A.J.CRONIN foi um escritor e médico nascido na Escócia em 1896 e faleceu na Suiça em 1981.
Em 1914 entrou para a Escola Médica de Glasgow. Foi cirurgião no final da Primeira Grande Guerra  na ROYAL NAVY.
Após, foi cirurgião  a bordo de uma embarcação que fazia o trajeto entre as Ilhas Britânicas e a India. Teve a oportunidade de conhecer os problemas dos mineiros de carvão, o que fez com que fosse trabalhar com doentes vítimas da extração de minério.
Essa experiência ele colocou em alguns de seus livros.
Alguns de seus romances viraram filmes em Hollywood, como O Castelo do Homem Sem Alma. (Hatter´s Castle) esse foi seu primeiro livro.
A seguir coloco alguns dos romances que li e que gostei.
Three Lovers - Três Amores
The Stars Look Down -   Sob a Luz das Estrelas
The Citadel - A Cidadela
Vigil in The Night - Noites de Vigília (uma dos mais lindos que li)
Beyond This Place - Algemas Partidas  -  entre tantos outros romances. 
Suas obras foram publicadas ainda, até  2003
Com o advento da Segunda Grande Guerra, Cronin mudou-se para os Estados Unidos onde ajudou a adaptar alguns de seus livros para o cinema.
No final da guerra, mudou-se para a Suiça, onde faleceu.


 

naja
Enviado por naja em 25/11/2012
Reeditado em 25/11/2012
Código do texto: T4004225
Classificação de conteúdo: seguro