-Do ensaio no bonde,á farra do guaraná no bar do Zé dias(A Saga41)

Duas coisas chateavam, principalmente Betinho, o irmão mais velho: Primeiro, as camisas em xadrez de cor verde que "Seu" Constancio encomendara a sua mulher, Fabiana, para vestir "Os Mirins do Rítmo" para se apresentarem no "Gurilândia", da Rádio Guaraní; Depois, o ensaio no interior do bonde Renascença durante o trajeto até o centro da cidade, que os meninos faziam meio envergonhados, a pedido do pai; mas, quem era capaz de desobedecer ao pai?

No princípio O motorneiro olhava pra trás pra ver o Show improvisado,com risco de descarrilhar o bonde e os passageiros todos queriam ficar no mesmo banco de madeira que nós, pra ver de perto, enquanto "seu" Constancio posava orgulhoso de pai dos artistas. Depois virou rotina dos domingos de manhã e o bonde das 8 horas era talvez o de maior lotação do domingo; Até o dia em que Betinho o mais velho rebelou-se : "Se for pra tocar no bonde eu não vou... Digo que estou com dor de barriga...qualquer desculpa, mas não toco mais no Bonde... os três irmãos menores se espantaram com a coragem do Betinho , o que seria uma característica dele depois de adulto e quando O velho pediu a opinião deles, deram força ao Betinho;Então o Pai para surpresa deles, novamente, cedeu, contanto que na volta pra casa, parassem no Bar do Zé Dias pra tomar um guaraná e tocassem pelo menos uma música pros amigos de "Seu" Constancio, da Fábrica; Betinho fez um "bico" de contrariedade, mas pra não peitar o Pai, aceitou; Chovia garrafa de guaraná na mesa e na hora do almoço, ningúem tinha fome, para preocupação de Dª Fabiana, a mãe, que já esperava os Mirins do Rítmo, com a mesa posta:macarronada domingueira,Tutu de feijão e frango à caipira, que ninguem fazia como ela! Foi uma surpresa para os meninos quando Marinês sua irmã ,venceu a timidês e cantou com eles uma música do repertório de Dalva de Oliveira! Passou então a integrar o conjunto em ocas´~oes especiais, como mais tarde, nas "Barraquinhas da Renascença" .

Com a evolução musical dos meninos, e aumento do repertório, eu comecei a perceber que algumas notas não achava na Gaita, o que me impedia de tocar determinadas músicas que gostava; É que a gaita só tinha a escala natural em dó maior e não tinha os meio-tons, sustenidos e bemóis que eu só encontraria numa "gaita com chave", segundo ouví dizer...mas cadê dinheiro pra comprar a nova gaita, muito mais cara, profissional mesmo?... A sorte veio com o sr Azarias, um funcionário graduado da Fábrica de tecidos, fã de "Seu' Constantino e seus meninos, que trouxe num dos ensaios, uma "gaita de chave pra mim, de presente! Ccom a necessidade de ter um tempo pra me adaptar à nova técnica da gaita de chave, deixamos de ir aos domingos de manhã ao Programa Gurilândia e ficamos livres de tocar no Bonde, encher a barriga de guaraná e perder o apetite para a macarronada de Dª Fabiana, enquanto aumentávamos o repertório com músicas mais sofisticadas!

Aecio Flávio
Enviado por Aecio Flávio em 28/12/2006
Reeditado em 23/10/2007
Código do texto: T330248