A RAIVA QUE SECOU

Mariana era uma garota muito vaidosa e cuidadosa com seus pertences. Um dia ela saiu para passear em companhia de sua bondosa vovó. Ao atravessa a aruá, um motorista menos cuidadoso fez espirrar de uma poça, lama em seu lindo vestido branco. Entristecida já de volta para casa queria limpar seu vestido, mas sua vó logo explicou: Não Mariana, é preciso deixar a lama secar para em seguida conseguir uma limpeza perfeita.

Então é assim vovó?

Quando foi limpo o vestido Mariana verificou que sua vó tinha razão.

Certo dia Mariana amanhecera muito feliz, pois ganhara no dia anterior um jogo de jantar, presente de sua tia Lucia. Carmem veio convidar Mariana para brincar. Mariana não podia iria sair. Carmem, não resistindo, pediu à Mariana que lhe emprestasse o lindo brinquedo. Mariana, meio relutante, resolveu ceder. Horas depois, já de volta ficou chocada ao ver na garagem do prédio seu brinquedo jogado no chão e algumas peças quebradas. Num desabafo ela diz: Veja mamãe o que a Carmem fez comigo! Além de estragar meu jogo de jantar, ainda o deixa ali no chão!

A essas alturas Mariana queria por tudo, pedir satisfações pelo comportamento de Carmem, mas sua mãe levou-a a ponderar.

“Filha, você se lembra quando seu vestido sujou de lama e sua vó disse que era preciso a lama secar, pois ficaria mais fácil de limpar?” Assim também filha temos que agir com a raiva. Deixa secar primeiro (acalmar os ânimos), depois fica mais fácil de resolver. No momento Mariana ficou sem entender direito. Foi assistir à televisão.

Momentos mais tarde, a campanhinha toca e Mariana foi atender quando deparou com Carmem toda sem graça e com um embrulho na mão. Esta foi logo dizendo: aquele menino mau queria brincar, como não deixei ele correu atrás de mim e estragou o brinquedo. Confesso a você Mariana que fiquei muito chateada. Falei para minha mãe e ela comprou outro igual. Agora espero que você não fique com raiva de mim. Eu não tive culpa.

Tudo bem Carmem, disse Mariana “minha raiva já secou”.

Como?

Como entender “minha raiva secou”?

Ambas foram conversar e Mariana contou à Carmem a sua experiência com o vestido e o aprendizado obtido.

Maria Loussa
Enviado por Maria Loussa em 21/03/2011
Código do texto: T2862769
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.