Fogaça -


Orkut = Comunidade Oficial
FAMILIA FOGAÇA=FOGASSA OFICIAL
descrição: FOGAÇAS ou Fogassas no BRASIL e em PORTUGAL - Oficial

Moderador:
Laércio FOGAÇA Fagundes Beckhauser
(Filho de Jurema FOGAÇA)
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=7851338

A família FOGAÇA, (com ç ou dois ss) em Portugal, tem registros desde 1133.
Veja:
http://www.flog.0br.net/beckhauser/4bbe198093a03be8a29f0a79180551ac.html
No Orkut, esta é a comunidade que tem o maior número de informações e conteúdo da Família FOGAÇA COM PESQUISAS em Portugal e no Brasil.
Em 1133, Pedro Fogaça doou a D. Afonso Henriques o mosteiro de S. Romão de Neiva.
Desde o reinado de D. Afonso IV se conhece a genealogia dos Fogaças. Os familiares Fogaças (FOGASSAS) eram valorosos guerreiros, temidos pelos mouros.



A ORIGEM E A HISTÓRIA DA FAMÍLIA FOGAÇA - Parentes, Afins e de outras FAMÍLIAS.

Esta comunidade/forum tem por finalidade conter os dados, relatos e a história de algumas FAMÍLIAS e em ESPECIAL a FAMÍLIA FOGAÇA ou Fogassa do RS, SC, PR, SP e de todo Brasil e mundo.

PARTICIPE E DIVULGUE...

Obrigado
idioma: Português
categoria: História e Ciências
dono: inativo para bate-papo ***BECKHAUSER*** Fogaça Fagundes Laércio
mediadores: nenhum (adicionar mediador)
tipo: pública
fórum: não-anônimo
local: Paraíso dos Fogaças, Celestial dos Fogaças, @mor, Brasil
criado em: 16 de Janeiro de 2006 23:14

História dos Fogaça,s = Dicionário Brasileiro...
História da família Fogaça



Família documentada desde o tempo de D. Afonso Henrique primeiro rei de Portugal, em 1128.

Numa escritura datada de 1133, confirma-se Pedro Fogaca como rico-homem.

Felgueiras Gayo principia esta família em Lourenco Anes Fogaça, embaixador de Portugal na Inglaterra e Aragao, Chanceler-mor de D.Fernando,rei de Portugal em 1367(Gayo Fogaça,TomoXIV).

Brasil->Em Goias, registra-se a familia do cap. Francisco Jose Alves Ribeiro Fogaca, nat. cidade de Goiás, que deixou geração de seu casamento em 1823, em Pirinópolis com Maria Brigida das Dores.

Antiga familia, de origem portuguesa estabelecida em São Paulo, para onde passou Jose Fogaça de Almeida[Lisboa-1693],filho de Luiz de Almeida Fogaça e de Algela dos Santos.

Deixou geração do seu cas.em 1672, em Parnaiba, com Isabel de Aguiar Mendonca[1685,SP], filha de Joao Goncalves de Aguiar,patriarca desta familia Goncalves de Aguiar, em SP.

Sobrenome também adotado por judeus, desde o batismo forçado a religião Crista, a partir de 1497.
[Dicionário das Familias Brasileiras, pag.994]
...
Estudo lingüístico e histórico dos FOGAÇAS
Estudo lingüístico e histórico = FOGAÇA

Para fazermos uma análise da origem de uma palavra temos que nos basear num estudo histórico e linguístico para atingirmos nossos objetivos.

Na língua portuguesa temos que considerar a base, o radical, a origem primeira da palavra que possui o componete "FOGO", na palavra Fogaça.

Fog(o/a)ça=Fogaça

[marroon]Ao analisarmos o dicionário "Michaelis", Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa,
Ed. Melhoramentos, notamos que a palavra "Fogaça" significa um grande bolo ou um pão cozido.

A origem seria a palavra "Fogo", substantivo masculino, que possui diversos significados.

O mais usual é combustão acompanhada de luz, calor e chamas.

Ainda temos os significados de "FOGO" como:
a) Labareda.
b) Fogueira, lume.
c) Incêndio.
d) Fogão, lareira.
e) Ardor, energia e/ou vivacidade.
f) Sentimento veemente.

Ainda a palavra fogo poderá ser usada com outros verbos tendo diversos signicados.

Exemplos:

Brincar com fogo, cuspir fogo, estar entre dois fogos, negar fogo, pegar fogo, pôr as mãos no fogo por alguém, ser fogo, e ser fogo na roupa.

Há ainda a expressão "Fogo de palha" que significa entusiasmo passageiro.

Observação:

Notamos no texto deste Forum:

O "Brasão dos Fogaças" que foi baseado (pesquisa) no Livro Armorial Lusitano (Lisboa),
a família Fogaça, desde o ano de 1133 possui uma iconografia (desenho) que expressa um molho de lenha com chamas, com a cor vermelha.

Portanto, por conclusão lógica, há mais de 900 anos pessoas em Portugal usavam o elemEnto "Fogo" e sua variação:

"Fogaça" para darem "Apelido" às famílias portuguesas da época.

Seus sucessores e descendentes continuaram o uso deste nome,
se tornando nos dias atuais,
um sobrenome que possui vários componentes em todas partes do mundo e em especial no Brasil.


E QUAL O MOTIVO DO NOME DA FAMÍLIA?

QUEM DA FAMÍLIA DOI CHAMADO POR PRIMEIRO DE FOGAÇA?


QUAL O MOTIVO DO NOME DA FAMÍLIA?

a)E QUAL O MOTIVO DO NOME DA FAMÍLIA?

b)QUEM DA FAMÍLIA DOI CHAMADO POR PRIMEIRO DE FOGAÇA?

Estes dois questionamentos poderão ter diversas interpretações subjetivas.

Pelo brasão familiar (português) notamos o desenho da
tocha, labaredas e do molho de lenha.


As pessoas de posses, na época (idade média), na Europa, pagavam para alguns "artistas" fazerem seus brasões.

Ficava, às vezes, ao critério artístico, a
composição básica deste "Escudo" familiar.

Outras vezes era a Família que sugeria a sua "marca". Era ela que pagava pelo trabalho feito, ou seja, o "dono" do brasão e do escudo familiar ordenava os dizeres e a iconografia.

Temos ainda que analisar a quintilha feito pelo Bispo de Málaca, D. João Ribeiro Gaio, que afirmava serem os Fogaças guerreiros, leais e temidos pelos "mouros".

No conceito eclesiástico do Bispo de Málaga, Dom João Ribeiro Gaio, os Fogaças, lembravam "o Fogo" em batalhas com os mouros (árabes), eram estes portugueses, valentes guerreiros.

Esta acepção da palavra "fogo" seria de ardor, energia e vivacidade.

São interpretações dúbias, mas razoáveis na análise da formação da palavra "Fogaça"
na Língua Portuguesa, que é um patrimônio secular dos descendentes destes "bravos guerreiros" portugueses denominados desde aquela época de "FOGAÇAS".

...
Mais dados veja o Forum da comunidade Fogaça Oficial, no orkut:
http://www.orkut.com/CommTopics.aspx?cmm=7851338
 



Família de Tubarão - SC -

Rosendo Evaristo Fogaça  e Alvim Rosendo Fogaça.

Estes dados foram coletados por Lorival Beckhauser (neto de Alvim R. Fogaça , filho de Jurema Fogaça e bisneto de Rosendo Evaristo Fogaça)  na década de 1960, em contactos com diversos descendentes de Rosendo Evaristo Fogaça,  em diversas cidades e em especial na cidade de Tubarão - SC.

Rosendo Evaristo Fogaça
casou com Maria E. Nunes

Tiveram estes filhos:
Cândida, Prudência, Francisca, Bernardina, Lavínia, Santa, Maria, José Rosendo Fogaça,  Luís Fogaça e Alvim Rosendo Fogaça.

Casamentos e filhos:

1) Cândida Fogaça casou com Manoel Medeiros e tiveram estes filhos: Alfeu, Inês, Lorena e Doreci.
2) Prudência
casou com Antônio Paulo da Silova e tiveram estes filhos: José, Paulo, Cândido e Maria
3) Francisca casou com Francisco Rocha e tiveram estes filhos: Maria, Emília e Laura.
4) Bernardina casou com João Caetano ....???
5) Lavínia casou com Pedro Tomaz Oliveira (apelidado de Badalo) e tiveram estes filhos: Dimas, Divo, Dilmo, Danilo, Diva e Dilma (casado com Leonidas Carvalho e teve a filha advogada Graça (Maria?)....)
6) Santa casou com Elesbão da Silva e teve os filho Normélia (Francisco...???)
7) Maria casou com Carlos Meinecke ....????
8) José Rosendo Fogaça casou com Maria...? e tiveram os filhos: Davino, Antonio, Avelino, Santo, Abelardo, Loreno, Bernardina, Malvina, Erundina, Vilda e Maria.
9) Luis Fogaça casou com Maria Mendes e tiveram estes filhos:  Nilda (casou com Joaqui Fernandes), Nair (casou com Horácio Santos), Dulce (casou com Carlos) e Alcides (casou com Aidé).

10) Alvim Rosendo Fogaça casou com Olívia Oliveira (filha de Júlio Marcos de Oliveira e Maria Carolina das Neves) e tiveram estes filhos.

1)Romilda Fogaça, 
2)Antônio Lisboa Rosendo Fogaça,
3)Jurema Fogaça, (Professora - Blumenau - SC)
4)Alfredo Fogaça,
5)Arlindo Fogaça,
6)Iolanda Fogaça,
7)Orlando Fogaça,
8)Arina Fogaça,
9)Guido Fogaça e
10)Vera Fogaça.(Advogada em Blumenau - SC)
...
By
= pesquisa e texto de:


laerciobeckhauser@gmail.com

Veja nos sites:
http://www.laerciobeckhauser.com/

Textos no Recanto das Letras:
http://www.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=495356

Vejam estes textos também,
Clique aqui na frase escrita em azul:

Genealogia das Famílias - Seus antepassados e seus descendentes. O Estudo da Família.
e
Como descobrir o Significado Como descobrir o SIGNIFICADO do NOME e Sobrenome? DIVERSAS LÍNGUAS... Parte II = Complementos.
+
O Significado do Nome e Sobrenome. Descubra.
Beckhauser
Enviado por Beckhauser em 17/06/2007
Reeditado em 25/06/2007
Código do texto: T530043
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.