Primeiro emprego – um dia de trabalho apenas.

Ao fim da residência médica, tendo conseguido passar na prova para obtenção do Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Doutor Oscar Cravo estava desempregado. Atendeu a um anúncio de jornal e foi a uma entrevista numa, antes ele não sabia disso, Trambiclínica ou Clínica de Trambique em Vicente de Carvalho, poeta que dá nome a um bairro de subúrbio carioca.

Antes de ir ao Gabinete do Diretor da Trambiclínica, um assecla lhe mostrou a enfermaria das crianças. Um galpão que parecia abrigo para menores após catástrofe, com dezenas de leitos não muito distanciados um do outro, mas numerados até sessenta e cinco. Todos ocupados por pequenos pacientes.

Dr. Assecla me disse como as coisas funcionariam:

“O INAMPS* paga até dez dias de internação para tratamento de pneumonia, mais de dez dias temos que justificar o motivo. Aqui você vai receber Cr$ 600,00 por mês, mas normalmente uma criança só precisa ficar internada para tratar uma pneumonia por três dias.”

“Sim, claro.”

“Então damos alta para o paciente com receita de Despacilina, uma injeção de 12 em 12 horas por mais sete dias, que ela pode fazer aqui na trambiclínica ou numa farmácia perto de casa. Mas temos que fazer uma consulta de revisão antes de mandarmos o prontuário para o setor de contas.”

“Obrigado por me dizer a rotina.”

“Mas ganhamos pouco e o dono, Dr. Volpino, pede que mesmo que a criança esteja em casa nos continuemos registrando visita médica no prontuário dela até que se completem os dez dias.”

“ Mas por que isso?”

“Para aumentar o faturamento, mas nós recebemos 10 % do total de visitas que escrevermos no prontuário.”

“Ah!...”

“Tem uma criança com derrame pleural, você pode me ajudar a drenar?”

Drenamos o pus pleural e fixamos o dreno.

“Vamos ao Gabinete?”

“Não, amanhã chego cedo, já é tarde.”

“Posso contar com o colega.”

“Pode.”

“ Até amanhã.”

“Até...”

Foi assim que muitos donos de trambiclínicas prosperaram e construíram hospitais maiores que hoje só atendem aos planos de saúde.

Doutor Oscar Cravo nunca mais retornou àquele local.

*INAMPS – Instituto Nacional de Previdência Médica e Assistência Social, órgão público já extinto.

Fabio Daflon
Enviado por Fabio Daflon em 07/12/2008
Código do texto: T1323673
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.