AMADEO MODIGLIANI

      Pintor e escultor italiano de origem judaica, teve em suas primeiras obras a influência de Cézanne e do Cubismo.  (cubismo é a decomposição e a geometrização das formas naturais que negava o realismo visual e as leis das perspectivas, representando os objetos e pessoas em sua totalidade, como se fossem vistos ao mesmo tempo, por todos os lados).
      Foram  pioneiros nesse estilo Pablo Picasso e George Braque. 
      Os quadros de Modigliani lembram a arte africana, com traços simples de formas alongadas.
      Suas obras mais importantes foram Mulher do Povo; Cigana com Menino e Grande Nu Deitado, que em Paris tornou-se um escândalo pelo grande número de nus em seus quadros. 
      Sua amizade com Constantin Bracusi levou-o a dedicar-se à escultura que, assim como seus quadros, tendem para a arte africana.
      Amadeo Modigliani levava uma vida boêmia e o uso excessivo de álcool, morrendo de tuberculose  ainda novo. 
      Em sua biografia, diz apenas que morreu tuberculoso, mas no filme sobre sua vida, além de doente,  levou um tiro e morreu no meio de uma praça. Sua mulher, que grávida de um filho dele, ao saber que ele havia morrido, suicida-se, jogando-se de uma janela. Ela foi a mulher que ele tinha como principal,  para servir de modelo aos seus quadros e esculturas.
naja
Enviado por naja em 23/11/2007
Código do texto: T749813