A Arte de Ensinar

Sou professora com muito orgulho... ensino porque gosto, porque tenho vocação, porque sei que o saber é pleno e se adquire na partilha e na convivência fraterna. É dessa forma que enriquecemos nossos conhecimentos.

Tenho uma relação cordial com meus alunos, sou querida por eles, sou ciente disso. Acalento seus sonhos com os pés fincados no chão duro do dia-a-dia, ensino-os os caminhos do saber recheado das grandes delícias da vida.

Sei ser compreensiva e amável sem ditar regras falhas e sem impor com dureza, dito regras com a alma, com a arte de um mestre que traz consigo a esperança de que só se muda o mundo, se mudarmos os rumos da educação, se realmente formarmos nossos alunos para serem protagonistas de suas próprias histórias de vida, ensinando-os a serem cidadãos críticos e conscientes de seus direitos, sem jamais esquecer os deveres, despertando-os para atuarem num mundo tão competitivo e muitas vezes tão injusto.

Está em nossas mãos esta tarefa, está ao nosso alcance e não é impossível, não é utopia, temos que continuar sonhando, pois quem sonha nunca está inerte.

É possível esta transformação... depende de mim, depende de você, depende de todos que realmente amam e se dedicam na ARTE DE ENSINAR.

"Tenhamos em mente que educar é abrir caminhos, ultrapassar fronteiras, desbravar trilhas rumo aos novos horizontes. Educar é uma via de mão dupla: tanto ensinamos quanto aprendemos. Tanto doamos quanto recebemos. Essa é a magia essencial que concede ao homem a sabedoria e a capacidade de superar-se a cada amanhã" - Gabriel Chalita.

Pensemos nisso!

Um abraço!