Dia do Professor

Sempre digo que para se abraçar alguma causa ou fazer opção por uma determinada profissão tem que haver vocação.

A palavra vocação vem do latim - vocatione: ato de chamar; escolha, talento, inclinação ou propensão natural para um estado ou profissão.

Junto à vocação está o amor, ele norteia todo o nosso desempenho toda a nossa arte de bem conduzir os nossos planos, metas e objetivos traçados para o fim do qual nos colocamos a serviço, caso contrário, não obteremos êxito nas atividades realizadas.

A missão de educar é a mais nobre que existe, quiçá a mais importante. Temos em nossas mãos crianças, jovens e adultos sedentos do saber, e que buscam em nós, professores, a esperança de se realizarem de alguma forma. Buscam muitas vezes o aconchego que faltou no lar, a palavra de estímulo para seguir adiante, buscam o pai, a mãe que já se foram. Querem ouvir de nós um: Vai em frente, você consegue! Não desanime, sua vitória depende do seu esforço! E tantas outras frases que ficaram esquecidas no tempo. São pequenas, mas de um efeito eficaz e benéfico.

Suprir estas necessidades, conduzir ao saber pleno é, de fato, colocar em prática a verdadeira missão de bem ensinar, mas ensinar com prazer, um prazer que brota da alma, um prazer altruísta. Dialogar nas horas que for preciso; esquecer muitas vezes o que foi planejado para aquela aula, mergulhar nos problemas pessoais e emocionais dos nossos alunos, envolver toda classe, afinal somos uma família, e é no seio da família que se discute e se reparte os problemas, assim um ajudará o outro e juntos se chegará ao pódio. Não ao pódio das disputas olímpicas que tem um único lugar para o vencedor, onde o primeiro lugar é único e insubstituível, mas ao pódio do conhecimento, pois na sala de aula não existe um “primeiro lugar” específico, todos ocupam o primeiro lugar, afinal todos são vencedores, são atletas do saber, e o saber não é disputa é partilha.

Eu, você, todos que escolheram esta vocação vamos fazer jus ao sentido real da palavra, vamos nos entregar de corpo e alma a esta causa nobre, e reconhecer que temos em nossas mãos, capacidade suficiente para transformar o mundo, pois só se transforma o mundo através da educação.

Nobres colegas tenhamos sempre em mente que se formos dignos do presente as gerações do futuro se orgulharão de nós, e desta forma, seremos lembrados com respeito por todos que passaram por nossas mãos.

Parabéns pelo nosso dia, que possamos fazer a diferença e ter a plena convicção de que, o que foi semeado nos corações e nas mentes dos nossos alunos, um dia darão os mais belos frutos de amor, conhecimento, carinho e doação.

Um abraço e Feliz Dia do Professor