Semeando Palavras

"O semeador lança a semente em terra e um passarinho a comeu. O semeador vê brotar algo que não foi o que semeou. Até mesmo em terra infértil brota alguma coisa que chamam de erva daninha ou mato. E se eu lançar sementes de Cerejeiras, pode nascer Mastruz. O que vai brotar da semente que lanço não depende só de mim. O que digo, nem sempre é entendido como o que eu queria dizer. O que digo, nem sempre é interpretado como gostaria, mas como quem as recebe interpreta." S.C.

II Epístola de Shimada ao Apóstolo das Artes, Calixto.

Eterno e querido amigo Calixto...

Essa 'mania' minha de tanto pensar e refletir me pega questionando sua essência: em quase seus trinta anos sua alma e sua consciência parecem ter mais de cem anos! E eu acreditava que nada neste mundo me surpreendia... E eis diante de mim você!

Derramaste suas palavras como quem serve o vinho mais raro do mundo, em taça pré-preparada. Onde estão os filósofos e pensadores? E como há Sofistas no mundo!

Compreenda meu pedido de aprovação como um ato de respeito imenso por sua pessoa e seu profissionalismo. É o compromisso com nosso público, nosso pequeno grande público. É o compromisso com a Arte e com a Amizade que nos ensinam acima de tudo respeito, embora muitos que leiam nossas palavras nos julguem indivíduos esnobes e desrespeitosos.

É meu caro... Não se vive só de ilusionismo... Isso também me leva a reflexão! Os sonhos de dias melhores são necessários para alimentar a Esperança, sem a qual ninguém pode sair do lugar nem mesmo acreditar em algo além do dia de Hoje. Fantasiar mascarando ainda mais a realidade é ilusão.

E neste ponto, enganam-se aqueles que acreditam que artistas vivem em um mundo ilusório para criar. Artistas utilizam-se das fantasias para mostrar a realidade, bem diferente de afundar-se na fantasia e transformá-la em realidade.

Sábias suas palavras... Sem alimentar-se da Verdade, a Alma definha, e surgem os Mortos-Vivos!

Tens toda razão em sua afirmação, e ai está a prova do que digo quanto a Arte: o artista é tido como alguém que representa, pois apresenta o que ninguém quer ver em sua real forma. A consciência que se alcança de realidade é tamanha, que chega a ser impossível não revelá-la... A tática é mascará-la de algo agradável para poder ser aceita... Pois quem tem definhando a Alma, só recebe o que é bom e agradável aos próprios sentidos.

Eu já esperava que este dia chegasse... Nosso inconformismo não iria nos permitir emudecer, e iríamos de algum modo defender essa força que nos move e nos torna de certa forma criadores... Não é apenas este portal... São todos os outros que se revelam em cada dia de nossas vidas... É nosso modo de nos protegermos e nos defendermos para não sermos também contaminados: não queremos deixar de ver...

Eu ainda não consigo tirar a 'bunda' da cabeça e ela surge enorme em meio as minhas reflexões... A 'bunda' tornou-se pra mim o símbolo da hipocrisia humana! Quantas pessoas sucumbem, deixando suas salivas de cobiça escorrerem diante de uma... Quantas pessoas ficam com os olhos dilatados na imagem de uma na tela da tv ou do monitor ou ainda em páginas e mais páginas de revistas... E como uma palavra de cinco letras, BUNDA, tem tanto poder de revelar o hipócrita em seu falso moralismo e falsa ética!

Sim, meu amigo... Três vezes ao dia eu limpo minha bunda, e várias outras quando me deparo com minhas linhas mal escritas ou outras coisas similares... E ainda lateja em minha cabeça como pode alguém se espantar diante da verdade real: limpar a bunda é fato, mas reagem quanto a isso do mesmo modo como reagem a outras coisas... Penso que a maioria das pessoas tem memória curta, e o fato de não ver cara a cara a própria bunda faz com que elas pensem não tê-la... Lembram-se da existência dela ao olhar no espelho antes de sair, quando dão a última espiada e se certificam que o rasgo que cria duas bandas está bem evidente pra chamar a atenção de alguém...

E ainda não me conformo porque limpar a bunda pode chocar tanto e revelar tanto a postura hipócrita de algumas pessoas... Somos reles desclassificados por usar bunda? Somos tão mal educados que enchemos nossa boca para falar de bunda? É reflexo de nossa ignorância? Ou respeitamos a origem da palavra africana? Devemos discriminar os dialetos, inclusive o Kimbundo, pois os descendentes de colonizadores catequizados acham primitivo e vulgar um 'bunda'? O que vem da Angola seria selvagem demais? Deveríamos falar traseiros? Uma pessoa é como um automóvel e como tal tem 'uma traseira'?Ou deveria falar nádegas? Um sujeito desbocado como esse que desferiu seu melhor vocabulário e que discrimina o uso da palavra 'bunda', diz o que quando segura um quadril? "Vou socar nas suas nádegas?" O falso erudito estava correto em te mandar 'tomar no cú', mas você está errado em dizer 'vai limpar a bunda'?

Melhor deixar a história da bunda de lado... Fico indignada com tamanha ignorância, e depois ignorantes somos nós... Posso perceber a fragilidade, a falta de segurança e opinião quando textos como esses não são comentados... Que opinião formada alguém pode expressar sobre isso se não as tem?

Pois bem, continuando nosso assunto... Se quiserem ver as provas das palavras de Schopenhauer é observar um grupo de pessoas em diálogo... Mais parece monólogos com a parede pela disputa em um falar mais que o outro, na tremenda falta de educação de passar a voz por cima de quem tem a vez da palavra...

Eu vejo nos grupos as conversas... Todos tão preocupados em mostrar o quão intelectuais, inteligentes e informados são... E reclamam que eu fico muda... Falar o que diante de pessoas tão 'convictas' do que dizem só porque repetem o que Paulo Francis dizia? Conhecimento que é bom, ninguém tem! Lêem trocentos livros, assistem a diversos tipos de tosquices, buscam as notícias mais importantes do momento, e tudo isso só chega até a epiderme que reveste os neurônios, além disso, não passa! Tudo isso pra ter assunto na roda de conversa, e parecer um eco repetindo tudo o que foi dito, mas não se vê ninguém raciocinar por si próprio... Não se vê ninguém contrariando o que foi dito... São apenas uns bandos de robos programados para repetir as informações recebidas, e pronto!

" Você viu que o técnico fulano do tal time irá fazer e acontecer pois isso, isso e aquilo" Não é uma convicção, não é resultado de um raciocínio, é um eco do que ouviu de um cara de mesa redonda dizer!

É diferente quando cito um trecho de The Secret por vir de encontro com minha convicção formada antes de ler o livro! Eu não repito o trecho porque fiz do trecho minha lei após ler o livro, percebe?

Fora que considero uma tremenda falta de educação se expressar para as pessoas publicamente exigindo que elas estejam de posse de um dicionário. Cara, “Eu”, “Meu”, Brother, Meuermão, estamos no século XI! Ano de 2009, futurismo, tecnologia, e tem gente se comunicando com os outros como se estivesse ainda em 1950! Pra que? Pra mostrar quão culto, erudito, conhecedor das boas maneiras ou, quão vasto vocabulário tem? Aahhh! Poupem-me! Como tem gente chata e desagradável neste mundo! Como tem gente metida a besta que vive como se nunca defecasse!

No caso aqui... Lamento informar que sei exatamente quando as pessoas estão sendo sinceras comigo ou não... Dizem que vão voltar, mas não voltam! Dizem que estão indo ler o outro texto, mas a numeração da estatística não muda... Dizem qualquer merda pra ser percebido e, de repente, descobre-se a moeda corrente daqui: comentários! Comente três e ganhe quatro!

As ausências de duas coisas tornam a humanidade o próprio rastro de lixo que deixam: a falta de Deus (seja ele em forma de vaca, pedra, imagem de barro, ou invisível e sem nome), e a ausência de pensamento livre!

O mundo não pensa mais, o mundo apenas obedece e aceita sem questionar qualquer idéia que lançam em suas mentes. E quem pensa, é tido como anarquista, rebelde, depredador, arruaceiro, causador de desordem pública! E vive a maioria dentro de um padrão de vida tão igual uns aos outros, pois precisam ser aceitos, a rejeição dói e podem morrer se forem rejeitados!

E quando penso, chego a conclusão de que já estaríamos dominados pela hipocrisia se vivêssemos a Arte, sem defender não apenas causas, mas as causas de todo tipo de injustiça que vemos. Não é defender o social ou o animal, é ir contra os atos que tanto exigem a proteção social quanto animal.

Injustiça é injustiça em qualquer lugar, seja contra a Natureza, seja contra um animal, ou seja, contra uma pessoa, tudo é injustiça! A violência é violência em qualquer lugar: seja na agressão em palavras de bocas sujas que mandam tomar nos orifícios, seja na mão que desce na cara, seja na tortura de animais, seja na violação de crianças, seja no espancamento de idosos, é tudo violência!

Só que Arte, como podemos comprovar não está em todo lugar... Nem tudo é Arte, pois a Arte existe nos olhos de quem a enxerga e a cria!

São Paulo, 06 de Fevereiro de 2009.

Ps: Interpretem como quiser, contanto que pensem por si mesmos.

DESEJAR LER A RESPOSTA DE CALIXTO PARA SHIMADA?

ESCRIVANINHA DE OSCAR CALIXTO:

http://www.recantodasletras.com.br/cartas/1426162

Shimada Coelho A Alma Nua
Enviado por Shimada Coelho A Alma Nua em 06/02/2009
Reeditado em 07/02/2009
Código do texto: T1425244
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.