A Tropa

Na cidadezinha todos já estavam meio cansados do velho padre Luiz, é que ele estava demorando mais de uma hora pra rezar a missa nos fins de semana e as vezes até cochilava durante os cânticos, ele ficava sentado numa cadeira aos pés do Cristo crucificado e era preciso que alguém o acordasse, além de não escutar as confissões direito.

Então se reuniram algumas figuras mais importantes ou assíduas da igreja e resolveram escrever ao bispo, para que ele tomasse alguma providência. Alguns dias depois chegou na cidade o padre substituto, para surpresa dos homens do lugar e para assanhamento das mulheres, bonito. O padre velho como costumavam chama-lo quando o assunto era ele , agora não ia mais celebrar missa e nem ouvir as confissões.

Isso aumentou consideravelmente a presença feminina na igreja, e agora na porta do confessionário formava-se até fila. Um belo dia o bêbado da cidade que era também o ferreiro, comentou no boteco que não ia demorar muito a correr mula-sem-cabeça no lugar, e como onde há fumaça a fogo, os homens começaram a botar as barbas de molho.

É que o padreco, como começaram a chama-lo os mais ciumentos, estava todo atirado, moderno demais para o lugarejo acanhado que era a cidadezinha. Nos domingos depois da missa das 9 horas, ele costumava sentar-se num barzinho da praça em frente a igreja e entornar umas cervejas, dizendo que era pra abrir o apetite, e de conversa mole em conversa mole ia juntando gente, principalmente a mulherada para ouvi-lo. Ah! Também pegava o baba com a rapaziada durante a semana.Em qualquer bate-papo sem mais importância o assunto era sempre ele. E assim a conversa da mula sem cabeça virou também assunto prioritário.

Até as meninas mais novinhas de seus 14, 15 anos agora andavam nos babas só para ver o padreco, sem falar nas solteironas e até umas casadas "que não se enxergavam", como dizia aquele bebum do boteco.

Quando apareceu a primeira menina embuchada todo mundo só desconfiava do padre, ainda mais que já estavam acontecendo alguns arranca rabo entre elas por causa dele. Quando o bêbado num dia de missa começou a falar sobre mula se cabeça no bar, o padre não gostou e foi falar com ele: Filho, isso não existe, é história pra boi dormir. E o ferreiro respondeu: - Ora seu padre, quero é ver o que o senhor vai fazer com uma tropa de mula sem cabeça.

Como o padre não se deu por satisfeito ele emendou. Mas não se preocupe não padre, que eu ajudo o senhor com sua tropa. E nos dias que se seguiram o ferreiro cheio de pinga deu pra ir a missa nos domingos e levar um chocalho grande e coloca-lo em cima do altar, e invariavelmente falava: Eu não disse que ia ajudar o senhor? É para não se perder nem uma.

As beatas que não estavam gostando nada daquele furdunço, escreveram ao bispo contando a historia, e ele ficou de tomar uma decisão, mas enquanto isso, o ferreiro começou a construir um cercadinho nos fundos da igreja, dizia ele que era para o padreco prender as mulas sem cabeça. Porque ele prometeu que ia ajudar o padre com sua tropa.