UMA HOMENAGEM À AMIZADE.

UMA HOMENAGEM À AMIZADE.

 

 

Imaruí, SC, 24 de agosto de 2006.

 

 

 

Senhora Zeli,

 

 

 

Eu poderia ao longo dessa cartinha tratá-la de “Senhora”, essa seria uma forma respeitosa que muito me agradaria, entretanto, em virtude da nossa amizade e conseqüente intimidade de amigos, vou simplesmente tratá-la na segunda pessoa da conjugação da nossa língua. (tu).

E sem muito preâmbulo inicial, eu quero te explicar o porquê de estar te homenageando com uma orquídea, na verdade, uma Phalanaeópsis White.

Bom, minha querida amiga, como tu deve saber, a orquídea é uma flor rara (um vegetal), e floresce apenas uma vez por ano, por isso ela foi eleita como um símbolo heráldico (brasão) da amizade pela sua beleza e pela sua raridade, assim como são todas as amizades sinceras e raras, especialmente a nossa.

Justo e respeitosamente envolvido por uma simpatia que me liga a ti, tomei a liberdade cavalheiresca de te ofertar esta linda flor que, doravante, será o nosso símbolo: uma amizade leal, branca, sincera e rara como a Phalanaeópsis White.

Durante a minha já longa permanência nesta urbe, sempre fomos amigos leais e sempre nos procuramos para confidenciar os nossos problemas existenciais, porque nos apoiávamos um no outro, usando como se diz o famoso porto de amizade que nutríamos.

Querida Nega, quando me confidenciavas os teus problemas particulares e muito íntimos, naqueles momentos eu tinha ímpetos de te abraçar ternamente para poder te confortar, todavia deixava de fazê-lo, para não ser mal interpretado por furtivos olhares alheios que sempre estão de plantão.

Muitas vezes eu tive desejos de segurar as tuas mãos para, poder transmitir naquela hora de carências afetivas toda a minha amizade, a minha segurança, o meu equilíbrio e o meu calor fraternal, entretanto, minha querida amiga também tive medo de ser mal interpretado.

E para te falar a verdade, eu também estou tendo medo que alguém leia esta cartinha e interprete mal, porque tem pessoas que tem certos olhos e certos preconceitos.

Minha querida simpática e sorridente amiga, nada existe em mim além de uma admiração profunda.

Pois quando assim eu me deparo contigo e com a tua amizade, para mim, é como se parasse diante de uma joalheria e apreciasse de longe e através da vitrine de grossos vidros, a rara beleza da jóia ali exposta. Simplesmente tu!

É assim que eu vejo e sinto a nossa amizade.

Também é verdade que em função da minha irreverência, uma característica da minha personalidade, assim como a de todos os poetas e a de todos intelectuais de uma maneira geral, eu tenho dito para ti que:

Quando nós dois sofremos o processo reencarnatório numa esfera imponderável que até hoje não entendemos, mas que de certa forma eu creio que tal tenha ocorrido e deu-se o seguinte evento:

Fomos inseridos na singularidade do evento da vida, através de um túnel inescrutável e para a nossa desdita, caímos no mesmo lugar geograficamente falando. (Imaruí).

Tu aqui permaneceste e de criança passaste a ser uma menina faceira e levada, depois passaste a ser uma mocinha fagueira, lépida e graciosa, e com mais um pouco de paciência, passaste a ser esta linda mulher que hoje conheço e que é minha amiga.

Quanto a mim minha querida amiga, eu não sei da minha real origem, sou um espírito reencarnado, entretanto corre dentro de mim o sangue de aventureiro, por isso me joguei no mundo para conquistá-lo para mim.

Ledo engano foi esse meu desejo, pois o mundo já pertencia aos poderosos.

Mas sempre me portei dentro dos padrões tidos como o correto, dentro de uma sociedade que mais tarde vim descobrir é totalmente hipócrita.

Nunca perdi a minha ternura pelas coisas e pelas pessoas, e já homem feito parti em busca do amor, esse sentimento que tanto nos desespera.

Outro engano, pois minha amiga eu não o encontrei, apenas me deparei com mulheres (3) todas hipócritas, bloqueadas, interesseiras, sem amor e, para maior dor minha, até uma adúltera pisou os meus sentimentos me cobrindo com a negritude da infidelidade.

Não me deixei quedar na vida diante dessa situação inesperada, simplesmente me abracei com a minha própria alma e venci o mundo.

Assim tu me conheceste minha amiga, e tenho a certeza que tu conheces muito bem o meu caráter.

Graças a Deus eu sou firme como uma rocha.

Entretanto, tenho o coração brando porque sou um poeta, tenho sangue de poeta, e corre dentro de mim esse rio invisível, carregando o sentimento do amor e o estilo romântico tão desprezado hoje em dia.

Por isso e em minhas preces, eu tenho sempre pedido a Deus que nunca me tire o don do romantismo, mesmo sabendo eu que as rosas não falam, mas tenho a certeza de que elas sentem.

Nasci poeta e ainda não conheço o verdadeiro amor, é verdade que eu tenho um grande envolvimento com ele, mas é somente através da minha poesia.

Minha amiga, eu não fui contemplado com o amor de uma mulher.

Agora, quando o crepúsculo se avizinha da minha vida, é que parece estar surgindo de forma totalmente inesperada esse grande amor que sempre procurei.

Eu acho que essa mulher apareceu em minha vida para que, juntos, possamos ter num futuro próximo, a oportunidade de encerrarmos essa mesma vida numa apoteose final de benquerer e amor.

Eu tenho sempre pedido a Deus para que, não seja enganado novamente nesse sentimento que, os humanos falam tanto e sabem viver tão pouco.

Sei que eu vou morrer, todos nós um dia morreremos, mas, eu de um modo particular quero levar o amor dessa mulher para a eternidade, pois só assim, o meu espírito ficará em paz, e eu repousarei na minha origem metafísica: DEUS.

Plenamente satisfeito com esse sentimento humano.

Eu te falo assim porque somos amigos, ou melhor, eu te escrevo assim sabes o porquê?

Minha amiga, tudo isso acontece porque as nossas almas são sofridas e, por incrível que pareça, elas sofrem do mesmo mal: Falta de amor.

Por isso, se explica a nossa afinidade, na verdade, minha amiga, e sem a maldita modéstia, nós somos pedras preciosas.

Mas que, ainda não encontrou alguém para que possa fazer com que brilhemos exteriormente, assim como brilhamos por dentro, que está cheio de ternura pronta para explodir.

Essa cartinha pode ser tida como um desabafo, como uma reverência a nossa amizade ou, até mesmo, como uma despedida.

Entretanto, minha querida Nega, as pessoas que eu gosto de gostar, sempre levarei pelos caminhos que ainda hei de trilhar nesta vida e na outra.

Para terminar esta cartinha, eu quero deixar para ti o pensamento de Santo Agostinho a respeito da amizade.

Ei-lo:

“A amizade é tão verdadeira e tão vital, que nada mais santo e vantajoso pode se desejar no mundo”.

Aceite o meu abraço fraternal.

Obs. A fonte verde foi usada apenas para combinar com a orquídea.

 

Eráclito.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Eráclito Alírio da silveira
Enviado por Eráclito Alírio da silveira em 14/12/2006
Código do texto: T318108