A MENINA CHORONA

Era uma vez uma pobre menina solitária, sua querida mãe, muito preocupada, havia viajado para muito longe, foi a procura de seu pai que, partira à busca de trabalho na cidade grande e não mais voltara para casa.

A fim de sobreviver, conforme havia sido recomendada por sua mãe, diariamente a pequena menina saia sozinha, ia em busca de água e frutos na floresta próxima a sua casa. Sentada à sombra de uma linda árvore, ela sempre dividia os frutos colhidos com os pássaros canoros que a rodeavam. Lembrando de seus queridos pais, ela sempre chorava abundantemente ao voltar só para casa. Na trilha por onde passava, com o tempo, com suas lágrimas um pequeno córrego se formou. Um belo dia de sol, as margens do pequeno riacho ela encontrou uma linda fada, sorrindo perguntou a menina por que chorava tanto, a menina lhe respondeu que vivia sozinha a espera de seus queridos pais, a bondosa fada pediu a menina que tivesse paciência, que logo a seus pais voltariam num pequeno barco. A fada desapareceu e a menina continuou chorando, não entendia como seus pais chegariam até ali de barco. De tanto chorar, do riacho se formou um lindo lago, com o tempo muitos peixes ali se criaram. A triste menina passou a pescar todos os dias, logo começou a vender peixes na feira de um vilarejo próximo. Agora com tudo que precisava para sobreviver, mas com saudades de seus pais, ela continuava a chorar.

Com o tempo o pequeno lago ficou enorme. Um belo dia a menina estava pescando em suas margens quando, avistou um pequeno barco no meio do lago, a menina lembrou do que a fada lhe dissera; que seus pais voltariam num pequeno barco. A menina muito alegre começou a pular, gritar e acenar com os braços. Do barco, ela viu alguém acenar e responder com um grito de socorro, ela imediatamente reconheceu a voz, era de sua amada mãe.

Desesperada, sem saber o que fazer, a menina pediu aos pássaros que viviam ao seu redor que ajudassem a trazer o barco para a margem do lago. Os passarinhos saíram em revoada e foram para o meio do lago ajudar os pais da pequena menina. Com os pássaros cantando e ventando a vela, o pequeno barco foi se aproximando da margem próxima a menina. Abraçada aos seus queridos pais, a pequena menina chorou, mas desta vez de alegria.

Sua mãe lhe contou que, com seu pai muito doente, estava há meses caminhando perdidos na grande floresta. Num belo e ensolarado dia, uma linda moça vestida de branco como que flutuando em luz, os guiou até as margens desse lindo lago e desapareceu, ali encontraram um pequeno barco, ela acomodou o seu pai no barco e, navegando pelo lindo lago espelhado ao sabor dos ventos ali chegaram.

Juntos, caminharam felizes até a pequena casa, agora toda florida e arrumada.

Muito felizes, juntos ali ficaram, e nunca mais se separaram.