Caminhão do lixo, ossos e pés de galinha... MITOU!

REPUBLICANDO AQUI UM AJUNTAMENTO DE OUTROS TROLOLÓS (fragmentos de uma Carta escrita a um amigo de longa data em 28/10/2018), só pra conversar com meus botões...

— “Um povo que não conhece sua História está fadado a repeti-la.” (Edmund Burke)

_____________________________________

FRAGMENTANDO PARA O EU CONTEXTUALIZAR:

[...] a história cumpre uma função na formação do cidadão. A História é a ciência que estuda as ações humanas ao longo do tempo. Os Mitos políticos, especialmente quando assumem a forma de uma personalidade, cumprem o papel de guias para o povo, devendo ser facilmente reconhecidos e jamais esquecidos, para nunca mais serem repetidos. "Que você pinte uma vida colorida e ... "Com o povo passando fome, é mais fácil comprar votos. (Professor Gretz). Estudar e entender a História é de grande importância para a formação de um cidadão crítico e bem informado. Qual é a importância da História?

A importância da história para a vida prática só se torna compreensível a partir do momento em que compreendemos o tipo de utilidade que ela pode nos oferecer. [...]

Para tentar resolver, em parte, esse impasse, vamos pensar um pouco a partir da visão que um dos antigos pensadores romanos tinha da história. Para o orador romano Cícero, a história era a “mestra da vida” (em latim: historia magistra vitae). Com esta expressão, Cícero queria dizer que por meio dos exemplos do passado, dos sofrimentos e sucessos, das tragédias e dos grandes feitos das gerações anteriores, podemos extrair lições para nos orientarmos no presente, diante dos problemas que se apresentam.

Pois bem, mas Cícero vivia numa época em que as pessoas não tinham uma vida tão afetada por artefatos tecnológicos, automóveis, poluição visual e sonora, problemas psicológicos diversos e tantos outros aspectos da era contemporânea. E, além disso, na Roma Antiga, a história não era uma disciplina com estrutura científica, com metodologia precisa ou enquadramentos teóricos. Nossa época, ao contrário, não valoriza tanto os exemplos do passado como os antigos o faziam e, desse modo, a utilidade da história é sempre vista em outros termos.

_____________

ALGUNS DOS MEUS RALOS CARAMINGUÁS NAS MINHAS LETRINHAS DE PAPELÃO... Voilà! voilà, 'eis'... Roda mundo, roda-gigante. Roda-moinho, roda pião.

||CARTA PARA UM AMIGO (é tempo de escrever cartas) O tempo é sombrio em nosso pais... Pois é...

[...]

MEUS PENSAMENTOS NÃO SÃO POLÊMICOS, SÃO REAIS!

No Brasil muitos imploraram para voltar a ser escravos voluntariamente...E culturalmente muitos aceitam os chicotes!

[...]

Sim. Você tem razão. É preocupante e se ainda seguimos dizendo é porque o DNA está na força da raiz, no conhecimento da história e a história não mente. E infelizmente a maioria maciça desta nossa gente não leu, e se frequentou a escola pulou essa pagina que não está na memória, quem não teme este momento e não está com medo é porque não conhece; há também os parasitas que dizem que nada sofreram e que tudo foi uma maravilha. Enfim... Temos um terreno profícuo e pronto conduzido pelos que têm ânsia de praticar o que sempre esteve guardado sob a crosta do fino verniz. Nosso país é escravocrata e medieval, nunca saiu da casa grande e da senzala. E os negros? Ah, os negros... Quando o grito virar ranger de dentes eles vão relembrar dos seus ancestrais e do quanto sofreram. Os miseráveis? Vão lembrar também quando o prato estiver vazio. É um lamento meu amigo, é um lamento de tristeza. Quase nada tenho mais a dizer... Só que estou triste.

____________

E por fim: eis; eis aí; ali está, aí está. MITOU!

Serpente Angel
Enviado por Serpente Angel em 24/10/2021
Reeditado em 24/10/2021
Código do texto: T7370317
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.