A Boa Notícia de Jesus (Mateus 12,18-27)

Alguns saduceus, os quais afirmam que ninguém ressuscita, chegaram perto de Jesus e disseram:

- Mestre, Moisés escreveu para nós a seguinte lei: "Se um homem morrer e deixar a esposa sem filhos, o irmão dele deve casar com a viúva, para terem filhos, que serão considerados filhos do irmão que morreu." Acontece que havia sete irmãos. O mais velho casou e morreu sem deixar filhos. O segundo casou com a viúva e morreu sem deixar filhos. Aconteceu a mesma coisa com o terceiro. Afinal, os sete irmãos casaram com a mesma mulher e morreram sem deixar filhos. Depois de todos eles, a mulher também morreu. Portanto, no dia da ressurreição, quando todos os mortos tornarem a viver, de qual dos sete a mulher vai ser esposa? Pois todos eles casaram com ela!

Jesus respondeu:

- Como vocês estão errados, não conhecendo nem as Escrituras Sagradas nem o poder de Deus. Pois, quando os mortos ressuscitarem, serão como os anjos do céu, e ninguém casará. Vocês nunca leram no Livro de Moisés o que está escrito sobre a ressurreição? Quando fala do espinheiro que estava em fogo, está escrito que Deus disse a Moisés: "Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó." E Deus não é Deus dos mortos e sim dos vivos. Vocês estão completamente errados!

****************************************************

Os saduceus, aqui, sempre preocupados com a prática da lei, observando-na ao pé letra, mas esquecendo de vivê-la na sua plenitude. Preocupados com uma coisa que pode-se dizer banal, a materialidade após a morte. Sim, porque eles perguntaram qual irmão iria se casar com a mulher e pensar isso após a morte é visar bens materiais, é estar visando algo não condizente aos olhos de Deus. Na verdade eles estavam esquecendo de juntar os tesouros essenciais aqui a terra, aquele que a traça não corrói, aquele que está ausente nos corações das pessoas, aquele que é fonte de vida: O AMOR a Deus de todo coração e ao próximo como a si mesmo.

Deus é o Deus dos vivos e estamos incluidos nesta eternidade pela comunhão de amor com todos que nos rodeiam, principalmente aqueles mais sedentos do amor de Deus. Plantando agora colheremos frutos em abundância. Esta passagem terrena é como um sopro, as alegrias são efêmeras, os bens materiais são corroídos. Portanto, viver na eternidade junto aos irmãos depende de nossas ações, do nosso testemunho de vida autêntico, no qual seremos novas criaturas banhadas pelo amor de Deus.

A proposta desta Boa Notícia nos leva a crer na bondade infinita do Pai que nada nos impõe, ao contrário, nos dá livre arbítrio para decidir entre o certo e o errado. As Sagradas Escrituras é nosso guia, é nossa luz, nossa força. Ela que nos tira da escuridão, nos livra do pecado, nos conduz a uma vida plena. Deus pensou em tudo até em nos deixar um grande diário, a fim de que pudéssemos, todos os dias, perceber sua voz suave tocando nossos corações, a fim de que pudésse, todos os dias, ter este contato direto com Ele. Isso é ressurreição, ressuscitar da vida para a morte, ainda aqui nesta terra.

Senhor, dai-nos a alegria de ressuscitar a cada dia.