Em 1926 FREUD dá uma entrevista ao jornalista George Sylvester Viereck,
Aqui vou colocar apenas um pouquinho da entrevista, de partes que achei fantástico sendo FREUD  o médico maravilhoso que sempre será, pois ele é eterno.
O tema foi O VALOR DA VIDA
 
 
“...Fico contente, Herr Professor, de que também o senhor tenha seus complexos, de que  também o senhor demonstre que é um mortal!
 
“...Freud – Nossos complexos são a fonte de nossa fraqueza; mas, com freqüência são também a fonte de nossa força.
 
‘... Às vezes imagino se não seríamos mais felizes se soubéssemos menos dos processos que dão forma a nossos pensamentos e emoções.  A  psicanálise rouba a vida do seu último encanto, ao relacionar cada sentimento ao seu original grupo de complexos. Não nos tornamos mais alegres descobrindo que nós todos abrigamos o criminoso e o animal.
 
“...Freud – Que objeção pode haver contras os animais? Eu prefiro a companhia dos animais à companhia humana
.
“... Meu cachorro é um doberman Pinscher chamado AJAX.
 
“... Freud  - (sorrindo) Fico contente de que não possa ler Ele certamente seria um membro menos querido da casa, se pudesse latir sua opinião sobre os traumas psíquicos e o complexo de Édipo!
 
“... O senhor ainda coloca a ânfase sobretudo no sexo?
 
“...Freud responde com as palavras de seu próprio poeta, Walt Whitman “ Mas tudo faltaria, se faltasse o sexo” (Yet all were lacking if sex were lacking!).
Entretanto já lhe expliquei que agora coloco  ênfase    quase igual naquilo que está “além” do prazer e da morte, a negociação da vida, este desejo explica por que alguns amam a dor – como um passo para o aniquilamento!
naja
Enviado por naja em 27/05/2012
Reeditado em 26/09/2015
Código do texto: T3690739
Classificação de conteúdo: seguro