Elomar Figueira Mello é um genial compositor e músico brasileiro!

O violeiro que suscita a nossa busca por seus trabalhos mostra genialidade em tudo o que faz; compositor de obras primas é também, genial nas melódicas prefere viver no sertão como criador de bodes. Mas, você precisa conhecê-lo melhor! Elomar Figueira Mello é um genio no que faz!" Ana Marly de Oliveira Jacobino

Conheça Elomar por ele mesmo:

http://youtu.be/7KxR1lO1imE

Nasceu Elomar na Fazenda Boa Vista, pertencente aos seus avós, Sr. Virgilio Ferraz e Sra Dona Maricota Gusmão Figueira.

A formação protestante foi herdada da família. Passagens do Velho Testamento estão sempre presentes nas letras de sua obra, como na música "Ecos de uma Estrofe de Abacuc".

Seus pais eram o Sr. Ernesto Santos Mello, filho de tradicional família da zona da mata de Itambé, Bahia e a Sra. Dona Eurides Gusmão Figueira Mello. Tem dois irmãos: Dima e Neide.

"A mim me parece um disparate que exista mar em seu nome, porque um nada tem a ver com o outro, No dia em que "o sertão virar mar", como na cantiga, minha impressão é que Elomar vai juntar seus bodes, de que tem uma grande criação em sua fazenda "Duas Passagens", entre as serras da Sussuarana e da Prata, em plena caatinga baiana, e os irá tangendo até encontrar novas terras áridas, onde sobrevivam apenas os bichos e as plantas que, como ele, não precisam de umidade para viver; e ali fincar novos marcos e ficar em paz entre suas amigas as cascavéis e as tarântulas, compondo ao violão suas lindas baladas e mirando sua plantação particular de estrelas que, no ar enxuto e rigoroso, vão se desdobrando à medida que o olhar se acomoda ao céu, até penetrar novas fazendas celestes além, sempre além, no infinito latifúndio.

Pois assim é Elomar Figueira de Melo: um príncipe da caatinga, que o mantém desidratado como um couro bem curtido, em seus 34 anos de vida e muitos séculos de cultura musical, nisso que suas composições são uma sábia mistura do romanceiro medieval, tal como era praticado pelos reis-cavalheiros e menestréis errantes e que culminou na época de Elizabeth, da Inglaterra; e do cancioneiro do Nordeste, com suas toadas em terças plangentes e suas canções de cordel, que trazem logo à mente os brancos e planos caminhos desolados do sertão, no fim extremo dos quais reponta de repente um cego cantador com os olhos comidos de glaucoma e guiado por um menino - anjo a cantar façanhas de antigos cangaceiros ou "causos" escabrosos de paixões espúrias sob o sol assassino do agreste." (...)

(Vinicius de Moraes compositor e poeta brasileiro)

CDs Recomendados pelo MPBNet:

Dos Confins do Sertão

Cantoria 3

ConSertão

Elomar em Concerto

Xangai canta Cantigas, Incelenças, Puluxias e Tiranas de Elomar

Sugestôes sugeridas pelos nossos amigos deste Recanto:

##Carlos A Moraes nos informa: Elomar e Orquestra Sinfonica da OSESP. um encontro perfeito, a musica classica do sertão com a musica classica de câmara.

##Marcelo Braga: Geraldo Azevedo, Xangai e ainda os outros discos de Elomar: "Das Barrancas do Rio Gavião"; "Nas Quadradas das Águas Perdidas"; "Elomar & Arthur Moreira Lima"; "Fantasia Leiga de um Rio Seco"; "Auto da Catingueira"; "Cartas Catingueiras" "Cantoria 1 e 2" e "Árias Sertânicas". É muita cultura num cantor só!