MENSAGEM POSTADA NO SITE DA MED IMAGEM - APROVAÇÃO DA MINHA FILHA ELLEN PARA A VAGA DE ESTAGIÁRIA EM ENFERMAGEM - DIA 15 DE MAIO DE 2016

Neste dia dedicado aos profissionais da Enfermagem, peço licença ao líder nato, Dr. Cerqueira Dantas e aos visitantes desta página, para transcrever uma mensagem que produzi para minha filha ao saber da notícia de que ela havia passado para vaga de Estagiário em Enfermagem. Tenho convicção de que o sucesso pessoal e profissional de um filho é resultado também da forma de como ele é incentivado pelos pais. Na tarefa que me coube de educá-la, procuro na medida do possível mostrar-lhe os límpidos horizontes que a vida nos proporciona, se assim nos propusermos trilhar.

Eis o texto:

Certo dia, em meados de janeiro deste ano, férias da minha filha, sou tomada por um questionamento dela. Pergunta-me como eu responderia a duas determinadas imagens, duas charges, ela disse o teor e ficou a esperar minha resposta. Após pensar, respondi à minha maneira, da forma como as imaginei, uma vez que não as tinha ante meus olhos. Ao terminar a explanação, percebi que não havia superado suas expectativas pela forma como ela me olhou. Então perguntei o que era exatamente que ela queria que eu dissesse, pois interpretar determinado texto vai da peculiaridade da situação e do contexto.

Pois bem, como ela ficou absorta em seus pensamentos, comecei a instigá-la e perguntei a que se referia esse episódio. Ao que ela me responde dizendo que havia participado de uma dinâmica na Med Imagem, para vaga de estagiária em enfermagem, mas que não havia se saído bem, pois não fora aprovada. Notei em seu semblante certo desânimo.

Mais que depressa, ajeitei-me na cadeira e disse que quando houvesse outra seleção ela iria se candidatar, sim, jamais poderia desistir diante do primeiro obstáculo, a vitória está à espera dos que ousam, do suam a camisa, dos que perseveram. Não, filha, desistir nunca! Disse altissonante. Sempre que esses testes surgirem você estará lá, escute os conselhos da mamãe. Daí em diante não mais me contive, a toda hora a chamava e dava lições de como analisar uma charge, falava do poder da argumentação diante de um fato, ressaltava sobre a altura da fala diante de um grupo e de como proceder para interagir de forma plena. Enfim, dei ideias e dicas aprendidas na humilde trajetória de vida.

Passados alguns dias, ela me liga e diz:

- Mãe, tem outra seleção de estagiário aberta, e eu vou me inscrever.

- Isso mesmo, filha, não desanime.

A seleção da qual ela se referia aconteceria após as férias, já em fevereiro, quando fui deixá-la em Teresina para o início do novo período da Faculdade (moramos em outra cidade). Nesse mesmo dia, 11h30min, estava marcada a dinâmica de grupo. Antes de sair, pediu-me a bênção, acompanhei-a até o portão e direcionei meu olhar para seus passos até perdê-los de vista. Às 17h, quando retorna para casa, eu já estava a esperá-la, fui logo perguntando como havia se saído. Ela não muito confiante respondeu ter sido bom, mas notei um quê de desânimo. Dia seguinte, deixo Teresina, volto para casa e fico aguardando o resultado. Lista divulgada...seu nome não constava na relação dos aprovados. Pelo telefone, ela me diz:

- Ah, mãe, acho que não irei mais. Quando surgirem outros testes não os farei.

- Claro que vai, filha, vai sim! Olha o que combinamos. Jamais esqueci de uma frase de Thomas Edson que diz: “Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais seguro para o sucesso é sempre tentar apenas uma vez mais”.

O tempo passou, e duas semanas depois novas vagas foram abertas. E minha filha lá tentando mais uma vez, com o eco das minhas palavras em sua mente: “Não desiste, filha!”.

Teste feito, missão cumprida. À noite, dia 9 de março, ela liga e diz:

- Mãe, passei na primeira etapa, a dinâmica de grupo, eu estou na lista para a próxima fase. Ainda não é o resultado final, tem mais dois testes.

- É assim que se fala! Que bom, filha! Eu não disse que daria certo?!

- Mas, mãe...?

- Calma! Pense positivo e vá para essa última etapa.

Dia 10 de março, 22h, minha amada liga, e com a serenidade de sempre diz:

- Mãe, passei, uma vaga é minha!

Emudeci-me. A resposta foram as lágrimas.

https://oiaqui.com/front/ver/neste_dia_dedicado_aos_profiss_22565.html

Elian Bantim
Enviado por Elian Bantim em 03/09/2020
Reeditado em 03/09/2020
Código do texto: T7053636
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.