JUSTINE

Justine tinha péssimos hábitos. Costuma cuspir no chão sempre que imaginava não ter alguém olhando para ela no momento.

Por mais que se tentasse tirar-lhe tais manias, ela continuava. Parecia até que gostava de ser recriminada ou mesmo quando alguém lhe cobrava uma atitude adulta.

Alegando falta de higiene, todos costumavam pedir-lhe que se abstivesse de praticar tais absurdos. Ela, no entanto, parecia sentir um mórbido prazer em repetir tudo de forma sistemática e até meio atrevida.

Assim era a jovem Justine, não seguia regras tampouco se importava com as opiniões de outras pessoas que lhe cobravam mudanças de atitudes.

Certa feita, quando pensou que ninguém a via, abriu a geladeira, pegou a garrafa que continha água e, tirando-lhe a tampa vermelha desta, cuspiu dentro dela.

Do outro lado da porta, sua avó, observava a infantil atitude de Justine e então resolveu pregar-lhe uma peça, afim que se emendasse de uma vez por todas.

Depois que Justine se afastou da geladeira, a senhora que já aparentava seus setenta anos, aproximou-se da geladeira e depois de jogar fora a água que continha a garrafa, colocou outra em seu lugar. Enquanto fazia a troca da água, ela também trocava as tampas das garrafas.

Durante o jantar, depois que todos haviam bebido água,a anciã resolveu usar de uma estratégia para punir Justine.

De forma pausada, falou:

-Não estranhem, mas hoje eu troquei as tampas das garrafas de água.

Justine que só bebia da garrafa de tampa azul, escutou, mas esperou saber como tinha sido feito pela avó.

A senhora então complementou:

- Como eu ia dizendo, troquei as tampas das garras, a tampa azul agora está na garrafa que tinha a tampa vermelha e a vermelha na garrafa que tinha a azul.

Quando ouviu a última palavra, Justine correu, entrou no banheiro e vomitou tudo que havia ingerido nas últimas horas.

Quando retornou à mesa ouviu a avó falar.

- Pessoal, tudo que falei é brincadeira, eu apenas troquei a água que havia nas garrafas.

Justine, naquele momento, sabia que sua avó tinha notado sua safadeza, baixou a cabeça e começou a chorar.

Quando o pai notou a atitude da filha, quis saber o que havia acontecido, mas a avó, antes de qualquer atitude falou:

- Não se preocupe, filho, ela somente está jogando fora a água que bebeu.

E caiu na gargalhada.

21-02-08-VEM

Vanderleis Maia
Enviado por Vanderleis Maia em 01/03/2008
Reeditado em 08/03/2009
Código do texto: T881927