RESPEITE A PESSOA COM CRISES DE ANSIEDADE - DESABAFO

RESPEITE A PESSOA COM CRISES DE ANSIEDADE - DESABAFO

Desabafo...

A ansiedade é uma sensação desconfortável que nos traz angustia, medo e descontrole. Ela nos impede de fazer muita coisa, ela é aquela que atrapalha nossa vida tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

A ansiedade nos traz nervosismo fora de controle. É quando vem aquela sensação de tremor e vontade de roer as unhas, de estralar os dedos varias vezes seguidas.

Quando estamos sentados, involuntariamente começamos com agitação nas pernas e braços, ou até mesmo levantamos e começamos a andar constantemente sem sair do lugar.

E quando a gente tem algo importante a fazer nos próximos dias, passamos várias noites sem conseguir dormir, pelo que, no meio da noite levantamos da cama e vamos para a sala, onde sentamos no sofá por algum tempo.

Em seguida rumamos para a cozinha a fim de atender aquela vontade excessiva de comer algo toda hora,. Já algumas pessoas, com crise de ansiedade, perde o apetite,

Tem também aqueles que sentem vontade de ir ao banheiro sucessivamente mesmo percebendo que não há nada a se fazer lá, e fica, assim, circulando pela casa, sentindo os batimentos cardíacos acelerados, e ao conversar com alguém, a fala fica rápida e a respiração ofegante.

Daí a gente diz:

__ Meu Deus! Como é horrível essa sensação!

Pois bem, ansiedade é mesmo tudo isso e mais um pouco, e cada pessoa tem manifestações diferentes.

Infelizmente, aos olhos de algumas pessoas esse sintoma é apenas frescura e drama, e até chega falar que isso é coisa de gente boba. Que ê pura "frescura".

Eu, por exemplo, sou do tipo de pessoa que tenta não demostrar minhas crises de ansiedade á ninguém. Vivo tentando me controlar o máximo possível para que ninguém perceba, pois, afinal percebo que ninguém se importa com o que estou sentindo.

Um dos motivos que também me leva a sofrer calada é para evitar de sentir o peso da única frase que vou ouvir, qual seja:

"__Você precisa se controlar e esquecer isso."

"__ Tenta pensar em outra coisa". E assim por diante.

As pessoas precisam entender que ansiedade é coisa seria. Ê tanto que tem pessoas que precisam passar por tratamentos médicos para poder controlar suas crises de ansiedade.

Por experiências próprias, posso dizer que é uma sensação muito horrível. Só quem passa mesmo por isso sabe o quanto é difícil.

Então, se você não é capaz de ajudar uma pessoa com crise de ansiedade, dizendo à ela que vai ficar tudo bem, ou outras frases positivas para ajudá-la a enfrentar suas dificuldades, que ao menos não a julgue também, oras!

Este texto foi eu mesma que elaborei, com base na minha própria realidade.

(Simone Benlhz)

Fonte: Postado no Facebook por Regina Alves, em 19 de janeiro de 2020, às 14h19.

Rolim de Moura Rondônia, 27 de fevereiro de 2020.

Texto revisado e divulgado por:

Eliozani Miranda Costa

Procurador Geral de Intermediações - PGI

69 9 8406 0100

69 9 8407 9488

hellyozanny@gmail.com

Mirandão

Léo Nardo WebSniper e Eliozani Miranda Costa
Enviado por Léo Nardo WebSniper em 27/02/2020
Reeditado em 27/02/2020
Código do texto: T6875836
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.