A Boa Notícia de Jesus (Mateus 5,1-12)

O Sermão do Monte

Quando Jesus viu aquelas multidões, subiu um monte e sentou-se. Os seus discípulos chegaram perto dele, e ele começou a ensiná-los.

Jesus disse:

- Felizes as pessoas que sabem que são

espiritualmente pobres,

pois o Reino do Céu é delas.

- Felizes as pessoas que choram,

pois Deus as consolará.

- Felizes as pessoas humildes,

pois receberão o que Deus

tem prometido.

- Felizes as pessoas que têm fome e sede

de fazer a vontade de Deus,

pois ele as deixará

completamente satisfeitas.

- Felizes as pessoas que têm misericórdia

dos outros,

pois Deus terá misericórdia delas.

- Felizes as pessoas que têm o coração puro,

pois elas verão a Deus.

- Felizes as pessoas que trabalham pela paz,

pois Deus as tratará como seus filhos.

- Felizes as pessoas que sofrem perseguições

por fazerem a vontade de Deus,

pois o Reino do Céu é delas.

- Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores. Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.

****************************************************

Todo o ensinamento de Jesus se resume apenas em uma palavra: AMOR

As Bem-aventuranças são verdadeiras lições de encorajamente aos filhos que Ele tanto ama. Nesta passagem percebemos quantos obstáculos encontramos quando optamos por seguir o Filho de Deus. Ele mesmo já anuncia, evidencia esta inevitável perseguição aos que a Ele se achegam.

Para nos fortalecer nos dá sempre uma palavra de conforto, mostra que estará ao nosso lado em todos os momentos, que não nos abandonará, que enviará o Espírito Santo para nos consolar e nos dar força. Quem ama não esquece, e Jesus, mesmo subindo para junto do Pai, nos promete ainda mais amor.

A sintonia com o Pai o fortalecia e transmitia essa fortaleza a todos que o acompanhavam, ficavam boquiabertos ao ouvir tão ricas instruções e se perguntavam de onde provinha tanta sabedoria, pois alguns achavam que Ele era apenas o filho do carpinteiro, e não o Filho do Criador do Universo.

Jesus não nos desampara e nos conforta dizendo: - Filho, estarei contigo em todos os momentos, mesmo quando pensares que te abandonarei aí é que estou junto de Ti. Não apenas observa meus mandamentos, pratica-os e terás a recompensa eterna.