SOBRE EDVAR MUNCH  

Pela milésima vez estava assistinho O PODEROSO CHEFÃO. Na terceira parte, quando ao sairem do teatro, matam a filha de  Corleone III, interpretado pelo fantástico ator Al Pacino, ele desesperado tenta gritar, mas seu grito só sai depois de algum tempo. A cena é maravilhosa,  é a verdadeira demonstração de desespero. Isso me fez lembrar do artista plástico EDVARD MUNCH, que estudei no terceiro ano da faculdade em Teoria da Arte. Ele tem um quadro chamado  O GRITO, representado por uma boca escancarada. Naõ pude por a foto aqui pois não foi aceita já que não era jpg ou gif.
Edvard Munch era norueguês, considerado um dos primeiros artistas que iniciaram o expressionismo na Alemanha.
Sua vida familiar foi muito conturbada.  Sua mãe e irmã morreram quando ele ainda era muito jovem e sua outra irmã tinha problemas mentais.
Quando já era um adulto apresentou problemas psicológicos, o que fez com que afirmassem que possuía transtorno bipolar.
Ainda assim, foi para Paris para entrar em contato com os diversos movimentos artisticos.
Participou, mais tarde, de uma exposição artística em Berlim, porém essa exposição foi cancelada por causa do grande choque causado na sociedade alemã.
Foi em 1893 que pintou sua obra mais importante, de grande destaque: O GRITO.
Essa obra transformou-se  em um dos símbolos do expressionismo.
Mais tarde teve um grande desgosto (1940) porque o governo de Hitler retirou todas as suas obras dizendo que eram estéticamente imperfeitas e não   valorizavam a cultura alemã.
Seu estilo artístico relacionavam-se aos sentimentros e tragédias humanas, suas angústia, morte, depressão e saudade. Principalmente o desespero está retratado em suas gravuras.
Algumas de suas obras:
Melancolia - O Grito - Anxiety -A Dança da Vida - Crianças na Rua e outros....
Edvard Munch morreu na cidade de Ekely, próoxima de Oslo em 1944.
naja
Enviado por naja em 12/09/2010
Reeditado em 22/12/2010
Código do texto: T2493096