O Presente De Aniversário

O entusiasmo de presentear era grande... Sara aguardava ansiosamente a chegada do aniversário do seu amado e também amigo Giuseppe Verdi para presenteá-lo. Passou dias pensando no que dar. Primeiro pensou em fazer algo usando a sua criatividade tipo um vídeo, um bordado, qualquer, outra coisa. No entanto, achava que isso era muito pouco para quem ela nutria tanta admiração.

Então foi a várias lojas, queria comprar algo moderno, apesar de seu fã já ser um homem maduro, não significava que não poderia andar na modernidade.

Antes mesmo da data oficial de seu aniversário ela enviou os presentes, criou um lindo vídeo de aniversário, comprou um short e um boné e antes de enviá-lo pediu a opinião dos amigos que achava, e todos aprovaram. Foi ao correio registrou a entrega e os enviou.

Verdi mora na Itália e a comunicação pessoalmente entre ele e Sara era rara. Costumavam interagir por via telefone ou por mensagens via Internet ou Messenger. A relação de amizade de Sara com o amigo nos últimos meses andava meio estremecida e é claro, ela queria uma reconciliação.

Após a entrega, Sara ficou  no aguardo de uma resposta, se ele havia gostado; um agradecimento, mas nada, apenas um suspense, aquilo estava parecendo mais uma novela com a expectativa dos próximos capítulos... Ela ficou por muitos dias, triste, pois nada recebia.

Até que certo dia ele veio em sua cidade e ao encontrá-lo se mostrou o mais natural possível. Ela o cumprimentou sorridente conversaram coisas triviais e entre um assunto e outro ele não mencionou sobre o presente, nem mesmo a gentileza de um obrigado veio dos seus lábios.

Sara preferiu acreditar na fantasia de que por timidez ele não teria dito nada, então resolveu perguntar.
- E então, gostou do presente que enviei a você?
A resposta não foi nada agradável quando mesmo respondeu grosseiramente:
- Aquilo é presente que se dê a alguém, algo que além de não me servir a cor foi de péssimo gosto, se não sabe dar presente não se prontifique a tal a coisa e quanto ao vídeo também esquece não gosto disso.

Ao ouvir aquilo, Sara deu uma gostosa risada ocultando a decepção e engolindo ás lágrimas por tamanha falta de classe, educação e ingratidão. Prometeu a si mesmo em pensamento naquele momento de que não o cumprimentaria mais quando fizesse aniversário nem com mensagem, nem com a famosa frase  de “Feliz Aniversário!”.

Ela ficou ali firme, com sua cabeça erguida e rindo como se tudo que ele havia dito fosse piada, mas ao chegar a sua casa Sara se desmanchou em lágrimas, sentindo uma mistura de raiva e vergonha ao mesmo tempo.  Depois de muito chorar e mais aliviada começou a refletir cada palavra, chegou até mesmo a lembrar  umas das citações de Louis Bonald quando ele diz que “A cultura forma sábios; a educação, homens.

Então, resolveu colocar uma pedra no assunto, enterrá-lo... É claro que Sara não deixou de gostar dele, apesar do mesmo ter usado duramente sua franqueza. Ela sabe que tudo tem volta, mas essa volta jamais acontecerá com ela, pois seria incapaz de cometer tamanha falta de gratidão e educação.


Diz Sêneca: “Vale à pena experimentar também a ingratidão para encontrar um homem grato”.


12/09/2009