Ràsgàndò às Mòrdàçàs

"Posso perfeitamente respeitar o fato de que há pessoas que façam da escrita método de desabafo ou hobbie, contanto que respeitem o simples fato de que escrever pra mim é uma Arte e uma Profissão que levo muito à sério."

III Epístola de Shimada a Calixto Censor_ado

Salve! Poço de Tranqüilidade em meio a Tempestade!

Grata pelo cintilante: senti-me a própria libélula purpurinada e desvairada. Se sua intenção foi me relacionar a uma estrela, tire seu Unicórnio da chuva: não sou uma boa menina e não irei para o céu. No inferno não tem céu e não quero ter uma vida tediosa de brilhar, e brilhar e mais nada. Se for ser estrela, que seja por aqui nesta terra cinza pois no céu já há estrelas demais. Grata também pelo ‘lúcida’: é a primeira vez que alguém se refere a mim pelo antônimo de louca.

Louvados sejam os deuses - imaginários ou não - pela invenção do e-mail. Nossa conversa demoraria séculos para acabar e até chegarmos ao fim, já estaríamos mortos por apedrejamento. Diante da Inquisição Literária, talvez queimados vivos...

Imaginei que refletiste em cada linha, não por minhas palavras serem de difícil compreensão ou tão pouco pela sabedoria em minhas linhas, sendo esta da mesma dimensão de uma ervilha... Mas por ser você alguém possuidor de opinião formada... Quem tem opinião, pensa, quem pensa questiona, quem questiona têm as respostas! Convicção não é característica de um pretenso dono da verdade, ao contrário: é permitido mudar de opinião quantas vezes for necessário, SE alguém ou alguma coisa conseguir a proeza de provar o contrário do que pensamos.

É lamentável que as mordaças da Censura ainda imperem, meu amigo... Hoje em dia, as pessoas vivem de moda, e ser sincero e honesto não está na moda, podes perceber! Para todo lado que se olha a moda agora é uma mentirinha básica, uma sacaneada em tons pastéis, um fingimento clássico, uma enganação ali, outra aqui... Mas existe um pequeno detalhe que passa desapercebido das mentes que não pensam: quando se é sincero e honesto, se é, antes de tudo, consigo mesmo. Portanto, não há como mudarmos... Sim, seremos apedrejados! Pois sei: o silêncio que se faz perceptível denuncia os complôs em e-mails e Messenger’s da vida... Estão todos na espreita... Prepare-se: seremos imitados, mesmo desagradando!

Para quem se acha ofendido em ser comparado com máquinas que se comportam como meu computador - fiel e obediente - poder-se-ia comparar determinadas pessoas como ratos de laboratório não fosse eu grande admiradora dos ratos. Animais chegaram neste mundo antes dos humanos, e não sei de onde se tirou essa idéia de que humanos sejam superiores...Mas apenas comparando, sem de modo algum ofender os lindos peludinhos brancos, todos nós nascemos para correr durante a vida inteira dentro da roda instalada dentro de uma gaiola. Alguns poucos se cansam e saem da roda: vão pegar sementes e escondê-las, vão cuidar de sua toca de trapos, vão roer papelão até um dado momento que se cansam disto também, e apóiam-se nas grades para contemplar o além e desejá-lo. Como dizia o nobre Kahlil Gibran, todos nós somos prisioneiros, mas uns estão em cela com janelas. Nascemos prisioneiros deste corpo e somos de imediato mantidos condicionados a várias outras prisões. As janelas que Kahlil mencionava são os olhos que podem ver além e nem todo mundo se percebe que as tem...

Deveria sentir-se lisonjeado em ser chamado de sensor, meu caro... Até um sensor é mais vivo que muitos humanos! Quantas pessoas podemos perceber inertes, sem reflexos, mesmo que mil agulhas sejam usadas para causar alguma reação?

Confesso-te amigo: que inveja! Ninguém me mandou para lugar nenhum até agora! Muito menos houve algum e-mail com ameaças, nem tão pouco nenhum boca suja para fazer discurso. Serei eu assim tão previsível? Será tão evidente que se me mandarem para qualquer lugar ou me chamarem pelo nome de qualquer animal eu me afogaria na pia entupida da preocupação? Será medo ou respeito?

Certa vez, eu recebi por muitos dias ameaças até simpáticas, do tipo "vou processá-la nem que seja a última coisa que eu faça", ou "vou te achar e acabar com sua raça...” O motivo? Fútil como quem as fez: eu apreciava ler uma escritora que dizia o que pensava dos textos alheios, inclusive os meus. O energúmeno mentecapto que me ameaçava não se conformava que, depois que ela o ofendeu (segundo ele) eu não tomasse suas dores. Só havia um detalhe a ser considerado: eu nunca havia visto o sujeito nem nesta nem em nenhum de minhas vidas!

E sabe como são as pessoas que discutem demais, não é? Ficam em determinado momento sem argumentos. Foi então que precisei detalhar todos os transtornos presentes naquela cabeça doente, para ver se de alguma forma ele voltasse à atenção pra si mesmo. O resultado foi bastante satisfatório...

[Nota do autor: errei em dois pontos neste texto: coloquei uma crase onde não devia, e os resultados quanto ao sujeito foram temporários. Ele não somente continua o mesmo como está bem pior. E previsível como sempre...]

Às vezes, é necessário dar um 'choque' para o bem de alguém... Eu morro de amores por um escritor incrível, você iria apreciar... Frustrei-me em tentar estimulá-lo para que escrevesse mais, e vê-lo deslumbrante e imortal... O tempo urge, caro amigo... E ele perdia o tempo como quem perde água entre os dedos. Refleti por dias e decidi: hora do choque! Óbvio que tudo o que eu disse o afastou de mim... Eu precisei descrever em detalhes o 'eu' dele amanhã se continuasse a desviar de sua vocação. Pelo visto, está dando certo... Valeu à pena: perdi minha oportunidade, mas a humanidade vai ganhar!

O que me conta é algo que exige muita tolerância que não tenho: o 'pisar em ovos'... A Psicologia deveria ser disciplina aplicável desde o Ensino Fundamental, pois há muitas pessoas no mundo que não suportam qualquer palavra ou frase que estilhasse ou trinque a redoma que envolve o mundo imaginário delas. Antes de dizer um simples 'Olá', é preciso analisar a pessoa e saber como está o humor naquele momento, se há vestígios de problemas sérios em sua vida, que tipo de personalidade a pessoa possui, para então regular o tom da voz e cumprimentar. Dizer um "você pode melhorar" ou um “você parece mais gordo" é o fim do mundo pra muita gente!

É engraçado o resultado de discussões em um dos lados... Quando você joga uma verdade na cara do outro, este não podendo encará-la, busca na discussão toda um motivo para desviar o rumo da conversa, já percebeu? Provavelmente, o motivo da discussão nada tinha haver com o resultado final: este Movimento Pró-Bunda!

Parece que não podem alcançar a dimensão de hipocrisia! Limpar a bunda é um ato íntimo e reservado? Pois bem, de fato é. Mas estamos em 2009! Imagine você se estivéssemos em 1950, passando enfrente a uma banca de jornal onde capas e mais capas de revistas esfregam-se praticamente nas fuças dos pedestres, apresentando uma enorme bunda que falta mostrar o pequeno orifício? As mulheres são vistas cada vez mais como objetos - embora muitas acreditem ter conseguido a igualdade de sexos e a independência- porque insistem em mostrar suas partes traseiras e dianteiras sendo possível ver até o clitóris! Eis que se aproxima o Carnaval e tudo o que veremos serão muitas bundas em meio a plumas... Não há nada demais em se dizer 'limpar a bunda' ou 'menstruei’... Tem demais é ver tanta gente mostrando a bunda publicamente, revelando a parte de onde saem os excrementos humanos!

Céus! Não cite o nome dos imortais! Eles podem se revirar nos túmulos com o rumo que as Letras tomaram: nenhum! Mas você está novamente certo: eu gosto da verdade nua e crua na minha face, mesmo que venha como um tapa.

Quando me iniciei naquele portal, vi quando um Crítico dali me visitou a primeira vez... Até então, não sabia que era um Crítico. As palavras que ele usou para definir meu texto foram tão profissionais que fui saber de quem se tratava. Encontrei apenas uma foto sombria, e uma frase que nunca esqueci: "Sou seu pior pesadelo". Muito tempo depois descobri que era um crítico, lendo-o numa discussão. Minha admiração por ele veio por me criticar, e em cada critica, eu procurava saber o que era a falha apontada. Ele é uma pessoa ali que eu abaixo a cabeça e dou a mão a palmatória quando aponta os erros dos meus textos, pois ele é um profissional, um mestre e Critico exercendo com exímio sua função. Certa vez, eu publiquei um texto que não sabia como classificar, pois nunca havia escrito algo daquele modo... Coloquei como Ensaio por falta de opção... Ele disse se tratar de Prosa, e depois de assimilar a explicação dele, fiz a troca. Numa outra ocasião ele gostou de um texto, mas disse que ficaria melhor sem as frases em latim.. Não mudei para que todos vissem as frases ali relacionadas a critica dele, mas no livro irá sem latim.

Uma outra vez escrevi uma metáfora falando sobre o assédio que sofremos na Rede. Metáforas amenizam o impacto de convicções que queremos expressar... E não sei porque todo homem acredita que toda mulher que fica navegando durante a noite está atrás de 'aventura'. Um dos comentários que recebi, de uma senhora bem instruída nas letras, dizia que sou convencida por não gostar de ser vista como as demais! Eu ri... E constatei que ela não é tão instruída assim. Sim, eu aceito criticas, independente se eu acato ou não. Eu já aprendi a diferença de critica e ‘achismos’, criticas eu aceito, pois quem as faz sempre é um profissional da área, um ‘achista’ qualquer um pode ser. Diferente das opiniões que demonstram gosto ou desagrado. Nossos leitores são livres para dizer se é merda ou não!

Eu escrevo e não me considero escritora... Eu leio, portanto sou leitora e como tal expresso se agradou-me ou não. Não escrevo certo e não reparo se alguém o faz, pois não sou editora nem está escrito na minha testa "Word"... Detesto ter que comentar algo que não gosto, não sou Crítica e não dá para tirar algo bom de onde não tem. Feio não é ser ou deixar de ser... Feio é não admitir o que se é!

Rótulos e rótulos: quem os diferenciará? Imagine meu amigo, que o mundo é um enorme hipermercado onde os humanos são produtos em prateleiras, cada qual com seus rótulos... Que terror seria levar um vidro com rótulo de palmito e em casa ao abri-lo encontrar no interior do recipiente, picles!

Não poderia esperar outra postura de sua parte, e sei que és franco quanto ao que dizes de minhas linhas. Sei que não admiramos o trabalho um do outro para manter a alimentação por tubos do Ego que tentamos matar a cada dia, com nenhuma rasgação de seda. E aqui te lendo fico a pensar... Esses cuja postura mais parece ter saído de um filme mudo em preto em branco, jamais poderiam ser nem pretensos escritores em 1950... Os grandes escritores falavam sobre o proibido, sobre o que estava oculto! Não me recordo agora quem era o ilustre escritor que escrevia sobre tudo o que ele observava em sua pacata cidade, dai o surgimento da vagabundagem e descaramento do artista que retratava o cotidiano...

Está ai algo interessante, se houver como agradecer faça-o amigo! A mensagem medíocre resume-se a mediocridade para as amebas e os desprovidos de pensamento, mas para nós cuja Arte dotou-nos de criatividade, tudo tem alguma serventia, mesmo que seja para peso de papel! Expor o que se pensar de determinada coisa não é julgar. E vejo que nossa causa ganha cada vez mais fundamento: este nosso espaço não é um local para relacionamentos afetivos ou sexuais. Meu perfil me serve de curriculum, não de amostra grátis para prováveis casos. Nossa amizade por exemplo é resultado de nossas atividades de trabalho, mas de certo não escolhemos aquele portal em busca de pessoas para conhecer. Nossa vida social aqui no real vai bem, obrigada!

Estou longe de enquadrar-me ao que os acadêmicos julgam como correto, meu amigo... E não me importo: não quero fazer nada que já foi feito! Não quero ser eco de ninguém! Não posso fazer crítica a um texto, pois não sou formada para isso, mas posso dizer se gostei ou não e o por que! A maioria das pessoas ali escreve para garimpar parceiros de cama!

Achei impressionante um sujeito admitir que escreve seus contos eróticos apenas para conseguir mulheres para levar para cama! E ainda acrescentou: "assim eu tenho conseguido muitas parceiras! Basta escrever o que elas querem ler e descrever todas as fantasias que desejam realizar nas mãos de um homem! "Ado, ado, ado, cada um no seu quadrado? Sim! Este quadrado ao qual fazemos parte é um espaço para desenvolvermos a Arte Cultural, não sexual! Os incomodados deveriam se retirar e ir buscar uma bunda, um clitóris e um pênis em outro lugar, pois é de péssimo mau gosto receber mensagens que lotam os e-mails com insinuações e propostas indecentes como se nós estivéssemos ali pelo mesmo motivo destes!

Eu já tentei ir para a Puta que me pariu, mas mamãe insiste em dizer que não é nenhuma puta e não criou nenhuma! Não meu amigo, não vi essa pessoa que retrata, e até agora não sei de quem se trata. Eu poderia pedi-lo para contar-me quem foi que encheu a boca e deu-te passagem grátis para a 'puta que pariu', mas sei que não me dirás, pois até o momento não o fez. Admiro isso: o ato de alguém é uma coisa, a pessoa em si é outra. Uma atitude impensada não é o suficiente para julgar um caráter, nem é o correto.

Mas sim, há pessoas que não somente se contentam com mentiras como as prefere. Prova disto é que a verdade, mesmo que seja só sua, nunca é aceita. Ninguém se interessa pelo ponto de vista alheio ou a opinião verdadeira e sincera. Há pessoas que passam a vida inteira querendo ouvir apenas o que as agrada. Se alguém disser como eu sou linda, posso acreditar mesmo que sou, então quero ouvir sempre que sou linda, pois não me acho, mas se alguém disser fica mais simples em me ver assim. Sabe o que aprendi? Nunca sinta nenhum tipo de prazer com elogios, assim você não depende deles para acreditar em si mesmo. E quando vier as criticas, elas não irão afetá-lo!

É preocupante que o mundo não pense e fique dependendo de botões e controles remotos pra tudo...Anos trás foi feita uma pesquisa no Japão, de como seria a aparência humana daqui a alguns séculos. Pasme: seremos semelhantes ao que é conhecido por Extraterrestres! Um exemplo é ver quais os dedos mais utilizados para o uso de teclas e botões, os demais dedos serão extintos de nossa estrutura genética. A falta de raciocínio e o excesso de informações farão o cérebro crescer e ganharemos uma cabeça generosamente enorme! Creio que reprimir o que realmente se sente e se deseja falar também acrescentará volume a massa cinzenta.

Eu lamento que há alguém que queira apenas ouvir o que quer, não se importando se verdade ou não. Pois pra mim, o sacrifício de dizer que uma coisa vale 'x' quando na verdade é 'y' é grande demais!

Ps: Vi que conheceu meu amiga. O nome reflete um grande caráter! Como leiga não posso compartilhar contigo minha opinião estrutural sobre os textos dela, mas como apreciadora de boa leitura posso dizer-te que o que mais me agrada nas linhas desta é a sinceridade consigo mesma que, demonstram em cada uma de suas linhas muita sensibilidade e intensidade. Se literariamente é bom ou ruim, não importa.Importa que a obra deve refletir seu criador!

São Paulo, 07 de Fevereiro de 2009.

Ps: Eu sei que muita gente lê... Comentem! Juro que não vou morder nem arrancar pedaço! Só me façam o favor de usar o próprio cérebro!

Sério! Não vou morder! Meu lado 'bicho' já foi preso na corrente!... rssss

PS:ÀMIGO CÀLIXTO... OBRIGÀDÀ PELÀ DICÀ! IREI CORRIGIR MEU ERRO! SIM, EU ERRO E NÃO TENHO VERGONHÀ ÀLGUMÀ DE ÀSSUMIR ISSO!

ISSO NÃO FOI FRANQUEZA, FOI DESABAFO, ÓDIO, IRRITAÇÃO, A CARAPUÇA QUE SERVIU, CONVULSÃO INTERNA... PODE FAZER MELHOR QUE ISSO?

Shimada Coelho A Alma Nua
Enviado por Shimada Coelho A Alma Nua em 07/02/2009
Reeditado em 08/02/2009
Código do texto: T1426744
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.