Biografia autorizada - em agradecimento à confreira Carmem Lucia da Silva

Biografia da Acadêmica Sílvia Aparecida Pereira para a Posse na ABL, primeira ocupante da Cadeira 31, Cornélio Pires.

Sílvia Aparecida Pereira nasceu na cidade de Avaré, São Paulo, aos 27 dias de fevereiro de 1962. Filha de Isaura dos Reis Pereira e Silvio Pereira, aqui presentes, teve uma vida simples, no interior de São Paulo.

Morou em Avaré apenas até os 10 meses, quando seus pais mudaram para Botucatu – S.P., onde permaneceram até 1969, ano que seu pai, pedreiro, foi tentar a vida em Diadema, São Paulo, onde moravam seus tios paternos e maternos. Eram dois irmãos casados com duas irmãs.

Tinha, então, sete anos. Alfabetizou-se por lá e morou até os 11 anos, quando voltou para Botucatu, pois a vida profissional do pai não andava bem.

Leitora compulsiva... leu Tibicuera de Érico Veríssimo, depois, Éramos Seis de Maria José Dupré, livros de temática pesada para a idade, antes dos 11 anos.

Sempre vinha aos finais de ano e datas comemorativas para a casa dos tios, em Avaré, cidade Natal. Evaristo, um dos tios, tinha um bar. Ah, era uma fartura!

Casou-se aos 18 anos. Teve dois filhos: um menino e uma menina. Eveline, hoje, com 36, Bióloga e professora e Renan com 26 anos, cursando administração. É avó de Francisco há 18 meses, o que nos diz ser uma experiência inenarrável.

Foi casada com o pai de seus dois filhos por 14 anos, mas se separou em 1995 e só então começou a fazer faculdade de Letras. Começava ali sua batalha e determinação para manter a família, estudar e promover – também - estudo aos filhos.

Sílvia Aparecida Pereira terminou Letras em 1997, na UNIFAC. É Pedagoga formada pela UNESP/UNIVESP e, atualmente, faz Psicologia na Faculdade Galileu.

Prestou e passou em concurso público estadual em Língua Portuguesa, em 1998, um ano após sua formatura, assumindo cargo efetivo em São Manuel. Lecionou em escolas profissionalizantes: SENAC, SESI e SENAI, Faculdade Eduvale de Ensino, e leciona na SEESP até os dias atuais.

Ministrou, nesta trajetória de 24 anos, aulas na área de Comunicação e Expressão, Comunicação Social, História da Comunicação nos cursos de Turismo, Administração, Publicidade e Propaganda, Direito e cursos de Português básico semanal para o curso de Direito até 2006.

É revisora de livros, dentre os quais: dois livros do escritor Ieso Nascimento, “O guardião dos gentios” e “Corno e outros Bixos” e um da Associação dos Poetas e Escritores de Botucatu (APEB).

Participa das publicações das Coletâneas da APEB com textos em poesia e prosa. Na prosa, em especial, escreve contos.

Nos últimos cinco anos foi diretora das escolas públicas, E.E. Álvaro José de Souza, E.E. Prof. Francisco Guedelha (em substituição), e E.E. Dom Lúcio Antunes de Souza e E.E. Américo Virgínio dos Santos como designada. Encontra-se, em atividade, atualmente, aguardando sua aposentadoria.

Escreve, igualmente, para o site Recanto das Letras.

Publicou em 2017 na coletânea Palavra é Arte de Gilberto Martins e pelo Recanto “Conversas com o travesseiro”, em 2018. Tem participação na coletânea” Poemas transbordantes” pela Editora Palavra Viva, Poemas transbordantes, pela Editora Palavra Viva e Coletâneas, Volume I, pela Recanto das Letras. Acaba de sair, ainda em fase de lançamento, seu novo livro “Leveza da Alma”, também pela Recanto.

Ressalta sempre em suas falas e nas entrelinhas de seus contos e poesias o amor à família, à natureza, à vida e, em especial, à melhor escolha: ser mãe de Eveline e Renan e amar os antepassados e os descendentes, tendo o privilégio de ser avó de Francisco e seus filhos de coração o genro, João, a nora, Priscila, como ela diz: agregados.

Sílvia, mulher incansável, escritora, poeta, mãe, avó, educadora, amante das Letras, sonhadora, uma aprendiz da vida, ‘que se depara com o tempo o qual afirma trazer as melhores respostas para tudo.

Todo nosso respeito e apreço e nossas boas-vindas à família ABL.

Acadêmica Carmem Lúcia Ebúrneo da Silva

Membro Efetivo da Academia Botucatuense de Letras

Cadeira 13, Machado de Assis, antecessor Bahige Fadel

Silvinhapoeta e Carmem Lucia da Silva
Enviado por Silvinhapoeta em 12/06/2019
Código do texto: T6670800
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.