Carta a Douglas Lara

CARTA ABERTA A DOUGLAS LARA

Amigos:divulguem o Festival Internacional de Poesia em Cuba

O editor de Roda Mundo,Roda Gigante,onde tenho o prazer de ter meus textos(*), Douglas Lara, de Sorocaba,SP (atarefado com a segunda edição,pela Ottoni),envia notícia sobre o Festival Internacional de Cuba (em baixo). Douglas se faz conhecer na Internet pela seriedade e dignidade com que congrega escribas em seu livro e pelas suas revistas virtuais.Acostumei-me a considerá-lo um amigo, o que somente acontece, nos dias de hoje através da Internet(laços de amizade entre desconhecidos),a substituir as missivas dostempos de meus avós e meus pais.Vovô Luiz Máximo de Araújo, que era um missivista contumaz, fazia-a com escritores do Brasil inteiro, o que dei continuidade quando trabalhei na Gazeta Comercial de Juiz de Fora, do Brasil para a América Latina, acabando por ser nomeada "Delegada Ad-honoren do ICA(Instituto de Cultura Americana, pelo Barão de Domit (um país representava o outro e no meu caso, o URUGUAI),ilustre confrade a quem jamais encontrei e que me chamava continuamente a atenção por minhas cartas sem data, abertas ou razuradas.Naturalmente, eu as mandava íntegras.

Era a censura,nos Anos de Chumbo, o que só vim a compreender tempos depois."Senhorita de Araújo", exortava-me ele, dizendo que se eu continuasse a atrasar tanto o intercâmbio, seria cortada do cargo...rss..Felizmente isso nunca ocorreu e muitos escritores brasileiros pegavam comigo uma carta de apresentação para ir a outros Países, como um passaporte, muitos fugindo da Ditadura.Certa vez,o poeta e artista plástico Claudio Augusto de Miranda Sá,o Karl(que com o prenome de Marx, escolhido como nome poético, só poderia mesmo ser perseguido),queria ir ao Peru(foi quando aconteceu um terrível terremoto), viajou pela América Latina toda levando minha cartinha...manuscrita.Mandava-me cartões sem endereço, por onde passava, com uma palavra única,Paz, Saúde, coisas assim.Eu ficava perplexa e hoje sei que estava me protegendo...Esotérico,ecologista, quase dois metros de altura, intrigantes olhos verde azulados, leonino, esse moço andou a passear nas minhas fantasias de adolescente...Rss

Quando voltou, eu estava casada com ex-preso político, meu colega de redação, poeta et blá-blá-blá... Fui também designada para A ARIEL, Associação de Livre Pensadores, por PORTUGAL...Tudo, uma espécie de "NET" via Correios.E como funcionava, embora sem a rapidez hodierna...Tudo isso,veio-ma à cabeça, ao ler o release do Festival de Poesia cubano...

Imediatamente mandei ao editor a carta abaixo, que passa agora a ser "carta aberta"

Douglas amigo:

Amei essa idéia de poemas em garrafas,a nota do encontro internacional de poetas em Cuba(adoraria poder ir!Se arranjasse patrocínio, seria maravilhoso, mas nem vou tentar:para receber meu primeiro lugar de Conto em Portugal,Prêmio ex-aeqüo,daquela vez, consegui verba para receber a premiação,no Algarve(**), que gentilmente foi enviada pelo Correio... Por isso, luto dessa forma para que o Poeta seja melhor colocado no ranking brasileiro de "profissão".Se jogássemos com bola e não com palavras, seríamos melhor considerados).

Amo a fala de meu querido Thiago de Mello.Desde a juventude, a poesia dele me apaixona. Costumo dizer, em entrevistas: "Como diz o grande Thiago de Mello, "confesso que vivi", "para falar de minhas vivências, cito ou leio, em palestras, daqui de Minas Gerais até ao Norte do país, Os estatutos do Homem,coloco-as nas oficinas de Poesia que faço em faculdades ou com adolescente etc.Enfim, sou uma "thiagomeliana" de carteirinha...Rss

Há um ou dois anos,a Maria Inês Simões, da AVBL, que faz nossos lindos e-books, mandou o banner de um,de autora portuguesa, muito conhecida na Internet, que se chamava...CONFESSO QUE VIVI.Imediatamente, escrevi para a editora e disse que se comunicasse com a poetisa. SE o título fosse uma homenagem a Thiago, que isso ficasse claro, pela própria autora no prólogo, na capa, etc.Então , ao que parece, foi decidido trocar o título,pelo que apareceu na biblioteca virtual. Ela disse ter o livro em questão, que conhecera o Thiago... Pelo que parece, o verso consagrado ficou encrustrado em seu subconsciente...

Pois bem, meu caro Douglas, neste ano, li que a poetisa lançou um "Fazem Trevas Mas Eu Canto", algo assim! Trocou o escuro por trevas e acha normal, por certo.Mas nada poderá roubar a genialidade, a criatividade e a originalidade de Thiago de Mello. Seu estilo é bem marcado e seus muitos leitores o conhecem bem. Ele esteve em Belo Horizonte mas não pude comparecer, por estar fazendo palestras no mesmo momento.

Gostaria de pertencer à SUR, como fazer? Mande sempre as notícias sobre o X Festival Internacional de Poesia e estarei divulgando para você, nessa troca bonita que sempre fazemos, um divulgando o outro-uma das melhores coisas do Mundo Virtual Internético.

Hoje à noite estarei enviando a vc meus textos, para a seleção do Roda Viva 2006 e ligando também.

Um abraço cordifraterno:

Clevane Pessoa

N:com cópia para Stella, do SUR de Ribeirão Preto, end.de e-mail divulgado abaixo

(*)Roda Mundo 2005 e 2006,sucesso editorial(editado pela Ottoni e organizado pelo Douglas Lara-Sorocaba).

(**)XXIII Jogos Florais do Algarve,PT,com o conto "O Labirinto Negro",Prêmio Ex-Aeqüo.

CAMPANHA PELOS DIREITOS AUTORAIS.ENGROSSE ESSE RIO...

CLEVANE

PROFISSÃO:POETA,POETISA.JUNTE-SE A NÓS

Campanha de Clevane Pessoa