Roberto, meu amor, foi bom demais ontem à noite, apenas fiquei um pouco preocupada com a nossa incapacidade de cumprir o tempo determinado, na próxima vez faremos esse esforço. Também preciso cuidar, Roberto, para que meu cotidiano não se desorganize, esse sentimento deve servir para nos aperfeiçoar, o amor só faz sentido quando é para o bem dos enamorados, para seu crescimento, sua busca de, não perfeição, mas excelência. Preciso ser atenta e serena, amar simplesmente. E não fazer mal a ninguém. Veja como crio regras para mim, meu Deus. Preciso aprender a conviver com esse sentimento, Roberto, o amor, que me deixa com o coração pulsando, e sem vontade de fazer nada a não ser escrever para você, olhar suas fotos, deitar no sofá com um livro aberto e ler nas páginas as nossas lembranças. Ao mesmo tempo, é maravilhoso estar nesse estado de espírito, receber este presente da vida, que foi encontrar você, e ser encontrada por você. As fotos registram essa nossa perfeita afinidadse, essa combinação espiritual e física que me parece mais antiga do que nós, do que nossos avós. Quando se abriu a porta daquele elevador, quase corremos um para os braços do outro, os dois famintos, os dois flagelados, os dois pedações de um ser que viveram afastados e finalmente se encontram. Homem e mulher. Bendita seja aquela foto no jornal, que teve o poder de nos unir para sempre, mesmo que jamais tenhamos uma vida em comum. Fiquei impressionada com a sua frase, Nunca fui feliz, e demorei a dormir pensando nisso, porque creio que também nunca fui realmente feliz nas relações amorosas, tive uma vida em comum com pessoas de quem gostei, de quem fui amiga ou companheira, e amei a quem nunca pôde ter comigo uma vida em comum, espero que essa não seja a minha  triste sina. Um amigo meu diz que a convivência sufoca o amor, mas não creio que seja verdade, não creio. Não pode ser verdade. Percebo que você tem muito a me ensinar, vejo em seu modo madur0o, intenso, vejo em sua pureza de alma, vejo que já estou me transformando, por influência de sua proximidade, e antevejo o que poderei ser ao seu lado. E acredito que também eu possa lhe oferecer algo, talvez eu tenha a lhe dar, além de amor, um mundo que você ama, ao qual pertence, mas que ficou esquecido de certa forma, dentro de você adormecido Um mundo ligado à poesia, aos livros, às descobertas, às grandes navegações interiores.
   Ao reler o que escrevi acima, percebo a minha expectativa amorosa, e me recordo da frase no sofá azul. Sempre respeitarei você, e respeitarei a mim mesma, e a todos os envolvidos nessa situação que Deus criou e à qual apenas assistimos. compassivos e impotentes. É a nossa natureza. Não creio que o sentimento justifique certos atos, certas escolhas, mas saberemos ser honestos e dignos, porque somos honestos e dignos. A música do seu conterrâneo diz, Sim, todo amor é sagrado. E o fruto do trabalho é mais sagrado, meu amor, Roberto, Roberto, Roberto em cada passo.
   Ouvi a gravação do começo de nossa conversa, achei sua voz sensível, e minha voz pueril, dengosa, tive um pouco de pudor dessa minha fraqueza de estar amando. carente, necessitada de você, de sua voz, de sua presença, embaraçada como uma adolescente. Gostei de irmos a Carmo do Rio Claro, que nome lindo, parecido com você, uma vez escrevi num livro, acho que foi a A última quimera, sobre Agusto dos Anjos, que se ele tivesse ido para Alegrete, onde pretendia ir, e não Leopoldina, nome dado homenagem à infelicíssima princesa, ele teria tido outro destino, um destino alegre. Mas eu, que nasci em Fortaleza, tenho ao mesmo tempo forças e fraquezas. Sinto forças, agora, para lutar por você, mesmo que ainda não nos conheçamos bem, mas a minha leitura profunda de você, a minha intuição vertinosa, os meus sonhos, tudo me faz certa de que você que eu quero, dentre todos os homens deste mundo. Num livro do Saramago, que acabo de ler, A Caverna, ele escreveu que o vencedor é aquele que sabe o que quer. Claro, não acredito em vencedores, ou perdedores, todos nós perdemos quando vencemos, e vencemos quando perdemos, mas essa frase me veio à mente, porque sei o que quero, e nada me distrai.
   A nossa sinceridade é um código de honra. Então, devo falar algo que não falei ontem. Quando conversei com a minha irmã, contei a ela, com eufemismos, a sua situação. Ela ficou muito preocupada, e não acredit ou em você. Ela teve uma experiência dolorosa com um homem que tinha uma situação semelhante, e quer cuidar de mim como a uma filha querida e inexperiente.
  Não recebi suas mensagens, veja, meu amor, o que está acontecendo. Acabo de apagar o último cigarro de palha, que o nosso amor me ajude a ter forças para nunca mais fumar, uma das provas mais difíceis de minha vida. Agora volto ao trabalho.
   Amo você, Roberto, amo, amo.
                                                  Sua 
                                          Ana Miranda

 
Ana Miranda
Enviado por RG em 28/09/2014
Reeditado em 11/11/2014
Código do texto: T4979783
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.