Principiante nas Letras

Gosto de reler o que escrevo. Me faz bem e me ajuda a refletir sobre o que já passei, o que estou passando e, quem sabe, sobre o que ainda irei atravessar.

Cada escrito tem uma história, um momento ímpar, até mesmo vidas presentes nele. Esses momentos se transmudam em risos, choros, saudades, esperanças, sonhos, tristezas, paz, serenidade...

Gosto mais de escrever no computador, não sei se por causa da praticidade. Mas também não descarto a escrita nos velhos cadernos. Os cadernos têm algo interessante porque em cada texto percebo as várias correções que fiz ali mesmo, riscando, puxando uma seta para escrever em outra parte, mudança algumas vezes do título, até chegar ao resultado final. É uma riqueza e guardo a sete chaves.

Tudo o que me cerca é motivo para escrever, disse isso uma vez numa entrevista a um aluno. Todos os meus escritos, se me fossem perguntados, diria que cada um tem uma história, um momento e uma situação. Todos, sem exceção. Um dia até pensei em escrever algo que focasse essa situação, ou seja, uma justificativa de tudo que escrevi até hoje. Acho que seria interessante.

Mas o que me surpreendeu mesmo foram os escritos infantis. Nunca pensei que seriam tão lidos e também não havia discorrido sobre a idéia de declinar para esse lado. Foi interessante, porque a primeira poesia infantil que registrei relata a história de cinco gatinhos de uma gata que adotamos, chamada Estrela. Os cinco lindos gatinhos ficariam conosco até serem amamentados depois iriam para outro lar. Aquela situação me deixou muito triste porque não queria a separação dos gatinhos, mas era inevitável, tendo em vista que minha mãe não aceitava dar moradia para todos eles. O que me deixou mais aliviada é que entregamos os bichanos para quem realmente iria amá-los.

Espero me aperfeiçoar, ser lapidada nesse mundo das letras. É mágico. Através dele expressamos todos os sentimentos, razões, emoções, tristezas, alegrias. Nas entrelinhas dá para perceber o estado de espírito do momento em que os escrevi. E o mais gratificante de tudo é poder compartilhar cada pedacinho dessas letras com as pessoas, com aqueles que têm a leitura como fonte primeira.