(44)O Estúdio?Igreja da Pampulha (depois de meia-noite)A Sga...

(da Série "Minha formação musical")

Havia um grupo de empresários mineiros liderados por Dirceu Cheib, que fabricava e distribuia de casa em casa,por todo o estado de M.G., Coleções de Discos LP como, por exemplo: "As melhores músicas romanticas italianas","Sucessos musicais do Cinema", por aí a fora... Tinham um Selo próprio de nome Palladium;Aquilo devia vender mais que chuchú na feira;

As gravações eram feitas em Estúdios de São Paulo, com arranjos e músicos de lá.

Com o surgimento de músicos da nossa geração,que "resolviam a parada",esse pessoal resolveu gravar em Belo Horizonte mesmo, o que inclusive devia baratear a Produção.

Um belo dia, fui chamado para participar da gravação de um desses LPs tocando Acordeon,meu instrumento na época (anos 50).

O mais curioso é que como ainda não existia Estúdio de gravação em Belô, O Dirceu Cheib tve a feliz ideia de experimentar a Acústica da famosa Igrejinha da Pampulha, projetada pelo Oscar Niemeyer,já famosa no Brasil e no exterior, não pela sua Acústica, mas pelo próprio Niemeyer e pelas pinturas de Portinari, que decoravam a Igreja, ao invez das tradicionais Imagens de Santos;

Pois bem;O pessoal da"Palladium" tinha lá um acordo com o Padre responsavel pela igreja,que a liberava para as gravações, desde que fossem realizadas depois da meia-noite e depois de verificar que as músicas do repertório não eram tão profanas assim;

Se fosse nos dias de hoje seria todo mundo excomungado, por causa do repertório, com certeza, haja visto o que faz sucesso por aí! E lá fomos nós(Violinos, Metais , percussão violões, Acordeon, etc,em várias Kombis,saindo do "Ponto dos músicos",pra desembarcar na frente da Igrejinha da Pampulha, depois de meia-noite,que nem um bando de Saltimbancos(Eu disse "saltimbancos...).

E não é que a acústica era boa mesmo? Principalmente para os violinos, Violas e Cellos;Tinha uma reverberação natural muito boa que, só era m pouco exagerada pra os instrumentos de rítmo,(Os santos deviam olhar desconfiados praqueles "instrumentos de Carnaval") mas que com uma dinâmica caprichada de orquestra, não comprometia o resultado;

Eu estava que nem "Pinto no lixo"né, gravando pela 1ª vez,com orquestra de cordas,na Igreja da pampulha, era a Glória!

O repertório naquela noite era de músicas Italianas de sucesso na época, tipo "Yo che no vivo sensa te" e outras do gênero; O Maestro que dirigia a gravação, responsavel pelos Arranjos, era o falecido e engraçadíssimo pianista Zé Guimarães, que atuava tambem comigo na Orquestra do Delê, o dono dos bailes em B. Hte!

No final da gravação, percebendo que ainda faltavam algumas músicas pra completar o LP de Italianas. eu me enchí de coragem e pedí pro Zé Guimarães:-"Oh Zé,deixa eu fazer um desses Arranjos aí pra te ajudar?" (Na maior cara de pau, porque eununca tinha ousado fazer um arranjo pra ser gravado, só mesmo pro meu grupo de bailes, com 2 instrumentos de sopro e a cozinha;)

"Claro... disse o Zé, ..ainda faltam esta e esta aquí, escolhe uma e manda brasa!.E assim fiz e gravei ,em outra sessão,o meu primeiro Arranjo pra Orquestra;

Fiquei na maior emoção quando ouví o resultado;

Algumas passagens soaram melhor do que eu esperava, mas outras, se eu pudesse mexia, melhorava...Mas, do "alto" dos meis 18 anos e em frente áquelessenhores, violinistas da Sinfônica, não tive coragem de parar a gravação e consertar alguma partitura;

Mas mesmo assim,me orgulho mais daquele Arranjo do que eu fiz anos mais tarde para a Grande Orquestra da Rede Globo, num dos extintos"Festivais Internacionais da canção",no Maracananzinho,já então como Maestro-Arranjador, contratado,onde tive a honra de conviver com os Maestros Rdamés Gnatalli(grande figura), Kachimbinho,Leonardo Bruno Ferreira,Geraldo Vespar,Guto Graça Melo,Cipó,Mário Tavares e outros...

Pouco tempo depois das experiências na Igrejinha da Pampulha, Dirceu Sheib (não disse que vendia feito chuchú na feira?) construiu e inaugurou o primeiro Estúdio de gravação de B Hte, o estúdio da "Gravadora Bemol"que existe até hoje e onde ,convidado, trabalhei muitos anos como Arranjador ,aprendí muito, fazendo, experimentando; e levei o garôto AntônioMaurício Horta de Melo, pra fazer sua estreia como violonista em Estúdio de gravação...lembra,Toninho Horta ?

(Bons tempos, os Anos 60)

Aecio Flávio
Enviado por Aecio Flávio em 10/05/2007
Reeditado em 06/11/2007
Código do texto: T481920