o Canto de Dorita


Dorita nasceu em uma família em que todos eram músicos e cantores muito bem afinados e com vozes belíssimas, muitos paravam seus afazeres para ouvir os irmãos e irmãs de Dorita cantar e tocar seus instrumentos.

Dorita, porém não conseguira nenhuma habilidade com os instrumentos e para cantar era pior ainda, cada vez que ela abria sua boca para cantar todos seus ouvintes começavam a rir e a zombar da pobre garota. Eles riam tanto que chegavam a rolar no chão, com dores na barriga, de tanto rir. Dorita em desespero saia correndo para o quarto chorando e se trancava lá dentro, até que sua mãe batia na porta e pedia para entrar. Depois é claro, de dar uma grande bronca nos risonhos.

Dorita abraçava sua mãe e ouvia atentamente os conselhos que ela lhe dava.
- Minha filha devemos fazer as coisas porque elas nos dão prazer e não para agradar aos outros, não importa o quanto riem de você. Se cantar te deixa feliz então cante de todo o seu coração, pois quando você soltar a voz de dentro de seu coração descobrirá o verdadeiro poder que a música tem e aí sim você será feliz e poderá cantar livremente em qualquer lugar.

Depois dos conselhos da mãe,Dorita sempre dormia e sonhava com um ser celeste que vinha e a pegava pela mão e juntas, em um belo Jardim cantavam uma doce e bela canção.

No outro dia Dorita acordava e dava de cara com a realidade na qual vivia a sua vida de choro e lamento por não poder cantar livremente sem que alguém risse ou zombasse dela.

Quando foi em um belo dia toda a família de Dorita foram visitar a Gruta da Lancinha em Rio Branco do sul. Ao entrarem gruta a dentro, caminharam alguns minutos e Dorita se escorregou e caiu em um buraco enorme e sem fim.

A família só ouviu um grito de socorro que foi se sumindo para dentro do buracoe se perdendo no meio do nada. A família em desespero voltou correndo para traz em busca de ajuda.
Dorita caiu no buraco muito fundo e no final desse buraco tinha muita água agrupada em um grande lago dentro de um enorme salão, isso ajudou amortecer a queda e a salvar a garota que descia de ponta cabeça, como uma pedra lançada com muita força.

Dorita nadou fortemente até uma parte seca que estava fixada no canto da lagoa encostada na parede e de lá pode avistar do outro lado, um túnel escuro e que poderia ser uma saída.
Então ela disse:
- Vou caminhar por esse túnel que com certeza me levará a algum lugar como o túnel éextremamente estreito vou caminhar agachada de joelhos no chão e verei onde isso vai dar.
Ela caminhou por horas naquela escuridão espantando os morcegos e toda sorte de inseto que habitavam aquele túnel. A cada passo que dava seu coração parecia que ia explodir e de repenteo túnel foi ficando mais largo,Dorita conseguiu ficar em pé, mas para sua surpresa aquele espaço era o fim do túnel, ela estava em uma sala aparentemente redonda mas sem saída alguma, naquela escuridão não era possível enxergar nem mesmo partes de seu próprio corpo.


Neste momento Dorita percebeu que o lugar onde estava seus pés começou a tremer e a se movimentar, ela procurou a saída, mas não a encontrou, pois havia uma coisa como de metal trancando a saída da sala. Assim, do nada o espaço onde ela estava ficou mais claro e ela já conseguia enxergar quase tudo a sua volta, mas com algumas dificuldades.
Então ela sentiu um grande baque e ouviu um barulho de caminhão e entendeu que estava sendo colocada dentro da caçamba de um caminhão e levada para algum lugar.
Neste momento ela sentiu todos os movimentos do caminhão e a cada momento se agonizava mais, pois sentia que aquilo poderia ser o fim para ela. Em pouco tempo ela percebeu que o caminhão parou e despejou toda a carga, por mais alto que ela gritava, ninguém podia ouvir. Dorita permaneceu em silêncio por alguns momentos e voltou a chorar, lembrou dos conselhos de sua mãe e dos sonhos que tinha quando estava triste e do ser celeste que sempre a visitava.
Foi aí que Dorita teve uma grande ideia:
- Como esse será o meu fim, então irei cantar, assim morrerei feliz, aqui ninguém zombará de mim.
Então ela colocou-se de pé e soltou a voz para cantar, ela sentia que estava flutuando e que o chão se movia aos seus pés.
Enquanto ela cantava as paredes começaram a se trincar e Dorita passou a cantar ainda mais forte e de repente as paredes explodiram-se deixando ela suspensa no ar com os braços abertos Dorita parecia um anjo cantando para o nosso Senhor.
Quando ela abriu os olhos viu que tinha muito homens e mulheres olhando para ela e de boca aberta, como se estivessem vendo um fantasma. Ao olhar para os lados ela viu que estava em cima de uma esteira e na sua frente muitas maquinas e computadores e pessoas com uniforme e capacete, um pouco mais a frente estava uma enorme caldeira fervendo a mil graus. No momento em que a pedra explodiu a esteira que conduzia as pedras para a caldeira parou imediatamente e todos ouviram o canto maravilho de Dorita que surgiu do meio da rocha flutuando e entoando um canto com uma voz celeste
Imediatamente Dorita foi tomada nas mãos por um dos homens de capacete e ele começou a questioná-la. Ela explicou tudo que havia acontecido e que agora gostaria muito de saber onde estava.
Eles explicaram-na que ela estava na fábrica de cimentos Votorantim e a pedra que prendia ela iria ser derretida para virar cimento, pois foi retirada da pedreira que fica na direção da Gruta da Lancinha e trazida para fábrica a fim de ser transformada em cimento.
A família de Dorita foi avisada imediatamente e vieram correndo para buscá-la e a partir deste dia Dorita passou a cantar maravilhosamente e conquistou muitos ouvintes em todo mundo. Então Dorita descobriu que aquilo que fazemos de coração é poderoso para fazer feliz a nós e aos nossos próximos, em qualquer situação da vida. Assim ela se tornou umas das maiores cantoras do mundo realizando assim seu grande sonho de cantar para multidões.


Fim
 
Francisco Carlos da Silva Caetano
Enviado por Francisco Carlos da Silva Caetano em 27/09/2017
Reeditado em 05/01/2018
Código do texto: T6126058
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.