Siga e Seja Feliz

Tudo, absolutamente tudo passa neste mundo e na vida...

Você ainda não se percebeu o que exatamente eu sou, não é?

Pego-me rindo disso! Chega ser engraçado, e dou muitas risadas para compensar seu desprezo. Desprezo, não sofrimento: não sofro por você!

Minha intuição aguçada me diz que há alguém que você conhece neste novo chão que irá pisar... Provavelmente foi e será novamente sua atual aventura. O tipo de pessoa 'mente aberta', seguidora de algumas das leis Alternativas, que se permite tudo, que faz qualquer coisa em nome da arte e provavelmente te chame de 'meu rei' ou 'meu branco'...

Minha intuição é tão boa assim, ou você é tão previsível?Talvez, você nunca saberá! Prefiro ser incógnita, e aprendi a viver bem sem ser compreendida, e isso também me faz rir.

Eu já refleti por muito tempo, até quando você conseguiria suportar essa vida que leva, e que não é a que pretendia ter... A realidade precisa condizer com aquilo que a mente visualiza... Você sempre precisou incorporar em totalidade esse personagem que deseja materializar...

Se em algum momento você se perguntou como eu consigo viver como vivo, ria disso. Não tenho vida dupla... Só acredito que ninguém criou algum projeto de lei que determine que uma mulher não pode ser tudo o que ela quiser... Eu sou a mãe, a doméstica, a faxineira diarista, a psicóloga, a advogada, a protetora de animais, a professora particular, a administradora de empresas, a artista plástica, a pesquisadora, a botânica, a santa, a prostituta particular, a médica, a conselheira, a louca desvairada, a chef de cozinha, a doceira, a pretensa ufóloga, a pedagoga, a pintora, a servente de pedreiro, a bordadeira, a mulher, a menina, um moleque peralta, a bruxa, a médium, a vidente, a sacerdotisa, o bicho do mato... Eu sou cada lâmina do Tarô.

Não tivemos muito tempo para que você me conhecesse, mas eu tive tempo suficiente para conhecê-lo e garanto: alguém que não crê em tempo e espaço não necessita dos recursos que a maioria necessita. Pra mim, basta ver, sentir e pensar!

Uma das coisas que você não conheceu sobre mim é que odeio ser vista como um rostinho lindo. Odeio quando imaginam como é meu corpo e tudo o que ele pode proporcionar. Pois quando me enxergam deste modo, supõe-se que sou oca, fútil, sem opinião e que o único meio que tenho de ser admirada e amada é me entregando numa cama, ou como preferir no chão. Eu não vejo as pessoas como são por fora, e detesto ser vista desse modo.

Sendo assim, eu jamais me entrego sem amor. Mas amo sem medidas e sem esperar nada em troca. Mas, não sou imbecil a ponto de dar tanto valor a uma pessoa que não consegue ver o próprio valor, fosse o contrário você não viveria se autodestruindo.

Quis a vida, destino, seja lá como queira chamar, que eu encontrasse o que mais busquei neste mundo num corpo tão jovem e tão confuso. Isso tudo o que você vive, eu já vivi. O que irá experimentar, já experimentei. Já foi o tempo que eu estacionava no caminho esperando por alguém para enfim continuar meu trajeto. E hoje, não tenho nenhuma vontade de regredir pelo mesmo trajeto que fiz.

Não me vale à pena... E você é do tipo de pessoa que só aprende quebrando a cara. Parece um fanático por Rimbaumd ou Baudelaire, que considera tão intensa e verdadeira a vida que tiveram, que precisa imitá-los. E lamento: imitá-los pode não torná-lo igual a eles, pois sempre haverá apenas um Rimbaumd e um Baudelaire, mas seus seguidores, vemos aos montes.

Concluo o que afirmo: você se veste de um personagem e continua rejeitando o que de fato é.

Eu acreditei no seu progresso, eu acreditei que você seria também um imortal. De resto, eu simplesmente dou uma leve risada. Eu tive um dia um primeiro amor nesta vida, e ele me disse algo que mudou tudo a minha volta, e ainda muda: 'Acredite desacreditando'. Eu nunca fui pra você nada do que me dizia, e sabia que tudo o que era dito só tinha uma intenção. Você nunca confiou em mim e eu era apenas mais uma de suas fugas e atalhos! Se me pergunta se sofri com isso, a resposta é um redondo não. Pessoas são previsíveis, você não foi diferente e as coisas que me dizia já ouvi tanto que morro de tédio quando as ouço... Está pra nascer alguém que irá me surpreender. Você tanto insistiu, que agora é visto como qualquer um.

Parece-te incomum existir uma pessoa como eu? Eu existo e com toda a minha intensidade e serei sempre a única e nunca haverá ninguém como eu. Eu não me visto de nada, eu me faço despir todo dia.

Hoje você desejou me ver antes de partir... E ao ouvir o som de sua voz eu não fraquejei em dizer sim... E agora sei porque a vida me dá tudo de súbito, de surpresa: é um perigo eu ter tempo pra pensar! Se eu penso, eu tomo atitudes, e minhas atitudes são determinadas.

Eu estava seguindo ao seu encontro, e o tempo do trajeto foi o suficiente para que eu voltasse pra casa. Pois eu odeio viver sob o julgo das questões, mas odeio mais ainda me enganar e fingir que não vejo as respostas. Não foi nunca o fato de não me responder, eu sabia o que estava se passando em sua vida. O fato foi você não assumir isso e não confiar isso a mim. Não foi nunca o fato de não ter valorizado ou retribuído os sonhos que sonhava pra você ou as oportunidades que queria atrair: foi você desprezá-las como despreza a própria vida. Não foi o fato de não ter aceitado meu convite e passado o Ano Novo em minha casa quando me sentia preocupada com a possibilidade de você passar o primeiro dia do ano só, mas não me ver antes de tudo como pelo menos sua amiga e insistir em me ver como uma coisa qualquer.

Você jamais fez algum esforço para me responder ou me mandar para o inferno. Você nunca suou um pouco para vir ao meu encontro... E eu fingia não ver tudo isso, pois eu não preciso quebrar a cara pra aprender, mas eu pago pra ver. Eu vez ou outra me engano e feio, e sinto prazer quando provo pra mim mesma quando me engano. E hoje, você me procura... Para enfim conhecer o rostinho lindo? Para me levar pra cama e dizer: essa eu experimentei? Para se certificar de que sou tudo o que imagina que eu seja? Lamento dizer: está aqui você nunca vai comprovar nada de nada! E se consuma com isso: eu sou tudo o que você imagina que sou!

Satisfaça-se em saber que sou muito boa em tudo o que faço, mesmo quando não há aprovação. Pois eu sempre dou meu melhor e procuro fazer meu melhor, e não preciso provar isso nem pra você e nem pra ninguém, basta-me acreditar no que faço! Acredito tanto no que digo, que nem meu desprezo eu dou pra qualquer um. Você não evolui muito... E eu não vou esperar por isso. Eu sempre fui sua amiga, mas você não deve ter muitos amigos a não ser os de copo, pois não sabe diferenciá-los.

Eu já vivi desregradamente tempo suficiente para me expor a Morte várias vezes e perceber que só chegaria a algum lugar sendo eu mesma, não sendo o que vejo nos outros e nem o que os outros esperam que eu seja. O mundo não precisa de mais Baudelaire's e Rimbaud's... Nem de Florbela's Espanca, Frida's e Jim's Morrison... O mundo já está cheio de pessoas que são 'clones' umas das outras...

Eu vivo tudo o que me permito, tenho minha filosofia de vida insana e nunca fui santa. Mas aprendi a demarcar meus limites quando vi que eu só podia amar alguma coisa se me amasse primeiro. Que a vida que me invade é muito mais valiosa do que qualquer outra coisa.

Não quero ser lembrada por você deste modo... E nunca pensei que você seria mais um desprezível macho que se faz de homem. Ou melhor, mais um homem apenas, pois ser um humano é algo bem diferente...

Se enrosque com qualquer rabo de saia que abrir as pernas pra você, se precisa disso para falar do suposto 'amor' ou de paixão... Beba quantas garrafas quiser e fique dias sem dormir para declarar o quanto boêmio consegue ser... Se perca em tudo que coloca a vida em risco disfarçado de filosofia zen para se auto-afirmar artista. Eu... Eu já fiz tudo isso, mas não havia desculpa nenhuma... Fazia e faço muitas coisas pela curiosidade que me move de conhecer tudo e para refletir e concluir... Porque não vou pelo que os outros dizem, mas pelo que eu mesma posso ver... Porque me fascina tanto o comportamento das pessoas que preciso sentir na pele o que se passa dentro delas... Por viver sem premeditar nada e vivia o que vinha ao meu encontro pra ser vivido... Eu sou meu próprio rato branco, minha própria cobaia neste laboratório chamado vida. Eu não preciso usar ninguém para me certificar de nada! E não faço para me rotular artista! Meu bem, eu nasci artista e nada me daria ou tirará isso! Você... Se acabe precocemente pela vida tentando ser...

Enquanto isso eu serei lembrada depois que morrer... Não pelas besteiras inconseqüentes que fazia, mas por aprender com a vida e terminar minha jornada com classe e como exemplo pra algo de bom.

Achei que você seria um imortal que um dia poderia ter seguidores... Se for, eu não farei parte disto! Artistas que acabam suas vidas bêbados em sarjetas, com sífilis, de over dose, hepáticos e suicidas eu não quero seguir... Pois, por todas as verdades que eles possam ter dito, nenhuma delas me serve à partir do momento que não serviu pra eles mesmos.

Quero ser lembrada, mesmo que seja pelos meus filhos, como alguém que dizia, vivia e escrevia sobre o que acredita. Quero ser lembrada como a pessoa que aprendeu com suas reflexões e seus erros e tirou bom proveito disto. Como alguém que sempre aceitou o que era e nunca teve vergonha disso...Se lembre de mim assim: não tentei ser bom exemplo pra ninguém, só provei com a própria vida o que digo. Não quero ser seguida, só digo do que sei pois vivo.

Quanto a você, deixe-me lembrar de você como alguém que tem todas as chances ainda de se encontrar e ser tão grande quanto pode ser... Deixe-me lembrar de você sem a chance de me decepcionar... Estarei aqui torcendo como sempre, desejando seu sucesso em todas as áreas de sua vida, sendo sempre sua amiga...

Não terei a oportunidade de te dar seu presente prometido para este ano, e provavelmente nunca terei, pois não quero mais dá-lo: peguei todas as minhas economias que me serviriam para publicar meu livro e reservei para publicar o seu. Mas, a ausência de suas respostas me provou que nem isso você quer de verdade. Pois é... Eu realmente acreditava em você... Mas, obrigada pela lição: não se consegue nada sem esforço! Lembre-se disso: as coisas não vão cair do céu e ser guerreiro não é estar no mar de problemas, mas superá-los!

Ah! E faça-me o favor: não morra numa sarjeta qualquer, ou eu nunca irei te ler!

São Paulo, 29 de Janeiro de 2009.

Ps: Eu poderia dizer isso tudo na sua cara, pois sou mulher pra isso... Mas não quero mais ouvir o som de sua voz, e assim já fica um aviso para qualquer engraçadinho que pense que sou facinha!

Me poupem: tenho mais o que fazer e não tenho tempo nem paciência para disperdiçar com coraçõezinhos explodindo em volta dos olhos e suspiros apaixonados!

Shimada Coelho A Alma Nua
Enviado por Shimada Coelho A Alma Nua em 29/01/2009
Reeditado em 29/01/2009
Código do texto: T1412059
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.