A cantora de soul

A cantora de soul

Estavam no estúdio gravando uma canção para o novo CD da famosa cantora de soul music Johzy.

Era cheia de idéias sobre o arranjo a cantora, uma jovem carregada de tesão pela música, pela vida e pelos homens.

A canção abria com a bateria e a guitarra em animado diálogo, a voz dela entrando logo em seguida. “Um ménage musical legal” – disse Johzy. Davi, o produtor, somente riu. Adorava esse jeito espontâneo e engraçado dela.

Daí o baixo e o resto dos instrumentos entravam com tudo na canção, junto com o coro.

Mas Davi achava que ainda faltava algo naquela entrada.

- Um sax Jozy, vamos colocar um sax aqui nessa entrada. Ele entra um pouco antes, grave, no finalzinho do compasso, numa nota um semitom abaixo da fundamental do acorde do próximo e chega nela junto com a entrada do compasso, fazendo slide, entendeu?

Entendeu e gostou. Saíram da sala de mixagem, passaram a idéia simples e eficiente pro saxofonista e ele executou. Gravaram ela uma vez e começaram a colar na canção pra ver o resultado.

- Davi, porque tu não cola isso sempre na entrada de todos os compassos?

- Pra não ficar óbvio nem maçante. Daí a gente surpreende as pessoas. Elas pensam que vai entrar o sax e ele não entra. Depois, quando elas não esperam, ele entra de novo. Gosto de surpreender.

Johzy olhou para Davi com uma cara de quem entendeu mas não concordou.

- Não sei Davi, acho legal dar o que as pessoas esperam, o que elas gostam.

- Mas daí fica pouco criativo.

- Mas música não é só criatividade, é prazer. Soul é prazer, ele vem primeiro, sacrifica-se a criatividade em nome do prazer básico, fundamental, essencial. Soul é prazer antes de tudo!

Davi lançou-lhe um olhar carregado de ironia. Ela não desistiu.

- Veja bem, quando os meus namorados guitarristas querem transar comigo, eles não querem ser surpreendidos, eles não querem criatividade em excesso, eles querem só transar comigo, eles querem o que esperam que eu faça com eles. Querem eu pelada com eles, transando com eles, entendeu? Simples assim. Isso é básico, fundamental, essencial. Isso e soul, prazer antes da criatividade. Imagina, na hora que o cara tá lá, eu dizer pra ele: para, espera um pouco pra ficar diferente, mais criativo. O cara vai ter um anticlimax!

Davi sorriu, beijou a testa da loira de voz rouca e rasgada e disse:

- Johzy, você é realmente única, uma força da natureza, uma luz. Vamos dar o que as pessoas esperam, sax em toda a entrada de compasso desta canção para nenhum dos teus fãs brochar ouvindo-a.

------------

Era isso pessoal. Toda sexta, final de tarde, estarei aqui no RL com um novo texto. Abraço a todos.

Mais textos em:

http://charkycity.blogspot.com/

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 16/12/2011
Reeditado em 16/12/2011
Código do texto: T3392658
Classificação de conteúdo: seguro