EDGAR ALLAN  POE


Nasceu em Boston em 19 de Janeiro de 1808 e faleceu em sete de outubro de 1849 aos 40 anos.

Ficou órfão ainda bem cedo, sendo adotado por um casal  da Virginia, cujo nome ele passou a usar. allan; Esudou com os melhores professores da época em um dos melhores colégios. Na faculdade de Chalostsville  distingui-se pela sua inteligência, porém com comportamento inquieto acabou expulso.
Tentando a carreira militar foi aprovada na Academia de West Point, sendo novamente expulso por mau comportamento. Venceu o concurso de conto e poesia da revista "Southern Literary Messager".
Foi escritor muito bem sucedido nessa revista por longo tempo. Casous-e com Virginoa Clememn e após dois anos começou a desenvolver a doença do alcoolismo. Saindo sa revista ficou como "free-lance"  mas afundou-se ainda mais no vicio da bebida. Com a morte de sua esposa, piorou ainda mais, bebia de cair na sarjeta. Começo a senti ros primeiros ataques de delliruim tremens.  Morreu completamente pobre aos 40 anos .
Hoje em dia é um escritor famoso no mundo, vários livros viraram filmes em hollywood.
Entre seus maiores sucessos estão: The Raven, Anabel Lee (uma poesia) e um volume  "Histórias Extraordinárias" onde aparecem seus contos mais conhecidos.

The House of Usher (filmado com o nome em português  - O Castelo Maldito.,
O Gato Preto, O Barril de Amontilado entre muitos outros.
Algumas de suas obras, na maioria constam como contos de terror, porém
consideradas obras primas.
Com seu modo de escrever, Edgar AllanPoe queria modificadr a tendência da literatura da época, modernizando--a.
naja
Enviado por naja em 09/10/2010
Reeditado em 22/12/2010
Código do texto: T2546445