A gaita - Metáfora da vida nova

Algo novo para quem talvez é velho mas faz-se pequeno ao querer aprender e explorar o novo instrumento.

Não sei tocar, nem sei por onde começar, ou sei? Ah! tenho a base do violão, tenho certa percepção. A amizade com as notas é escola para saber por onde começar.

É tudo novo. Não é mais toque com as mãos como no violão. Agora é sopro, é exigido fôlego para se produzir um bom som.

O violão pode ser base mas não basta. É preciso a batalha da descoberta, é preciso conhecer cada lugar e as notas certas.

Será preciso algo mais para se basear? Um livro, uma dica, uma consulta... Mas não se descarta a labuta, o esforço e o treino para que a gaita possa algo dizer em forma de música.

A música? Será a mesma, não obstante a diferença do instrumento. Não haverá esquecimento do violão e da Divina canção, mas o que há é um novo jeito de continuar a música em meu coração.

É questão de preferência. O que não contradiz a consciência que na sua normalidade bem sabe que não pode tocar dois instrumentos ao mesmo tempo.

Enfim, a vida é assim, feita de decisão, de sim e não, de respostas que geram perguntas, de notas que são graves e/ou agudas.

Se quero aprender gaita não significa que esquecerei o violão e todos aqueles irmãos que tocaram comigo e também ouviram tocar.

Tudo bem que não sou mais o "fr. João", mas no que é imutável, no que é aprendizado e somado, trago em mim o mesmo coração.

Enfim, não deixarei de expressar a música que está em mim. Eis a canção: Sou humano, sou pessoa e sou cristão.

Hudson Roza
Enviado por Hudson Roza em 29/08/2009
Reeditado em 01/09/2009
Código do texto: T1781698
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.