POR QUE RESOLVI ESCREVER O LIVRO: DEPRESSÃO PROFUNDA SOBREVIVI? 2.ª PARTE.

POR QUE RESOLVI ESCREVER O LIVRO: DEPRESSÃO PROFUNDA SOBREVIVI? 2.ª PARTE.

AGORA, IREI FALAR COMO FOI A MINHA TRAJETÓRIA PARA EDITAR E PUBLICAR O MEU PRIMEIRO LIVRO. COMO FOI?

Antes de discorrer a parte da publicação eu gostaria de falar um pouco sobre a editoração. Para isso vamos conhecer um pouco da história da Escrita do livro: DEPRESSÃO PROFUNDA SOBREVIVI!

A partir do ano 2000 foram escritos os primeiros manuscritos em tempos reais aos acontecimentos, os originais estão todos preservados. Foram utilizadas canetas azul, preta, vermelha e lápis. Folhas de fichário, caderno, sulfite. E Desenhos feitos a mão. No ano de 2012 foram digitados os manuscritos, impressos. O título inicial era: Eu SOBREVIVI a uma DEPRESSÃO PROFUNDA! Inicialmente foram impressos e encadernados 7 exemplares, e distribuídos GRATUITAMENTE para os primeiros leitores. E alguns destes leitores colaboraram com os seus depoimentos sobre a obra.

Após todo esse possesso, foi realizada a 1.ª revisão do conteúdo e texto com base nos comentários e sugestões dos primeiros leitores. Uma vez de posse de todas essas informações, chegou a hora de apresentar os manuscritos ao mercado editorial! Trabalho esse nada fácil! Na época.

Primeiro de tudo fiz um levantamento das editoras mais conhecidas. Isso começou no ano de 2013. E comecei a enviar copias dos manuscritos a todas que aceitavam. A primeira a receber foi a editora Ediouro. E não demorou muito e o editor entrou em contado avisando que a obra iria ser analisada. Porem após algum tempo a resposta foi negativa. E o mesmo aconteceu sucessivamente com várias editoras. Elas diziam que: “O livro era bom elogiavam, mas que não fazia parte do perfil de suas publicações.” Mas eu não desisti!

No mesmo ano de 2013. Tive uma outra ideia que foi o “divisor de águas” por assim dizer! Na cidade onde eu moro, havia um Jornal de distribuição gratuita de tiragem quinzenal. E eu costumava pegar sempre eles nos comércios, para olhar e ler. E num determinado momento, me surgiu a ideia de olhar a seção editorial do Jornal, e pude perceber que a editora do Jornal era local. Daí pensei, vou também entrar em contato com essa editora para ver se ela aceita ler os meus manuscritos. E foi o que de fato, ACONTECEU! Ela aceitou!

Um fato muito interessante que gostaria de relatar, foi que para pegar os manuscritos, em vez de solicitar que eu os envia-se por e-mail, ela preferiu vir buscar pessoalmente em minha casa. Daí nos conhecemos e começou uma amizade. Dessa amizade resultou numa parceria, o qual tive o privilégio de trabalhar na editora como colaborador voluntário. Eu tinha um projeto paralelo ao livro de escrita, mas esse na minha área profissional. E ela me concedeu um terço de página do jornal, quinzenalmente para a publicação da minha 1.ª Coluna, na seção editorial, intitulada: “SMS – Segurança – Meio Ambiente & Saúde.” Por Josué Ribeiro. (Hoje a coluna “SMS – Segurança – Meio Ambiente & Saúde” também está disponível em partes aqui no Recanto das Letras) A coluna só deixou de ser publicada quando o Jornal físico deixou de existir.

E após algum tempo veio a resposta referente ao livro e ela foi POSITIVA!!! Da primeira ligação para a editora, até a publicação do livro em formato digital E-BOOK. Se passaram 3 anos. Houve uma alteração do título inicial que era: Eu SOBREVIVI a uma DEPRESSÃO PROFUNDA! Passou a ser chamado: SOBREVIVI - Uma história real de um caso de superação! O E-BOOK foi lançado em julho de 2016. O Pré-lançamento ocorreu na rede social Facebook.

De 2016 em diante o E-BOOK SOBREVIVI! Passou a ser comercializado e divulgado tanto na página oficial do jornal nas redes sociais bem como na página oficial do livro que inicialmente foi criada no Facebook.

Continua na 3.ª e ULTIMA PARTE.

POR QUE RESOLVI ESCREVER O LIVRO: DEPRESSÃO PROFUNDA SOBREVIVI?

Josué Ribeiro
Enviado por Josué Ribeiro em 05/01/2020
Reeditado em 06/01/2020
Código do texto: T6835189
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.