, mesmo daqui a 100 anos direto ou indiretamente pelo povo brasileiro.

"O impossível não existe quando se acredita verdadeiramente nos sonhos". (Ayrton Senna).